sábado, 21 de abril de 2018

VIVENDO E VENCENDO SOB PRESSÃO



2 Coríntios 1:8-10
8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida.
9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos;
10 o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos,

Introdução:  No texto que acabamos de ler e também em outros que o apóstolo Paulo escreveu, podemos perceber que ele sabia bem o que era viver debaixo de muitas pressões. Dentre elas eu destaco as perseguições, cadeias, açoites e traições a ponto dele dizer neste texto: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida”.

Todos nós vivemos debaixo de pressão embora não desejamos!

É pressão do diabo, da família, financeira, no trabalho e assim vai. E por mais que tentamos fugir dela, ela sempre esta por perto.

Eu creio que com a proximidade do final dos tempos, vamos sofrer uma pressão cada vez maior para desistirmos. As distrações e o engano, por exemplo, tentarão nos desviar do caminho.

O Diabo sabendo que lhe resta pouco tempo está usando todos os mecanismos possíveis para desencaminhar o Homem, razão pela qual as coisas que antigamente eram Proibidas agora são normais.

Por isso, precisamos aprender a lidar com estas pressões e usá-las para o nosso crescimento e solidificação de nossa fé!

Três razões porque as pressões são importantes para o nosso crescimento e firmeza espiritual:

1- A PRESSÃO MOSTRA A NOSSA CONDIÇÃO ESPIRITUAL.
“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual, o SENHOR, teu Deus, te Guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os Seus mandamentos.” (Deuteronômio, 8.2)

Muitas vezes podemos estar sob a pressão de um deserto. Três tipos de pressões você encontra no deserto:
1- A pressão do Diabo
2- A pressão do Sofrimento
3- A pressão do Conflito

O deserto revela quem nós somos.  “... para saber o que estava no teu coração...”.

Na verdade, não há nada como um deserto para nos ajudar a conhecer o nosso próprio eu.

O Que é Deserto? Fase de amadurecimento e aprofundamento de Deus para conosco, vem para golpear a carne e quebrantar o ego.

Na verdade nós só conhecemos alguém de fato quando a vemos debaixo de pressão.

Não se pode avaliar alguém em dia de festa, mas, com certeza, as atitudes e reações de uma pessoa serão mais bem avaliadas diante das adversidades.

As pressões que sofremos são como o fogo. 

“O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são”. Prov. 17:3

A Palavra de Deus nos diz que há um fogo que vem para testar a nossa realidade. Esse fogo é o fogo da pressão. Tal fogo apenas realça o ouro e a prata, tornando-os ainda mais puros.

Você conhece alguém que só ora e vem na igreja quando esta debaixo de pressão?  

Essa atitude não é a mais correta, mas esse tipo de pessoa mostra por um lado que tem um pouco de temor a Deus e o busca em tempos de luta.

Ao contrário dessas pessoas existem outras que quando estão debaixo de pressão só sabem ficar sentada assistindo TV e reclamando da vida sem tomar nenhuma atitude contrária a situação que está passando.  

Deus jamais nos põe na fornalha ardente do deserto para nos destruir.

Ele apenas nos refina e nos torna melhores.


2 – A PRESSÃO PRODUZ MUDANÇA ESPIRITUAL.
 “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra”. Salmo 119:67

A pressão, além de mostrar a nossa verdadeira condição espiritual ela bem canalizada produz também uma mudança espiritual.

Foi exatamente isso que o Salmista experimentou! Enquanto ele andava errado, certamente desprezava as orientações da Palavra de Deus para a sua vida.

Mas quando ele passou uma aflição (pressão) ele passou a guardar a Palavra do Senhor!

E não somente isso; ele percebeu que bom passar pelo que passou para aprender mais de Deus!

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Salmo 119:71

Deus usa a pressão para nos transformar. Em outras palavras: as pressões colaboram com o nosso processo de crescimento.

Não há crescimento em Deus, sem o fogo da pressão. As pessoas tornam-se diferentes, depois de um período de provas e tribulações.

A pressão tem poder de mudar a nossa vida!

Você sabe como é feito o diamante, ele é feito do carvão depois de muito fogo e pressão.

Mas como duas coisas tão diferentes podem ter a mesma composição?

A diferença está no processo. O que os torna diferentes é o fato de que o diamante foi submetido a altas pressões e temperaturas durante um longo tempo, e isto mudou a sua consistência.

A combinação de três elementos forma o diamante: fogo, pressão e tempo.  

O diamante é uma pedra preciosa que tem três características básicas: beleza, raridade e durabilidade.

- A beleza do caráter de Cristo
- A raridade de uma vida totalmente entregue a Deus
- A durabilidade de uma fé que não desiste

O Senhor também deseja que sejamos fortes e resistentes como o diamante.

O diamante é a substancia mais dura encontrado na natureza, o que significa que só um diamante pode cortar ou riscar outro diamante.  Nenhum outro tipo de metal, ferro ou aço pode arranhar o diamante.

Em Ezequiel 3:7-9 temos um texto bem interessante sobre o Profeta Ezequiel que foi enviado por Deus para falar ao povo de Israel durante o seu cativeiro, aquele povo era de duro coração!

7 “Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração”.

Certamente Ezequiel estava pressionado e não se sentia capaz para tal missão. Nele mesmo não havia estrutura espiritual e emocional para suportar as afrontas de um povo duro de coração, mas o Senhor já havia transformado o Profeta e feito ele como um forte diamante!  O Senhor estava lhe dando a estrutura de um diamante!

Ezequiel 3:8,9

8 Eis que fiz duro o teu rosto contra o rosto deles e dura a tua fronte, contra a sua fronte.
9 Fiz a tua fronte como o diamante, mais dura do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assustes com o seu rosto, porque são casa rebelde.

O que Deus está dizendo para Ezequiel é que: ninguém poderia lhe causar dano!

3- A PRESSÃO PRODUZ PODER ESPIRITUAL.
Atos 4:29-31
29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,
30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.
31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

A Igreja primitiva estava debaixo da pressão da perseguição! As autoridades os proibiram de pregar a Palavra e foram ameaçados!

No entanto, eles não oraram para que fossem livres da pressão. Pelo contrário eles pediram ao Senhor, mais ousadia e coragem.

Como resposta o poder de Deus foi manifestado a ponto de tremer o local onde estavam reunidos. E mais que isso, esse poder do Espírito Santo os encheu de intrepidez para anunciar a Palavra de Deus.

“As pressões são as oportunidades que surgem na tua vida para que você possa conhecer o poder de Deus”.

Lembre-se: O patriarca Jó só conheceu o poder de Deus em sua vida, quando a carne do seu corpo estava podre.

Na Inglaterra, no séc. XVIII os físicos descobriram que a pressão condicionada gerava potência. Quando eles entenderam que pressão é igual a poder, o mundo foi revolucionado. Quer poder, então antes vai vir a pressão.

Você sabe como um carro, um trem ou um avião se move? Através do Combustível – Que gera uma Explosão – Que Gera uma Pressão – Pressão canalizada gera o movimento. Esse é o princípio que move as coisas.

Deus escolhe maneiras diferentes de gerar pressão em nós.
- Uns através das necessidades,
- outros através dos sonhos,
- outros através de lutas interiores.
- Outros através de suas fraquezas.

“A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Cor 12:9

Portanto quando a pressão chegar em sua vida diga o seguinte:

“Esta é uma boa oportunidade para que o Senhor manifeste seu Poder”.

CONCLUSÃO:

Todo homem ou mulher que se tornaram vencedores enfrentaram pressões acima de suas forças e saíram com a vitória na mão.

Os vitoriosos são aqueles que levam a sério o seu relacionamento com Deus!

A Igreja precisa sair da religiosidade. Ir aos cultos uma vez na semana e achar que a Bíblia só deve ser lida lá não vai prepará-la para estas pressões dos últimos dias!

“Encha o seu tanque” todos os dias da Palavra de Deus! Esteja em contato com Deus o dia todo!

A nossa vida de relacionamento com Deus precisa ser mantida e, mais do que isso, precisa crescer e se solidificar.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário