segunda-feira, 23 de abril de 2018

VIVENDO E VENCENDO SOB PRESSÃO (2ª Parte)



Salmo 116:1-9
1 Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.
2 Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.
3 Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.
4 Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.
5 Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.
7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
8 Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.
9 Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.

Introdução: Na quinta-feira desta semana refletimos durante o culto de Libertação o tema: Vivendo e Vencendo sob pressão. Com base na vivência do apóstolo Paulo, podemos perceber que ele sabia bem o que era viver debaixo de muitas pressões.

Depois de sua conversão ele passou de perseguidor dos cristãos à perseguido por conta de sua fé em Cristo. Ele foi preso, açoitado e traído a ponto dele dizer em 2 Cor. 2:8: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida”.

Aprendemos também que as pressões são importantes para o nosso crescimento e firmeza espiritual por três razões: (1) A pressão mostra a nossa condição espiritual. Deuteronômio, 8.2 (2) A pressão produz mudança espiritual. Salmo 119:67 (3) A pressão produz poder espiritual.
Atos 4:29-31

Hoje vamos usar como base o Salmo 116 para falarmos sobre as atitudes que devemos tomar quando estamos sob pressão.

O Salmo 116, conhecido como salmo messiânico, é um dos salmos de Páscoa (SI 113— 118). Segundo alguns comentaristas, esta Salmo foi provavelmente o hino entoado por Jesus e os discípulos na noite em que Ele foi preso, noite em que Ele celebrou a Páscoa com os seus discípulos (Lc 22.15).

Certamente o Salmista estava também vivendo sob intensas pressões!  

O versículo 3 nos certifica disso:

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza”.

Neste versículo podemos encontrar também algumas circunstâncias de intensas pressões:

1ª Situação de Pressão - Quando laços de morte nos cercam.
A figura do laço pode ser usada como símbolo dos vínculos relacionados à vida humana. Alguns são necessários e importantes. Outros são prejudiciais.

Laços de morte são as armadilhas preparadas para nos levar à morte espiritual.

a- Davi caiu no laço do relacionamento com Bateseba, causando grandes problemas para si e para outros.

b- Sansão caiu no laço de Dalila e assim encontrou a prisão e a morte.

2ª Situação de Pressão - Quando angústias do inferno se apoderam de nós.

O Rev. Hernandes Dias Lopes diz que “A angústia é um sentimento democrático, pois alcança a grandes e pequenos, pobres e ricos, doutores e analfabetos e, muitas vezes, nos asfixia, nos atormenta, tirando nosso sono, nossa paz, nosso foco”.

Há angústias leves, moderadas e severas. Mas as angústias do inferno é uma sensação de estar próximo ao inferno.

- Inferno é um lugar tormento, um lugar onde não há paz!
- Inferno é um lugar sem esperança

3ª Situação de Pressão- Quando caímos em tribulação e tristeza.

Durante a nossa vida, temos momentos de tribulação e tristeza.

 "Tribulação" é o termo geral na Bíblia para designar o sofrimento do povo de Deus. E as tristezas são momentos tão desagradáveis que a gente não gostaria de passar.

“No mundo passais por aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Diante destas três situações de pressões que enfrentamos temos que tomar as seguintes atitudes.

1- BUSQUE A AJUDA DO ALTO.
Como? – Clamando ao Senhor!
VS. 4 “Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma”.

Vivemos na época do “auto”. Da autoajuda, da autoestima, da autoanálise  e da autoconfiança.

A ciência do comportamento está estimulando milhões de pessoas a buscarem uma solução centrada no homem.

Isso significa que haverá uma geração que vai frustrar-se de buscar ajuda em homens, em indivíduos, em coisas e em situações que só Deus pode resolver.

A AUTOAJUDA ENSINA A VOCÊ CONFIAR EM SI MESMO – MAS A PALAVRA NOS ENSINARÁ A CONFIAR EM DEUS.


 “Melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem.” Salmo 118:8

 “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. Salmo 37.5  

Nós precisamos de Deus. Todo clamor deve ser direcionado para o Pai. A Bíblia diz que, quando Jesus orava pela ressurreição de Lázaro olhava para o alto e dizia:

“Pai, eu sei que tu sempre me ouves! E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves…” (Jo 11:41-42)

A Palavra diz em Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes”

No Salmo 18:5-6 vemos uma semelhança com o Salmo 116.

Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos” (Salmo 18.5-6).


2- NÃO DUVIDE DO CARÁTER DE DEUS.
5 Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.

O Salmista não tinha dúvidas de que o Senhor é Compassivo, Justo e Misericordioso!

Precisamos saber quem é o nosso Deus! Precisamos reconhecer que ela cuida de nós.. ”Ele vela pelos simples” e Ele é a nossa Salvação!

Nos momentos de pressões somos tentados pelo nosso inimigo a desconfiar, ou duvidar do caráter de Deus!

Assim como a serpente enganou a Eva, satanás continua tentando nos enganar para corromper nossa mente a fim de nos fazer desviar, nos afastar da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

“Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”. (2Co 11.3)

Em Gn 3.1-13 Satanás, por meio da serpente enganou a Eva com os seguintes questionamentos:

a- ELA QUESTIONOU A DEUS “É assim que Deus disse?” (v. 1)
Satanás sempre usará pessoas que parecem inteligentes e sábias, professores, ativistas usando uma sabedoria ilusória, para questionar Deus e o evangelho de Cristo, para corromper sua mente e fazê-lo SE AFASTAR DO CAMINHO.

O inimigo sempre tentará questionar Deus, questionar a “lógica” de Deus, a bondade, o caráter, os caminhos de Deus. E, porque muitas vezes você não conhece o Senhor ainda de uma maneira plena, como Eva não conhecia, não consegue raciocinar da maneira correta sobre Deus e sua bondade.

b- QUESTIONOU A BONDADE DE DEUS. “[…] e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (v. 5)

A ideia que satanás usou contra Deus para convencer Eva era que Deus não era bom e por isso estava negando-lhes os benefícios daquela árvore, o conhecimento do bem e do mal, o ser igual a Deus.

Olhando a história, parece fazer sentido, mas perceba que isso não é verdade, pois a vontade de Deus era que eles não apenas se tornassem conhecedores do bem e do mal, mas também se tornassem semelhantes a Ele, recebendo sua própria vida, porém através da outra árvore, a árvore da vida.

Quando Deus nos nega algo, não é porque Ele está nos impedindo de desfrutar de algo bom, mas porque Ele tem algo muito melhor para nós e porque o que nos parecia agradável provavelmente nos destruiria, como foi com Eva. Isso é sutil e está sempre por trás dos pensamentos do inimigo.

Não permita que satanás questione a bondade de Deus a respeito da sua vida. Quando parecer que o argumento contra Deus faz sentido, lembre-se de que é uma ilusão, e ainda que naquele momento você não consiga explicar, certamente há algo melhor que o Senhor lhe mostrará na frente.

Portanto, não duvide do caráter de Deus, suspeitando da validade de suas promessas; também, Não tenha medo de provar que o Senhor é bom (Sl 34.8).

3- APRENDA A SOSSEGAR A TUA ALMA
7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Para quem não sabe, este texto apresenta um solilóquio! Uma conversa consigo mesmo.

É importante desenvolvermos o hábito de falarmos conosco, falar o que edifica, o que nos traz esperança e equilíbrio.

O salmista nos conta que caiu em tribulação e tristeza, que laços de morte o cercaram e se apoderaram dele. Tratava-se de um sofrimento físico, mental e espiritual.

Ele Busca a Deus e Sabe que Deus é bom, mas agora ele usa um imperativo!

“Volta, minha alma, ao teu sossego” “Pois o Senhor tem sido generoso para contigo”

Ao invés de prostrados, ficaremos confiantes, sossegados em um Deus que é generoso, e que cumpre as suas promessas.

A frase não é poderosa em si mesma, nem é proveniente de alguma coisa mística, pelo contrário, o poder vem do Deus que invocamos, vem da fé que temos nele, como nosso protetor, sua bondade é real e virá sobre nós.

Posicione a sua vida e no que você crê baseado nas Escrituras, sabendo que não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Se você já entregou sua vida pra Jesus, então você também pode descansar em Deus e lançar suas inquietações diante Dele.

Há muitas coisas que não podemos controlar, que não podemos interferir, porém Deus continua firme no controle de nossa vida!

“O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos”. Salmos 138:8

CONCLUSÃO:

8 Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 9 Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.

A presença de Deus é maravilhosa, ela nos garante uma boa jornada em nossa vida. Portanto saiba que andar na presença do Senhor e se fortalecer Nele fará que de alguma forma as pressões também colaborem para o nosso amadurecimento e crescimento!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário