domingo, 1 de abril de 2018

O QUE JESUS DEIXOU PRA NÓS?



Texto: João 20:1-22
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.
2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.
3 Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.
4 Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro;
5 e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou.
6 Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis,
7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte.
8 Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
9 Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.
10 E voltaram os discípulos outra vez para casa.
11 Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,
12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus.
15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!
17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Introdução: Durante esta semana creio que todos nós ouvimos ou lemos atentamente sobre a morte de Jesus! Nós temos a compreensão de que Jesus não foi forçado a morrer pelos seres humanos; antes, ele decidiu se entregar em favor das pessoas. 

A morte de Jesus foi um ato voluntário, de completa submissão à vontade de Deus e de completo amor em favor dos homens.

Na festa da Páscoa, quando estava no monte das Oliveiras, Jesus se entregou para ser preso e crucificado. Diante da atitude de Pedro, que tentava lutar contra os soldados, Jesus disse:

“Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer dessa forma?” (Mateus 26.52-54)

Mas esse não é o fim da história! Jesus morreu, mas Ele não ficou morto. Ele foi enterrado, mas Ele não ficou no sepulcro. A mensagem da Páscoa é que Ele está vivo!

E a pergunta que eu quero fazer nesta manhã é: Com a Sua ressurreição o que Jesus deixou para nós como seus discípulos?

I. ELE DEIXOU PARA NÓS UM TÚMULO VAZIO.
Precisamos entender que:

Ao lado da mensagem da cruz, está também a mensagem do túmulo vazio; Junto à mensagem da morte, há também a mensagem da ressurreição!

·          É verdade, sim, que Jesus morreu; mas é verdade também que Jesus ressuscitou!

·         Se a mensagem da cruz fosse a única mensagem da Bíblia, então, realmente, não haveria esperança para o mundo. Só poderíamos nos calar e nos resignar diante do sofrimento, da dor, das guerras, das enfermidades, das injustiças, das catástrofes e de todo o mal que vemos à nossa volta.

·         É por isso que Paulo disse: (1Co 15.14). Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã a vossa fé.”

É POR ISSO QUE CREMOS QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO FOI O EVENTO MAIS "IMPACTANTE" DA HISTORIA PARA OS CRISTÃOS!

Todas as religiões giram em torno de túmulos. Mas só um tem a porta completamente aberta; há só um túmulo vazio.

Um muçulmano disse certa vez a um missionário: "Nós, muçulmanos, temos uma coisa que vocês cristãos não tem, um túmulo, ao qual podemos ir visitar e chorar".

- "É mesmo", o missionário replicou: "Nós temos um túmulo também, mas está vazio, nosso Salvador está vivo".

Este túmulo vazio faz toda a diferença entre Cristãos e as demais religiões.

O túmulo é um lugar para a morte, mas Jesus é a vida. (João 11:25)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá"

Apocalipse 1:18 "Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno".

II. ELE DEIXOU PARA NÓS UMA PORTA ABERTA.
A porta do túmulo estava aberta não para que Jesus pudesse sair!

Em Seu corpo ressuscitado, Ele já não estava limitado pelo tempo e espaço.

Depois de Sua ressurreição Jesus apareceu aos seus discípulos, enquanto eles estavam no cenáculo com as janelas e portas fechadas e trancadas.

A porta estava aberta não apenas como um testemunho da Sua vitória sobre o poder da morte e da sepultura, mas, para nos ensinar como discípulos que agora é um tempo de oportunidades!

1º Oportunidade de Salvação. Jesus disse: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo..." (João 10:9)

Romanos 10:9 "Porque, se tu confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo"

A porta da salvação ainda está aberta a todos e para cada um que ainda não se arrependeu e recebeu Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

2º Oportunidade de sermos enviados por Jesus ao mundo para pregar o Seu evangelho.

Naquela mesma manhã Jesus disse aos seus discípulos: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.

A Igreja do Senhor Jesus tem uma oportunidade e dever, que é o de pregar o evangelho. Paulo disse: “Ai de mim se não pregar o evangelho”  Jesus disse: "Ide e pregai o evangelho a toda a criatura" (Marcos 16:15).

Todos nós cristãos já sabemos disso! O problema é que, infelizmente, temos tratado este desafio simplesmente como uma obrigação e não como uma paixão!

John Knox disse:"Senhor, dá-me a Escócia, ou então morro".

Whitefield clamava:"Se não queres dar-me almas, retira a minha!".

Mateus Henry: "Sinto o maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e de prata para mim mesmo".

João Wesley: “Tua tarefa única na terra é salvar almas”


Jesus disse à igreja de Filadélfia, "Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar" Apocalipse 3:8


III. ELE DEIXOU PARA NÓS SEU ESPÍRITO.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Quando lemos este texto, parece que encontramos um pequeno conflito teológico a respeito de quando o Espírito Santo veio sobre os seus discípulos.

Em Atos, o Espírito Santo veio no dia de Pentecoste, 50 dias após a ressurreição, enquanto que aqui, em João 20, o Espírito Santo parece vir no dia da ressurreição.

- Será que João e Lucas estão em conflito?

Calvino se referiu a este texto como uma “aspersão” do Espírito Santo e a Atos 2 como uma “saturação”!

Em Lucas 24:49 claramente ensina que no Pentecoste, os seguidores de Jesus receberiam a plenitude do poder divino, Espírito Santo.  

“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.

O que ocorreu em João 20:22, este foi uma capacitação transitória para os discípulos entre a Páscoa e o Pentecoste.

Mas foi em Pentecostes que o Espírito Santo veio para ficar e fazer em nós a Sua própria morada!

A vinda do Espírito Santo é diretamente dependente da ida do Filho. (sua ascensão)  

Veja João 16:7  “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” .
  
Conclusão: Jesus deixou para nós um túmulo vazio, uma porta aberta, e o Seu Santo Espírito para que nós como seus discípulos movidos pelo Espírito Santo pregássemos uma mensagem de esperança aproveitando cada oportunidade que tem se apresentado a nós!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário