sexta-feira, 28 de agosto de 2020

APRENDENDO A ORAR COM JESUS (1ª Parte)


Hoje é a segunda ministração da Série: Aprendendo a Orar com quem orava, onde estamos trazendo algumas orações de alguns personagens da bíblia.
 
Vamos dividir esta Palavra em duas partes. Hoje eu quero falar contigo sobre a vida de oração de Jesus e na próxima ministração sobre a Oração que Jesus nos ensinou.
 
Com Jesus aprendemos que a oração não é apenas uma atividade religiosa, mas um relacionamento constante com Deus. Tudo o que Jesus fazia era permeado pela oração.
 
Se você pesquisar sobre a vida de oração de Jesus você se surpreenderá.
 
Quero trazer pra você nesta palavra apenas alguns momentos chaves de sua vida de oração.
 
1- JESUS OROU QUANDO FOI BATIZADO. (Lucas 3:21,22)
“E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.
 
Quando Jesus orou naquele momento três coisas aconteceram:
 
a- O Céu se abriu
b- O Espírito Santo desceu
c- Deus o Pai falou
 
Podemos ter a certeza de que se orarmos o mesmo pode acontecer conosco. Os céus se abrirão para nós manifestando a glória do Senhor! O Espírito Santo descerá com poder e poderemos ouvir a voz do Pai.
 
2- JESUS OROU QUANDO FOI ESCOLHER OS SEUS DISCÍPULOS (Lucas  6:12,13)
“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:”
 
Detalhe: Ele orou uma noite inteira na escolha de seus discípulos.
 
“A liderança da Igreja precisa ser escolhida conforme a vontade de Deus e não conforme a vontade dos homens”.
 
3- JESUS OROU NO GTSÊMANI, NA HORA MAIS DECISIVA DA HISTÓRIA. (Lucas 22:40-44) 
40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,
42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
43 [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]
 
Diante da batalha mais difícil da história, Jesus orou. Ele sabia que seus inimigos viriam prendê-lo. Ele sabia que estava destinado a ir para a cruz.
 
Mas ele não se defendeu, antes dobrou os seus joelhos e orou. Ele não usou as armas carnais para se defender, mas usou as armas espirituais.
 
4- JESUS OROU QUANDO FOI CRUCIFICADO ( Lucas 23:34)
“...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..” Lucas 23:34
 
Jesus mesmo ali na cruz poderia ter fulminado pelos seus algozes, mas antes decidiu orar por eles pedindo a Deus Pai que os perdoassem.
 
Com Jesus aprendemos que antes de qualquer atitude que venhamos a tomar para com aqueles que nos ofenderam, devemos orar!
 
De todas as coisas que Jesus nos falou para fazer, orar por aqueles que nos perseguem é sem dúvida a mais complicada.
 
Seria mais fácil oramos para que eles sumam, nos larguem se esqueçam de nós; só que não parece que é isso que Jesus ensina.
 
A oração deve ser pela conversão deles, pelo arrependimento, para que eles sejam perdoados para conhecerem a Deus.
 
Isso é o que Jesus fez enquanto esteve pendurado na cruz:
 
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).
 
5- JESUS OROU APÓS A SUA RESSURREIÇÃO. (Lucas 24:30)
“E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;”
 
Jesus se apresenta ressurreto aos seus discípulos e abençoa o pão dando graças.
 
Ele parte o pão e dá aos seus discípulos para reavivar neles a memória acerca de sua identidade.
 
O Jesus que eles e nós cremos é o vencedor da morte, o redentor de Seu povo, o Deus todo Poderoso!
 
 
6- JESUS CONTINUA ORANDO POR NÓS À DESTRA DO PAI. (Hb. 7:25)
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25
 
O autor de Hebreus diz que Jesus vive sempre para interceder por nós! Aleluia!
 
Em Rm 8:34 Paulo também diz que Jesus “está à direita de Deus e também intercede por nós”.
 
O testemunho de um pastor Batista:
 
Em 1992, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, numa quarta-feira, realizei um culto de jejum e oração na Igreja Batista, no Bairro do Crespo, Japiim I, onde Deus operou poderosamente.
 
Naquela inesquecível noite, eu caí em prantos, numa profunda agonia, como dor de parto. Parecia que o meu coração estava literalmente se desfazendo. Eu estava levando a Igreja a interceder por um objetivo: "a comunidade local".
 
No final do culto de oração, uma irmã por nome de Maria das Graças, uma senhora de 55 nos, com lágrimas nos olhos, soluçando, pediu a palavra e deu o seguinte testemunho:
 
"Quando nós estávamos orando, Deus me mostrou, em visão, o Senhor Jesus à destra de um Trono, cheio de glória, com as Suas mãos traspassadas estendidas, orando ao Pai celestial em grande agonia. Na proporção em que orávamos e chorávamos, Ele também orava e chorava. Jesus está intercedendo conosco!".
 
Esse testemunho nos mostra que Jesus é o nosso intercessor à destra do Pai Celestial. O que aquela irmã viu em sua visão foi, na verdade, Jesus exercendo o seu ministério de intercessão à destra do Pai em favor daquela comunidade!
 
A intercessão é tão vital, que Deus providenciou um Intercessor que não pode falhar, que não teve pecado.
 
Esse Intercessor é o único que pode se colocar diante de Deus eficazmente e perfeitamente a favor da humanidade.
 
Para que e por que Ele intercede? Abra a sua bíblia em João 17 (Na oração sacerdotal de Jesus)
 
a) Para que sejamos guardados do maligno: João 17:9-11 " É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós”.
 
b) Para que sejamos santificados: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade" (vs.17-19).
 
c) Para que sejamos um: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim" (vs.20-23).
 
d) Para que sejamos glorificados: "Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo" (v.24).
 
A intercessão de Jesus por nós se resume em quatro palavras:
 
Guardados, santificados, unificados, glorificados!
 
 
CONCLUSÃO:
 
Como Jesus, busquemos ter uma vida de oração. Que possamos nos desvencilhar de tudo aquilo que rouba o nosso precioso tempo com Deus.
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário