segunda-feira, 9 de abril de 2018

VIVA PELOS PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS



“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14:17

INTRODUÇÃO:

Nós como igreja temos falado e cantado muitas músicas que falam sobre Reino de Deus. Quando a Bíblia menciona o reino de Deus, está falando desse domínio pleno que Deus tem sobre todo ser, sobre todas as coisas existentes nesse mundo. Esse domínio se estende além do presente. Deus dominou ontem, domina hoje e dominará amanhã e para todo o sempre.

O reino de Deus está progressivamente tomando sua forma designada em cada tempo, até que chegue ao seu formato final na segunda volta de Jesus Cristo, onde cada crente viverá para sempre na presença de Deus.

Mas há outro aspecto do Reino de Deus que eu quero destacar hoje:

O Reino de Deus como uma condição interior!

“Interrogado pelos fariseus quando viria o reino de Deus, Jesus lhe respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. (Lucas 17.20-21)

O Reino de Deus não é político nem de esquerda ou de direita! O Reino se manifesta a partir do coração das pessoas que se rendem a Jesus Cristo como o Senhor de suas vidas!

Sim, o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Então, o Reino de Deus, de fato é acima de tudo, uma condição interior.

a) O Reino nos fala de uma paz que excede todo entendimento. (Fp. 4.7)

b) O Reino nos fala de uma alegria que ninguém poderá nos roubar. (Jo. 16.22)

c) O Reino de Deus de uma justiça plena, onde a retidão, o caráter e a integridade é sua marca presente nos corações onde Cristo reina!

A minha pergunta é:

Temos sentido essa paz que excede todo o entendimento?

Temos experimentado a alegria que ninguém nos pode tirar?

Temos experimentado prazer em andar nos caminhos da justiça?

E se não temos experimentado, por que não o temos experimentado?

Alguém poderá dizer: Como conseguir isso?

O que fazer para penetrar nessa dimensão?

A resposta é simples: Precisamos viver os princípios do Reino!

Quando vivemos os princípios do Reino, tudo virá por acréscimo, como um fruto natural de uma árvore cuja seiva vem do próprio Jesus.

O mundo inverteu tudo. E é por isso que estamos experimentando esse caos que invade todas as esferas da vida. Esse é o propósito de satanás. Esse é o poder do pecado: apagar todos os sinais do Reino de Deus. Mas esses sinais precisam ser vistos em nós!!!

Quais são alguns princípios do Reino que podemos praticar? Coisas que parecem difíceis no começo, mas que quando estabelecidas em nossa prática diária, têm o pode de fazer florescer os nossos desertos mais secos.

I - O PRINCÍPIO DA HONRA:
 “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”. 1 Pe. 2.17

 “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”. Rm. 13.7

Hora= Valorizar – estimar – ser grato – reconhecer – proteger – cuidar – homenagear – distinguir – reverenciar – respeitar – submeter-se.

O contrário de honra é a desonra: “tratar como comum ou ordinário”, “tratar com desprezo” e até mesmo “desrespeitar” ou “humilhar”.

Como filhos de Deus, nós precisamos aprender a exercitar o princípio da honra, por que Deus é um Deus de honra. Quantas vezes vemos isso na Bíblia?

Quando a Bíblia fala, A QUEM HONRA, HONRA, ela está dizendo que a HONRA é algo direcionado à PESSOAS, não a COISAS. Esse pronome relativo QUEM se refere a PESSOAS e não a COISAS.

Infelizmente, vemos ao nosso redor como esse princípio tem sido abandonado. As pessoas têm perdido o respeito e o valor umas pelas outras. Hoje em dia as pessoas têm valorizado mais as coisas do que as pessoas.

Há um ditado que diz: “COISAS foram feitas para serem USADAS e PESSOAS para serem AMADAS”.

Mas o que nós vemos hoje é o contrário. Coisas são amadas e pessoas são usadas.

Coisas tem tido mais valor do que as pessoas. Por isso vemos as pessoas respeitando cada vez menos umas as outras, confiando cada vez menos umas nas outras. Se decepcionando cada vez mais umas com as outras.

Por isso, onde entra a desonra, entra a dor, entra o sofrimento, a amargura, o ressentimento, o ódio, e o vazio existencial se torna insuportável. (Depressão, suicídio)

Aliás, tudo isso começou exatamente no Éden. Adão e Eva desonraram a Deus e o que começou acontecer desde então foi uma corrente sucessiva de desonra, um círculo vicioso de vergonha, de acusação, de medo, de transferência de culpa e de solidão. (O relato da queda deixa isso muito claro – Gn. 3.7-12)

Todos nós necessitamos de amor, respeito e aceitação. Desde criança nosso ser clama por isso. Nós nascemos com essa necessidade a ser preenchida.

Nosso ser clama desesperadamente por esse reconhecimento e, é através da honra mútua que nos suprimos dessas necessidades.

Todos nós precisamos não somente ser vistos, mas ser notados, ser celebrados. A honra celebra os relacionamentos.

Quando Adão e Eva pecaram Deus fez o primeiro sacrifício para supri-los de vestes.

Para salvar a humanidade de si mesma, Deus colocou honra sobre o casamento e a família. (Hb. 13.4)

Deus quer honra na sua Igreja. (1 Co.12.21-25).

O mundo ali fora se desestrutura cada vez mais, por que as pessoas não se honram mais. Ao contrário, todos desonram todos e assim todos acabam com seus tanques emocionais vazios.

Nós precisamos resgatar a honra na família, em nossos relacionamentos, no ambiente de Igreja e impactar o mundo com um comportamento que paga a todos a honra que é devida.

É IMPRESSIONANTE o quanto a Bíblia relaciona honra à pessoa de Deus. Deus colocou honra em tudo, tudo.

O verbo honrar significa distinguir, fazer diferença. É isto que Deus espera de nós. Mais do que qualquer coisa que imaginamos, ele espera que o honremos. ( Malaquias 1:6-9)

6 Ora, o filho deve honrar o pai, e o servo, o seu senhor. Se Eu Sou o Pai, onde está a honra que me é devida? Se Eu Sou ‘Adôn, Senhor e Mestre, onde está o temor, o respeito reverente, que me é devido?”, questiona o SENHOR dos Exércitos a vós, sacerdotes. “Ora, sois vós que desprezam o meu Nome!
7 Trazendo comida impura ao meu Altar! E ainda assim indagam: ‘De que maneira te desonramos?’ Quando, de fato, estais declarando, mediante vossa atitude, que a mesa de Yahweh é sem importância e desprezível.

8 Quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é errado? E quando ofereceis animais aleijados ou doentes, isso também não é errado? Ora, vai e apresenta-os ao vosso governador humano. Será que ele ficará feliz com tal presente? Ele terá satisfação em atendê-los?” Questiona o Eterno Todo-Poderoso.

9“Suplicai, pois, agora mesmo a graça e favor de Deus, para que tenha compaixão de nós. Com esse tipo de oferta, será que ele vos atenderá?” Indaga o SENHOR dos Exércitos.

A honra, é sem dúvida um caminho essencial para que a vida abundante se manifeste dentro de nós e no meio de nós, e ao redor de nós. É da honra que vem grande parte da cura que necessitamos.

II - O PRINCÍPIO DA EXCELÊNCIA.
O relato da criação termina com algo surpreendente:

 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gn. 1.31)

Parece que Deus ficou tão feliz ao ver tudo o que fez!

Deus é o Deus das coisas bem feitas!!!

Nós precisamos olhar para aquilo que fazemos e experimentar essa mesma sensação que Deus experimentou quando olhou para a sua criação.

A alegria naquilo que fazemos é uma das grandes fontes de alegria e de paz e de justiça que podemos experimentar nesta vida.

Acostume-se a dar o melhor, por que esse é um princípio do Reino. E, por que sendo um princípio do Reino e o retorno que Ele traz é vida!

Deus não é um Deus de mais ou menos. Não! Deus é Deus do extraordinário. Tudo o que Deus fez é perfeito e nossa imitação de Deus, passa por isso.  

Os grandes homens e mulheres de Deus, deram sempre o melhor de si.

As mulheres devem viver um padrão de excelência:
3 Portanto, o que vos torna belas e admiráveis não devem ser os enfeites exteriores, como as tranças do cabelo, as finas jóias de ouro ou o luxo dos vestidos. 4 Pelo contrário, esteja em vosso ser interior, que não se desvanece, toda a beleza que se revela mediante um espírito amável e cordato, o que é de grande valor na presença de Deus”. 1 Pedro 3:3,4

Os homens devem viver um padrão de excelência:
“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. 1 Tm 2:8 

Os jovens devem viver um padrão da excelência:
“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.   (1 Tm. 4.12)

Eu tenho certeza que quando começamos a praticar a excelência, nós vamos ficar felizes conosco mesmo e vamos ficar felizes por que vamos colher o fruto da excelência, e vamos ficar felizes por que vamos deixar as outras pessoas felizes!

A excelência é o caminho do sucesso e da prosperidade: “Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe. (Pv. 22.29)

III - O PRINCÍPIO DA COMPLETUDE
E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Gn. 2.2)

Deus é o Deus das coisas completas. Deus sempre termina aquilo que Ele começa. Deus não deixou o mundo pela metade. Por isso descansou no sétimo dia.

Temos um chamado, um destino, uma missão pessoal a cumprir. Quem é chamado para o Reino é chamado para completar o que começa, por que esse é um princípio divino.

Neemias completou sua missão.
“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.” (Neemias 6,15-16)

Jesus completou sua missão.
“Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si”. Isaías 53:11
  
Paulo completou sua missão.
“Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé!” 2 Tim. 4:7

Aliás, Paulo tinha tão forte essa convicção quando disse: “Estou plenamente certo que aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”. (Fp. 1.6). “Estou plenamente certo”. Por quê? Por que Paulo conhecia o Deus que servia!


Há um número incalculável de filhos de Deus que desistem no meio do caminho. Nem sempre desistem da fé, mas desistem do seu padrão, desistem de lutar contra o pecado, desistem dos seus sonhos. O resultado é que lá no final acabam se afastando completamente dos caminhos de Deus ou vivem a única vida que lhes foi dada de forma medíocre. Muito triste!

As pessoas estão desistindo de tudo. Você não! Vá em frente. Complete sua carreira!

IV - O PRINCÍPIO DA LIBERDADE
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8.34-36)

O pecado nos encheu de limitações que nos impedem de obedecer a Deus. E sempre que pecamos, de algum modo, “saímos da casa de Deus”.

Parece que em relação às coisas de Deus tudo exige tanto esforço. Sabe  Por quê?

- Por que há poderes malignos e há uma natureza pecaminosa dentro de nós ainda impondo escravidões sobre a nossa vida.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”. Gálatas 5:13

Liberdade cristã significa compreender que fomos criados por Deus para sermos servos obedientes a sua vontade.

O problema ocorre quando pessoas decidem querer ser livres, sem se submeter a Deus, isso nunca será possível. Há dois senhores e temos que decidir a qual deles queremos servir.

Temos que ser livres para servir a Deus, para adorar, para ter a plenitude de vida que Jesus prometeu.

Ora, Jesus prometeu que Ele nos libertaria de todo mal. Então, quando há áreas de limitações, onde não podemos vencer o pecado, é por que ainda somos escravos.

Não pense você que ser livre é apenas não ter vícios! Ser livre é muito mais do que abandonar o cigarro, a bebida alcoólica, drogas e etc...

Deus nos quer livres também de nossos medos, complexos, sentimentos negativos, ira, amargura, o ressentimento, a falta de perdão, o egoísmo e a preguiça.

É claro que temos limites, mas todos nós poderíamos voar muito mais alto, se não fossemos ainda dominados por estes sentimentos!

Todas essas coisas limitam tanto nossa vida.

Jesus veio para nos dar liberdade para sermos exatamente aquilo que Ele quer que sejamos.

Ora quando ainda estamos presos a essas coisas, é por que Jesus ainda não nos libertou. Então precisamos deixar que Jesus entre nesses espaços da nossa vida para sejamos verdadeiramente livres para viver uma vida de plenitude. Uma vida abundante. Isso é possível sim!

É possível se permitirmos que o Espírito Santo nos encha de seu amor e poder! Se renunciarmos o nosso eu e matarmos a nossa carne!

Há uma abundância de vida que explode dentro de nós, quando nos sentimos livres para fazer aquilo que Deus quer que façamos.

CONCLUSÃO:

Tome uma firme decisão nesta noite para colocar em prática estes princípios do Reino de Deus! Sejamos nós verdadeiros cidadãos do Reino de Deus nesta terra até que Jesus volte novamente e estabeleça seu Reino em toda a Sua Plenitude!!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário