sexta-feira, 6 de abril de 2018

CONSERVANDO A INTEGRIDADE PLENA DO NOSSO SER



“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tes. 5:23

INTRODUÇÃO:

Antes de falarmos sobre a integridade plena de nosso ser é essencial que saibamos da importância da conservação. Segundo o dicionário, conservação tem haver com a preservação contra dano, perda ou desperdício.

Tenho percebido em minha experiência pastoral que a Igreja dá uma grande ênfase na cura de enfermidades, mas não tem efetivamente tratado com a preservação da saúde integral.

Talvez, se investíssemos mais em nossa saúde teríamos menos problemas com enfermidades.

Deus desejou se relacionar de forma completa com a sua criação. E após criar a natureza,  Ele fez ser humano do pó da terra deu-lhe vida, soprando nele o seu fôlego.

A Bíblia descreve o ser humano como “nephesh”, que significa alma vivente.

O homem é um ser integral! Corpo, alma e espírito que são elementos diferentes, mas compõem um todo harmonioso.

O Salmo 8:4-5 nos mostra que nós como seres humanos somos a coroa da criação:

04 – “Quem é o homem mortal para que Deus lembre dele? E o filho do homem para que o visites?”

05 – “Contudo, um pouco menor o fizestes que os anjos, e de gloria e de honra o coroastes” .

Nós fomos criados para a harmonia e para a eternidade!

Na espiritualidade do Antigo Testamento, todo o ser deveria estar envolvido.

A Confissão de fé dos hebreus, conhecida como Shemá é muito clara: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força”. (Dt.6:5)

Ora, isso não é diferente no Novo Testamento, porém um conceito estranho entrou no pensamento cristão: O pensamento grego se formou à margem da revelação da Palavra.

Os filósofos gregos compreenderam essa multiplicidade da nossa natureza, bem como a realidade dessa duplicidade moral em nosso ser. Eles percebiam a questão do pecado, mas não tinham a revelação. Então para eles, a matéria (ou corpo) era má e o espírito era bom.

Isso acabou influenciando o pensamento cristão, porém no Novo Testamento.

É claro que muitos pecados acabam se consumando em nosso corpo físico, mas Jesus deixou bem claro que não é propriamente o nosso corpo físico a origem do pecado:

Mateus 15:19: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.”

É importante compreender que nada no homem é mau em si mesmo, mas, que toda a nossa constituição foi contaminada pelo pecado.

E como consequência da entrada do pecado na humanidade, o nosso corpo se desgasta, adoece e morre.

A nossa alma (que é o nosso ser psicológico) sofre instabilidade nas emoções; angústias, medo, depressão, ansiedade...

e o nosso espírito estava também morto, (O seu espírito era como um rádio quebrado era incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-Lo. É o espírito que tem a faculdade de ter contato com Deus, mas ele estava morto e assim você não entendia nada das coisas do espírito) até que um pela fé em Cristo o nosso espírito foi vivificado novamente.

Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.”

Agora amados, com a vida de Deus que há em nós temos um grande desafio e ordem neste texto de 1 Tes. 5:23:
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tes. 5:23

O desejo de Deus é que todo o nosso ser em sua integralidade, (corpo, alma e espírito) sirva aos propósitos de Deus.

Assim, somente podemos compreender o conceito de santidade, se compreendermos o conceito de INTEGRIDADE.

Como podemos servir a Deus desse modo?

I – CONSERVANDO A INTEGRIDADE DO CORPO.
Integridade do corpo não significa ausência de qualquer defeito físico, mas uma entrega inteira do nosso corpo para servir e glorificar a Deus.

(Rm. 12:1-2)
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O nosso corpo é essencial para o cumprimento do propósito de Deus, por isso ele não pode ter funções opostas ao mesmo tempo.
Por exemplo: Eu não posso querer servir a Deus e ao mesmo tempo ser escravo de algum vício.

Uma fonte de água não pode jorrar dois tipos de água ao mesmo tempo. (Tg 3:12)

Nosso corpo, depois da conversão, se torna casa de Deus. Esse é um ponto inegociável na doutrina cristã:

“Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. ( 1 Co. 6:15)

Esse é o princípio da moralidade cristã: Você precisa glorificar a Deus no seu corpo: “ Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. ( 1 Co. 6:20)

Um homem cristão e uma mulher cristã, não podem transmitir duas mensagens com o seu corpo.

COMO SABER SE O HÁBITO QUE TENHO É DESTRUTIVO OU NÃO?
Existem cinco componentes de um hábito destrutivo, ou dependência.

·         Controlam nossa conduta (precisamos saciar naquele momento aquele desejo, senão parece que vamos enlouquecer)
·         Alteram nossa personalidade (perdemos o gosto por comidas simples, por estarmos em presença da família, etc...)
·         Afetam a nossa saúde. 
·         Destroem nossos relacionamentos (nos tornamos irritados e agressivos e parece que só nosso vício nos faz relaxar)
·         Absorvem os nossos recursos ( precisamos de cigarro, drogas, ou bebida, todo o dia, toda a hora, mesmo que possamos passar privações, o nosso dinheiro é usado primeiramente para sustentar o vício)

As dependências sempre terão uma consequência desastrosa. Umas são mais graves, outras trazem sérios problemas sociais, outras tem consequências físicas, outras, de ordem mental e espiritual.

Santifica o teu corpo. Que seja íntegro. Que ele transmita uma só mensagem

II – CONSERVANDO A INTEGRIDADE DA ALMA
Da alma fazem parte as emoções, o intelecto e a vontade.

A alma é o espaço onde a nossa humanidade se manifesta mais intensamente.

É na alma que se revela a nossa natureza. Porém o pecado causou uma imensa confusão em nossa alma. A nossa alma num certo sentido, virou lama!

E o problema é que as emoções pecaminosas normalmente anulam nosso intelecto e arrastam a nossa vontade.

Por isso precisamos tanto da cura da alma.

Mas onde começa essa cura?

Começa pela mente. A nossa mente precisa ser renovada pela Palavra de Deus.

É a palavra que nos transforma e nos cura as emoções!

Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.

Por isso, a conversão não é uma simplesmente uma experiência emocional, mas uma decisão consciente, onde mediante o ouvir da Palavra reconhecemos que somos pecadores, aceitamos a Cristo como Salvador e nos submetemos a Ele como Senhor das nossas vidas.

A nossa alma precisa estar inteira em nossa obediência a Cristo. Deus colocou as emoções em nós para ser o combustível para tudo aquilo que fazemos.

Integridade da alma é estar com mente, emoções, vontade, inteiramente rendidas a Cristo. (Rom 12:1,2)

Você precisa cuidar como e onde vai alimentar os seus pensamentos as suas emoções, a sua vontade, por que quem bebe em muitas fontes, acaba entrando em confusão.

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

TUA ALMA PRECISA ESTAR NUM LUGAR SÓ.

Salmo 112:7  (O justo) “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR”.

III – CONSERVANDO A INTEGRIDADE DO ESPÍRITO.
O que é o espírito? O espírito é o elemento que conecta-se diretamente a Deus. É como um receptor da natureza de Deus. O espírito é altar do nosso ser!

Em primeiro lugar é necessário compreender a origem do nosso Espírito.

Quando fomos criados e Deus insuflou em nós o seu sopro, o espírito passou a fazer parte de nós.
Quando nós somos gerados, um novo ser em sua integralidade é gerado.
Cada espírito humano é único e singular. * O espírito é gerado na concepção!

O Salmo 139 é muito claro:

V. 13-15:
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

O Salmista fala de: “o meu interior”, “a minha alma”, “os meus ossos”.

Não um depósito de espíritos no céu para cada criança que nasce, nem há reencarnação:

(Hb. 9:27)  “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”

Somos únicos em todas as dimensões do nosso ser!

Deus é o único que merece ocupar esse altar (o nosso espírito), pois foi para Deus que esse altar foi criado.

Duas coisas quero colocar aqui:

1º) A questão da idolatria: Se compreendemos quem somos, jamais nos tornaremos idólatras.

Isaías 42:8: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”.

2º)A questão do jugo desigual: Como vamos manter a integridade do nosso espírito se vamos nos unir num laço sagrado como o matrimônio, com uma pessoa que não crê? Os filhos nascidos dentro de um lar cristão verdadeiro são integralmente abençoados desde o ventre.

Todos os mandamentos de Deus fazem todo sentido e nos coloca debaixo da bênção e da proteção do Senhor!  

Nós muitas vezes não compreendemos a dimensão que eles possuem e exatamente por isso, deveríamos obedecer.

CONCLUSÃO:

O pecado tornou as emoções uma força contrária, mas o Espírito Santo quer restaurar as nossas emoções, quer potencializar o nosso corpo físico, quer elevar o nosso Espírito.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário