segunda-feira, 30 de abril de 2018

O ENCORAJAMENTO DE DEUS PARA O SEU POVO



Atos 18:9,10
9 E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;  
10 porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.  

Introdução: O nosso Deus é um Deus de encorajamento. Quando Deus queria fazer uma grande obra através de alguma pessoa, quase sempre teve que ter uma sessão de encorajamento com ela.

Deus não pode fazer muita coisa com pessoas desanimadas, desencorajadas e com sentimento de incapacidade.

Deus até pode encontrar a pessoa nestas condições, porém ele a encoraja a mudar de postura e assim ele pode fazer grandes obras nelas e através delas.

No capítulo 18 nós lemos sobre Paulo deixando Atenas e entrando em Corinto. Ele deixa uma cidade conhecida por sua filosofia e entra em uma cidade conhecida por sua imoralidade.

Quando Paulo chega em Corinto, ele está fraco, ansioso, e com medo.

(1Corintios 2:3) “E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor”.  

Por essa razão, o Senhor aparece a Paulo à noite e fala com ele.

“Não temas, mas fala e não te cales;  porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.    

O Apóstolo Paulo era um ser humano assim como nós. Ele precisava de encorajamento espiritual e Deus trouxe isso para ele.

Eu quero compartilhar com vocês como Deus pode encorajar você e eu quando nós buscamos viver para Ele.

I. SEJA ENCORAJADO PELO POVO DE DEUS (Atos 18:1-8)
1 Depois disto Paulo partiu para Atenas e chegou a Corinto.  
2 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles,  
3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas.  
4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos.  
5 Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo dedicou- se inteiramente à palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.  
6 Como estes, porém, se opusessem e proferissem injúrias, sacudiu ele as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora vou para os gentios.  
7 E saindo dali, entrou em casa de um homem temente a Deus, chamado Tito Justo, cuja casa ficava junto da sinagoga.  
8 Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.  

Eu falei para vocês anteriormente que quando Paulo entrou em Corinto ele se sentia fraco, ansioso e com medo.

O trabalho de Paulo em Atenas, junto aos filósofos no Areópago, do ponto de vista de grandes resultados, não tinha dado muito certo. Apenas alguns se tornaram crentes. Outros zombaram e outros não deram crédito.

Paulo era um ser humano, então eu tenho certeza de que provavelmente ele se sentiu desencorajado e duvidoso com relação a sua pregação enquanto ele andava os 80 km rumo ao oeste de Atenas para Corinto.

E agora ele estava deixando a cidade da filosofia e entrando em outro desafio missionário na cidade da imoralidade. (Corinto)

A cidade de Corinto era tão cheia de pecado, luxúria e concupiscência que o nome “Corinto” se tornou sinônimo de atividade sexual. Por 500 anos, “Corintianizar” significou “envolver-se em imoralidade sexual”

Corinto também era repleta de cultos à deusa grega Afrodite, a deusa do amor. Todas as noites cerca de 1000 “prostitutas do templo”, como eram chamadas, desciam o AcroCorinto onde ficava a imagem de Afrodite, e essas prostitutas perambulavam pelas ruas de Corinto, oferecendo seus “serviços”.

A Bíblia diz nos versículos 2-3 que Paulo encontrou em Corinto duas pessoas que o encorajaram diante de seu desafio: um casal chamado Áquila e Priscila. Eles eram fazedores de tendas e crentes como ele.

Em Romanos 16:3-4 Paulo chega a escrever para o casal: “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças...”

Paulo não conta como Áquila e Priscila “expuseram suas cabeças” pela vida dele, mas eles de alguma maneira correram risco de morte por ele. Estes são os verdadeiros amigos que nos encorajam em nossa caminhada.

Como precisamos destes amigos e encorajadores!

Outras pessoas Deus levantou também para encorajar a Paulo. No vers. 5 você vai ver Silas e Timóteo, no vers.7 Tito Justo, e no vers. 8 o novo convertido chamado Crispo.

Muitas vezes a resposta para nossos momentos de desânimo e duvidas vêm quando nos cercamos de irmãos preciosos que Deus coloca em nosso convívio. 

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:24,25

- Encorajar é muito importante, mas saber receber o encorajamento também é!

O desejo de Deus para o seu povo é que haja um compartilhar não só de momentos de alegria e festa, mas também das nossas angustias, necessidades e momentos difíceis.

Infelizmente há irmãos que não conseguem se abrir e pedir ajuda porque quando o fazem são rotulados e julgados por outros de algum pecado ou falta de fé.  

Para haver um encorajamento mútuo entre nós, precisamos ter um ambiente saudável onde as pessoas se sentem amadas e não tenha medo de compartilhar os seus temores, necessidades e enfermidades.   

Você não encoraja pessoas somente falando, mas principalmente ouvindo. Pessoas adoecem porque não são ouvidas ou não querem se abrir.

Viver em comunhão é ter também a oportunidade de encorajar e ser encorajado.

O termo “encorajai-vos” veio da palavra grega “parakaleo”, que quer dizer: aquele que vai ao lado, aquele que está junto; é aquele que está ao lado para encorajar. São sinônimos dessa palavra: animar uns aos outros, ajudar, aconselhar, sustentar, apoiar e consolar uns aos outros.

A igreja não é o que muitos imaginam, lugar somente para ir aos cultos, orar, cantar, ouvir a pregação e, quando tudo isso terminar, voltar para a casa. A Igreja é um Corpo, uma família!!!

Nesta semana tive uma boa experiência neste sentido quando passava por uma forte gripe! De manhã um irmão me enviou pelo whatsapp o texto de Deuteronômio 31:6 que diz:

6 “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará”.

Este mesmo texto uma irmã me enviou a noite!    


II. SEJA ENCORAJADO PELA PRESENÇA DE DEUS (Atos 18:9,10)
9 E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;  
10 porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

Aparentemente, apesar do relativo sucesso que Paulo obtém em Corinto, ele ainda luta contra o medo e a ansiedade.

Por isso, Deus fala com Paulo de noite! Ele diz: “Não temas, mas fala, e não te cales”. Em outras palavras: “Não desista! Continue compartilhando o Evangelho!”

E por que Paulo não deveria ter medo? No versículo 10, Deus diz: “Porque Eu sou contigo”. Como eu amo esta afirmação! Eu sou contigo.

Essa é a mesma coisa que Deus havia dito para Josué quando ele se preparava para conduzir o povo de Deus para a Terra Prometida. Deus disse em Josué 1:9: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

A coragem de Josué não se originou nele mesmo, mas na promessa da presença de Deus.

Deus também promete a Paulo sua proteção e diz para ele que há pessoas em Corinto que serão salvas quando ouvirem o Evangelho.

O Senhor diz na última parte do versículo 10: “tenho muito povo nesta cidade”.

Essa é a maneira de Deus dizer: “Eu sei que muitas pessoas aqui em Corinto vão se tornar crentes”.

Paulo se sente tão encorajado com essa verdade que o versículo 11 diz:

11 “E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”.  

Deus encoraja Paulo com Sua presença, mas, isso não significa que ele não vá enfrentar dificuldades. (Vejam os versículos 12-17)


III. SEJA ENCORAJADO PELO AMOR A DEUS. (Atos 18:18)
18 Paulo, tendo ficado ali ainda muitos dias, despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, havendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.  

Se você olhar atentamente este capítulo você vai perceber que Paulo enfrenta ainda a perseguição! Ele é levado diante de um júri e Sóstenes, um discípulo que era líder da Sinagoga é agredido!

O que faz com que Paulo permanecesse nesta cidade ainda por muitos dias?

Certamente Paulo era encorajado pelo amor a Deus!

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo.

Muitas pessoas sabem em suas cabeças que Deus os ama, mas isso ainda não se tornou uma revelação para o seu coração!

Quando você e eu compreendemos o quão perfeito que é esse amor para conosco, não há nada no mundo que nos faça temer.

É impossível sentir-se inseguro, rejeitado, carente ou qualquer outra coisa se você realmente sabe que Deus ama você! O Seu amor cobre qualquer coisa!

Creia que Deus te ama e nada poderá te separar deste amor.

(Romanos 8.35-39)
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Corrie ten Boom, uma holandesa que sobreviveu ao Holocausto, disse certa vez que “não há poço tão fundo que o amor de Deus não possa alcançar”.

Ela conheceu essa verdade em primeira mão em um dos lugares mais sombrios inventados pela humanidade e pelo Diabo.

Por maior que seja a tempestade em nossa vida, Deus nos cobrirá com seu amor e nos protegerá enquanto atravessarmos. Um amor tão perfeito e tão forte que “lança fora todo medo” (I João 4.18).

“A presença do medo não significa que você não tem fé. O medo visita a todos. Mas faça do seu medo um visitante, não um residente.” (Max Lucado)

CONCLUSÃO:

Para sermos encorajados precisamos mudar as nossas atitudes!

(1) Precisamos ser mais Corpo de Cristo, Família de Deus cultivando um relacionamento sincero com os irmãos e vivendo ardentemente o amor de Cristo.

(2) Precisamos também cultivar uma intimidade com Deus no secreto de nosso quarto. Paulo só recebeu um encorajamento direto de Deus pois ele era íntimo do Pai.

(3) Precisamos valorizar o amor de Deus em nossa própria vida e sermos encorajados por esse amor a lanças fora todo o medo.

Se você quer mudar suas atitudes ore comigo agora!  

Oração:Senhor, embora muitas coisas podem causar medo em mim, sei que és maior que todas elas. Mesmo que sejam demais para mim, nunca será demais para ti. Por isso, apresento a ti as coisas que mais me assustam e peço que protejas a mim e às pessoas que amo. Dá-me Senhor uma convicção interior de que o teu amor me guarda do mal”. Em Nome de Jesus, amém!!!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário