segunda-feira, 18 de julho de 2016

AS BÊNÇÃOS DO QUEBRANTAMENTO


Texto: Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” (Is 57.15).

Introdução:

Embora saibamos que Deus sendo onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo) de acordo com este texto, Deus tem dois endereços. Há dois lugares onde ele faz morada!

O primeiro num "alto e santo lugar", ou seja, no céu. 

“Não a nós, SENHOR, nenhuma glória a nós, mas, sim, ao teu Nome, por teu amor e por tua fidelidade! Por que questionam as nações: Onde está o seu Deus? Nosso Deus está nos céus; tudo o que deseja, Ele tem o poder de realizar”.(Sal 115:1-3)

O segundo, Ele mora com aquele que possui um coração abatido e contrito. Deus reside com os humildes, com os pobres de espírito.

Davi aprendeu e declarou esta verdade: (Sal. 34:18) “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”

No entanto, sabemos que de uma maneira geral, temos um grave problema no coração: somos orgulhosos demais!

Por causa de seu orgulho o ser humano tem rejeitado os chamados de Deus. 

Deus institui pelo menos três chamados na vida de cada pessoa.

       (1) O primeiro é o chamado para a salvação – aceitar pela fé o sacrifício de Jesus Cristo no Calvário como suficiente para trazer perdão aos nossos pecados, e arrepender-se.

         No entanto, o orgulho amados, tem impedido algumas pessoas de atender ao chamado para a Salvação, resistindo à mensagem da Graça de Deus! Estas pessoas têm um forte senso de justiça própria que as impedem de reconhecer que a salvação não é por mérito!

      (2) O segundo chamado é o da santificação, ou separação. Esse é um chamado para total comprometimento com Deus de tal modo que o pecado não reine mais em nossas vidas. É um chamado para permitir que o poder do Espírito Santo viva em nós, nos guie e ajude a resistir as tentações.

         No entanto há crentes que rejeitam o chamado para santificação. Aceitaram o perdão de Deus e creram no sacrifício de Jesus, mas se recusam a entregar a direção de suas vidas ao Espírito Santo. Querem continuar a andar nos caminhos do mundo, ao invés do caminho de Deus. Aceitam Jesus como seu Salvador, mas não fizeram a decisão de segui-lo completamente, como seu Senhor.

       (3) O terceiro chamado que Deus institui é para o serviço. Esse chamado pode ser para servi-lo em casa, no mundo dos negócios, no campo missionário, em um serviço voluntário ou em outras inúmeras áreas.

         No entanto, existem aqueles que resistem ao chamado de Deus para o serviço ou ministério. Elas ouvem Deus falando: “Eu quero que você faça isso”. E respondem: “Eu sei o que o Senhor quer, mas acho que vou fazer outra coisa primeira”. Estas pessoas passam a vida inteira na igreja sem fazer nada! Não servem, não colaboram e só recebem!

Por esses motivos, eu entendo que Deus nos levará ao quebrantamento a fim de tratar com o nosso coração orgulhoso! Por isso, temos que compreender bem esta ação de Deus em nossas vidas, para não confundirmos o quebrantamento com uma falsa humildade!

O que não é quebrantamento?

- Não é ter aparência simples - As vezes a pessoa pode ser simples, mas é um poço de orgulho.

- Não significa ter um semblante triste, melancólico e abatido, nunca sorrir, só chorar. Existem pessoas que derramam “rios de lágrimas” e nunca experimentam o quebrantamento. Pois não experimentamos o quebrantamento sem arrependimento.

Mas o que é quebrantamento?

A palavra quebrantamento traduz a palavra bíblica contrição. Essa palavra sugere algo que foi esmagado e reduzido a minúsculos pedaços, tal como uma rocha que se tomou pó.

Na verdade o quebrantamento trata em três situações em nós:

1. Quebrantamento é o rompimento da nossa vontade pessoal e total rendição à vontade de Deus.

2. Quebrantamento é abrir mão da autoconfiança e da independência de Deus.

3. Quebrantamento é o amolecimento do solo do nosso coração para que a Palavra de Deus penetre e lance raízes.

A Palavra de Deus ensina que o quebrantamento traz bênçãos. Jesus disse: "Bem - aventurados os humildes (quebrantados) de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mt 5:3.

Quais são as bênçãos do quebrantamento?

1- A BÊNÇÃO DA SANTIFICAÇÃO
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14.

Santificação significa "tornar santo", "consagrar", "separar do mundo e do pecado" “separar para Deus”. Que coisa difícil é para nós, separarmos do mundo e do pecado. O mundo é tão atraente, tem tantas coisas boas e que satisfazem a nossa carne (natureza humana). Mas a bíblia é clara em dizer que a inclinação da carne é morte. (Rm 8:6). Na realidade quando Deus exige a nossa santidade não é simplesmente para acabar com a nossa “felicidade”, mas para nos proteger da morte espiritual.

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rom 8:13-16

O quebrantamento nos levará à santificação, pois trabalhará para a nossa libertação do domínio do pecado. A nossa carne (natureza humana) precisa ser mortificada! “Não podemos ser libertos se não formos quebrantados”

O problema amados é que não conseguimos mortificar a nossa carne sozinhos.

Precisamos da ajuda do Espírito Santo! (Rm 8:13) “Porque, se viverdes de acordo com a carne, certamente morrereis; no entanto, se pelo Espírito fizerdes morrer os atos do corpo, vivereis”.

Existem pessoas que aceitaram a Jesus Cristo, mas ainda estão presas a um pecado, a hábitos nocivos e traumas.

Se há a manifestação de algum pecado do passado em sua vida você precisa ser quebrantado.

Precisamos orar como Davi: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”  Salmos 51:10  

Precisamos dizer a Deus: “faz nascer em mim um coração puro”, pois a nossa vontade é contrária ao querer de Deus.

2- A BÊNÇÃO DA DEPENDÊNCIA DE DEUS!
“Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.” João 15:4-5

Nos dias atuais todas as pessoas buscam sua independência, seja ela financeira ou não. Esposas estão buscando sua independência em relação ao marido, filhos querem independência dos pais, e por ai segue essa busca.

O mais triste em tudo isso é que o homem tem buscado sua independência de Deus e isso não é de hoje. O ser-humano insiste em viver como autônomo em relação a Deus!

“Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado!” Isaías 30:1

Muitos de nós pensamos que viver na dependência de Deus é apenas esperar o sustento do dia-a-dia, no entanto, estamos totalmente errados, pois Ele não nos quer somente nesta posição, Ele quer que dependamos dele em tudo: Namoro, Estudos, Amizades, Família, Emprego...

3- A BÊNÇÃO DA SENSIBILIDADE ESPIRITUAL.
"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto" (Hebreus 3:7-8).

Deus está nos quebrantando amados para que o nosso coração não se torne endurecido, insensível. Desde o antigo testamento ele age assim!

“Dar-Ihes-eí um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne.” (Ez 11:19)

Pensamento: “Um coração sensível ao Senhor é a melhor defesa contra o pecado e a melhor preparação para o céu.”

Um coração insensível é a marca presente do mundo de uma maneira em geral. Jesus disse que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriaria!

(il) O aumento da violência, o terrorismo, a banalização da vida demonstram isso! (O vídeo da Unicef)

Mas o maior problema que vejo é que este coração endurecido está também no meio da igreja de Deus!

Nosso coração precisa chorar com as coisas que fazem o nosso Deus chorar!

Nosso coração precisa chorar também com aqueles que sofrem! “Chorar com os que choram.”

Quando o coração está endurecido, tudo que fazemos se torna mecânico: orações, louvor e a meditação na palavra. Há dificuldade de fluir na fé, não conseguimos dar a Deus nem às pessoas, não conseguimos servir a Deus e à Igreja e só servimos a nós mesmos e a nossos sonhos.

Quando o coração está endurecido sempre temos sempre uma desculpa para não fazer o bem que podemos fazer.

Por isso o quebrantamento que Deus faz em nossos corações se faz necessário para nos tornar sensíveis ao Espírito Santo e às pessoas ao nosso redor.

O sofrimento que o quebrantamento produz pode te levar mais perto de Deus! No Salmo 119:71, vemos o testemunho de Davi, dizendo: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os Teus decretos".

Há um pensamento que diz: “A dor é o “megafone” que Deus usa para fazer o “surdo” ouvir o que Ele tem a dizer”.

Por outro lado tenho percebido que nem sempre o sofrimento amolece o coração de uma pessoa. Um texto que me chama a atenção sobre essa triste realidade é Provérbios 29:1

"O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura". Provérbios 29.1

Neste caso o quebrantamento sobre esta pessoa não foi aproveitado.

A mais insistente queixa de Deus contra o povo judeu no Velho Testamento diz respeito à sua cerviz dura, imexível, indobrável: “Tenho visto este povo e eis que é povo de dura cerviz” (Êxodo 32:9).

CONCLUSÃO:

Seja qual for a situação em que você se encontra hoje, peça ao Senhor um coração humilde e quebrantado. Não tenha medo do tratamento de Deus em sua vida. O sofrimento não durará para sempre.
“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30:5

Pr.Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista em Catalão-GO

Um comentário: