segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DEUS QUER QUEBRAR OS PARADIGMAS DA SUA VIDA!

Texto: ATOS 10:9-16
9 No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar.
10 Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase;
11 então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas,
12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.
16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.


INTROD: Você aceita quebrar os seus paradigmas? Mas o que é um paradigma pastor?

PARADIGMA: A palavra paradigma significa padrão, mas assumiu uma conotação diferente após estudos realizados por diversos cientistas sociais. Paradigmas, são todas aquelas verdades ou conceitos de vida em que você acha que é que é certo ou errado, do que você é a favor e que é contra. São as certezas os “achômetros” que trazemos.

No texto em que acabamos de ler vemos um exemplo claro de um paradigma.

Pedro recebe uma visão de Deus. Qual a visão? R: um grande lençol, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ele ouviu uma voz que se dirigia a ele: “Levanta-te, Pedro! Mata e come. – mas, Pedro disse: De jeito nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.”

Ao recebermos uma visão da parte de Deus podemos ser resistentes ou recebê-la no espírito, como é a vontade de Deus que a recebamos. Porém, a escolha é sempre nossa. E a partir de nossa escolha teremos êxito ou não...

Como Pedro ainda dizemos para Deus – “ Eu não”
Pedro naquele momento disse não para Deus, porque o seu sistema de crença não permitiu que ele aceitasse a visão de Deus para ele. Colocou barreiras e fronteiras para não entender a dimensão da visão de Deus.
Deus deu a visão a Pedro, mas ele deixou que Simão respondesse.

Precisamos compreender quem é Pedro e quem é Simão.

O nome Simão significa inconstante, trôpego, infiel, vacilante. A visão veio para Pedro. Pedro significa rocha, firme, constante. 

Deus fala com Pedro, mas ele age como um Simão, um inconstante. Deus libera a visão para um Pedro, para o homem firme como a rocha, mas Pedro vive ainda sob um antigo paradigma.

Deus mandava Pedro comer o que estava vendo, porque a sua fome não era física e sim espiritual. O Senhor estava dizendo que era para Pedro se alimentar daquela visão, porque um sonho estava sendo dado: uma visão para ganhar as nações estava sendo transmitida. Porém, Pedro respondeu que não aceitava tal visão.

Deus estava naquele momento quebrando os seus paradigmas.

Eu quero destacar nesta noite, algumas lições que considero relevantes para se quebrar paradigmas.

1- NOSSOS PARADIGMAS LIMITAM NOSSA PERCEPÇÃO DA AÇÃO DE DEUS.

Um paradigma pode ser benção ou maldição em nossa vida.     
Porque um paradigma errado pode influenciar negativamente a nossa visão do mundo da igreja e de Deus.

Achamos que Deus age em nossa vida ou na história, segundo o nosso padrão de pensamento.

Naamã o comandante do exército do Rei da Síria idealizou a sua cura de um jeito, mas só foi curado quando abriu mão de seu paradigma mergulhando no jordão por sete vezes. (veja 2 Reis cap.5)

Quantas pessoas chegam em nossos Grupos de discipulado com conceitos que trouxeram de sua religiosidade e que não condizem com as verdades de Deus.


É por isso que Deus quer quebrar os nossos paradigmas para colocar as suas verdades.

João 8:32  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
.
Nós devemos nos preocupar com o que Deus acha, com o que Deus pensa, com o que Ele fala, com o que Deus concorda e o que Ele não concorda.

Isaías 55: 8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

2- NOSSOS PARADIGMAS NOS IMPEDEM DE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES E DE EXPERIMENTAR O NOVO DE DEUS.

Quando o Senhor deu a visão a Pedro ele estava dizendo “Você tem a oportunidade de ser usado para levar a minha palavra a um povo que não me conhece.”

Paradigmas podem ser tanto coletivos como individuais.

Quem aqui é do tempo que não pode Tomar manga com leite?
Quem aqui é to tempo que não pode tomar banho após o almoço?

Alguns dados interessantes:

- Em 1902 um famoso astrônomo disse que voar através de máquinas mais pesadas que o ar é impossível e insignificante.
- 1977 o presidente da Digtal Equipament disse: não existe nenhuma razão para que uma pessoa tenha computador em casa.
- Galileu Galilei (1564-1642) apresentou a ideia de que a terra girava em torno do sol e não o contrário como se acreditava naquela época. Teve de se retratar sob pena de ser executado. Anos depois seus conceitos foram aceitos e permitiu um grande avanço nas ciências.
- Até o final da década de 60 os relógios funcionavam por um sistema de molas, e todos tinham de “dar corda” nos relógios periodicamente. A Suíça detinha 70% do mercado de relógios mundiais, e recebeu uma oferta para mudar o sistema de molas para o sistema de quartzo, nova invenção da época.  Rejeitou a invenção, e com isto, pouco anos depois perdeu o mercado mundial para os japoneses.

São inúmeros os exemplos históricos sobre como o efeito paradigma impediu pessoas e organizações de aproveitarem oportunidades.

Mas a maior oportunidade que as pessoas deixam passar é a oportunidade de salvação. Quantas vezes dizemos que ainda não chegou a nossa hora.

2 Croríntios 6: 2 “(porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);”


3- NOSSOS PARADIGMAS PROVOCAM DISTORÇÃO E CONFUSÃO DA REALIDADE.

Quantas “verdades” alguns crentes andam espalhando por ai, e Deus está ouvindo e vendo e fechando os ouvidos e dizendo eu preciso corrigir isso na vida de meu filho!

Efésios 4:14  “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.

Nós precisamos ter humildade e buscar a sabedoria divina para nortear a nossa vida. Precisamos abrir a nossa mente ao Espírito Santo e ao compromisso de conhecer a verdade da Palavra de Deus.

- Por que será que muitos crentes continuam vivendo com antigos paradigmas mesmo depois de ter conhecido Jesus?
- Porque será que a conversão ainda não mudou a mentalidade de alguns?
- Porque será que Jesus passou a fazer parte da vida de alguns, mas ainda não influenciou as decisões nem a visão de mundo que a pessoa tem.

Para que a nova mentalidade tenha força e vigor eu preciso abandonar a velha forma de ver e viver.

Romanos 12:1,2“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Tem muita gente batendo de frente com Deus e acaba se machucando porque Deus está colocando a sua visão e a Sua forma. Na realidade o Senhor está quebrando  estes antigos paradigmas.
Quando nos entregamos a Cristo nós somos obrigados a jogar várias verdades que nós tínhamos.

Jesus não tem nada a ver com as verdades do mundo.

- No mundo o que vale é a aparência, mas pra Jesus o que conta é o ser interior da pessoa.
- O paradigma do A.Testamento é a vingança – O N.T é o Perdão
- O paradigma do A.T Deus habitava no Templo – O N.T Deus habita no coração
- No A.T a obediência é por causado medo – No N.T obediência por causa do amor.

Estamos no paradigma da Graça e do Amor. Quantas vezes o meu eu vai contra a mentalidade do evangelho.

Jesus inaugurou uma nova maneira de enxergar o mundo, as pessoas. Temos que enxergar o mundo com os olhos de Cristo.

É necessário que o Povo de Deus esteja se quebrantando. Quando lemos a Palavra somos confrontados. Não é do meu jeito é do jeito do Senhor.

Assassinos das mudanças:
O Tradicionalismo – Tentar manter o passado a qualquer custo. Só porque o passado deu certo. Isto é emperrar as coisas de Deus. O verdadeiro Cristo tem que estar disposto a mudanças.
A Religiosidade: é se manter num sistema religioso falso e sem vida por causa de uma herança familiar.
Mente Fechada
O Medo de pensar e falar diferente.

CONCLUSÃO:

1- Após a sua conversão a sua maneira de pensar mudou?
2- Você continua o mesmo ou Deus te deu uma nova mentalidade?

Pedro tinha o seu paradigma: Eu não como carne de porco, caranguejo. Como Pedro ainda dizemos para Deus – “ Eu não”

Mais adiante Pedro entendeu a visão e passou a viver sob o paradigma divino e você?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na I.M.Catalão
Dia 16/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário