segunda-feira, 31 de agosto de 2020

APRENDENDO A ORAR COM O PROFETA ELIAS

 

1 Reis 18:41-46
 
41 Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.
42 Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos,
43 e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.
44 À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.
45 Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.
46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel.
 
Tiago 5:17-18
 
17 Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
18 E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.
 
Graça e paz irmãos e irmãs, hoje eu quero conversar com você sobre um personagem da bíblia que teve uma vida poderosa de oração. Através do Profeta Elias vemos coisas sobrenaturais acontecendo em um período da história bastante complicado.
Este homem de oração foi comissionado por Deus para trazer o povo de Israel ao bom caminho de novo, do qual estava afastado por escolha própria e pela influência do sistema comandado por Acabe e Jezabel.
 
Elias viveu o sobrenatural em sua vida não porque ele era um grande homem de Deus, mas porque ele servia a um Deus que é Grande. 
 
Pelo contrário Tiago diz que ele era um “homem sujeito à mesmas paixões que nós”
“...e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5.17, 18).
 
Tiago afirma que Elias orou para não chover, e o fez de uma maneira fervorosa. Houve três anos e meio de seca, o que trouxe muita escassez na terra. Depois orou para que chovesse.
 
Não parece estranho isso? Orar para não chover! Depois orar para chover!
 
Vamos entender o que acontecia naquele tempo.  A nação de Israel era governada por Acabe, um rei que fazia o que era mau aos olhos do Senhor. Este rei casou-se com Jezabel, mulher de origem cananita, que influenciou perversamente todo o reino de Israel.
 
Em 1 Reis 16:30-33 vemos em detalhes o que aconteceu...
 
30 Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
31 Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.
32 Levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
33 Também Acabe fez um poste-ídolo, de maneira que cometeu mais abominações para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
 
Por causa dessa aliança, Israel se afastou de Deus e se voltou para a idolatria e o culto a Baal. 
 
Jezabel abrigava no palácio 450 profetas de Baal e 400 profetas de Aserá.
 
Baal, no hebraico, significa senhor, dono. Acreditava-se que essa potestade controlava a chuva, a fertilidade e a vegetação. Algumas vezes também era conhecido como deus do fogo.
 
Quando Elias ora para não chover trazendo uma longa estiagem, era para mostrar ao seu povo que Baal não era nada, não podia controlar a chuva nem a vegetação.
 
1 Rs 17:1 "Ora, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho, nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra."
 
E assim aconteceu! Por três anos não choveu sobre a terra.
 
Mas mesmo assim o Povo de Deus estava dividido entre o Senhor e Baal.
 
1 Reis 18.21   “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.
 
É interessante também notarmos que três anos depois Elias faz o que chamamos de desafio dos deuses. Ele convoca a todos os profetas de Baal no monte Carmelo e diz o seguinte:
 
24 “Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra”.
 
Diante deste desafio proposto pelo Profeta Elias aos profetas de Baal, o Senhor responde com fogo à oração de Elias e todos os profetas de Baal são humilhados e mortos.
 
Naquela batalha conhecida como a batalha dos deuses, ficou provado ao povo que só o Senhor é Deus!
 
39 “O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”
 
Tudo o que Elias queria era que aquele povo tivesse os olhos desvendados, saíssem do engano; que tivessem uma experiência tal que o fizessem discernir quem era o Deus verdadeiro. Que o povo percebesse a diferença entre Baal e o Deus de Israel.
 
Quando nós reconhecemos que só o Senhor é Deus milagres podem acontecer através de nossas orações!
 
Logo a seguir, nos versículos 41 a 46 Elias tem o terceiro desafio de oração. Orar para que a Chuva pudesse cair pondo um fim ao sofrimento causado pela seca.
 
Elias foi um instrumento de Deus para que a vontade fosse feita na terra.
 
“Seja feita a Tua vontade assim na terra como nos céus” (Jesus)
 
Através da oração a vontade de Deus foi “gerada”, primeiramente orando pela seca, depois orando pelo Fogo de Deus e por último orando pela chuva.
 
Ao olharmos Elias agora orando pelas chuvas, vamos encontrar alguns elementos da oração que move o sobrenatural. (1 Reis 18:41-46)
 
1- ELIAS TEVE FÉ.
41 “Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva”.
 
Elias manda ao rei Acabe comer e beber, mas ele mesmo vai subir ao monte para orar. Se você ler o texto posterior, não vai encontrar nenhum indício visível de que havia ruído de chuvas ou trovões. Na verdade Elias tem uma visão de fé!
 
“Quem tem fé vê o que as pessoas normalmente não vêm”.
 
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Hebreus 11:1
 
Pessoalmente creio que Deus disse a Elias: vai chover. Elias estava então ancorado na Palavra do Senhor.
 
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Romanos 10:17
 
Mesmo quando a meteorologia nos diz que vai chover, nós olhamos para o céu e cremos que o Senhor enviará a chuva.
 
Com seus ouvidos naturais, Elias não ouviu trovão algum. No entanto, com seus ouvidos espirituais, escutou os trovões e, com os olhos espirituais, viu os relâmpagos cruzando os céus antes das águas que chegariam.
 
“Se Deus diz que vai chover, peguemos o guarda-chuva, embora o sol brilhe”.
 
2- ELIAS SE RETIROU.
42a “Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo”,
 
Enquanto o rei Acabe comeu e expressou a sua alegria, Elias subiu para o topo do monte Carmelo (1 Rs 18.42).
 
Faz-nos lembrar como Moisés tinha o hábito de falar com Deus no topo do monte Sinai (Êx 31.18 e 32.1) e como Jesus gostava de subir ao monte das Oliveiras para Seus momentos a sós com Deus ( Jo 8.1 e Mc 1.35).
 
O fato de Elias, Moisés e Jesus orarem no monte, não é porque ali a oração tem mais poder.  Na verdade o monte significa você escolher um lugar para estar com Deus, para orar, para buscar ao Senhor longe do barulho, das confusões e das distrações da vida.
 
O teu monte pode ser um quarto ou até mesmo uma sala. De preferencia longe do celular.
 
3- ELIAS HUMILHOU-SE.
42b “..encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos.”
 
Encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos. “Ele se ajoelhou e então se inclinou com a cabeça em terra, de tal modo que, enquanto seu rosto estava entre os joelhos, sua testa tocava o solo”
 
Embora Elias tivesse a certeza de que a chuva viria, ele não foi arrogante; antes se humilhou na presença de Deus!
 
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” 1 Pedro 5:6
 
4- ELIAS FOI PERSEVERANTE.
43 “e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes”.
 
Depois de orar fervorosamente, Elias esperava ansiosamente pela resposta de sua oração.
 
Por isso, ele pediu ao seu servo que fosse e olhasse na direção do mar Mediterrâneo, em busca de algum sinal de chuva.
 
O rapaz foi e nada viu. Elias o enviou por sete vezes, mas mesmo na sexta vez ele nada viu.
 
A oração de Elias continuava sem resposta. Contudo, ele não desistiu. Ele se mostrou perseverante em sua oração, aceitando plenamente as condições demonstradas em Tiago 5.16, que diz: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.
 
Em em Tiago 5.17: “E orou, com instância”. As respostas às nossas orações são dadas no tempo de Deus e não no nosso. A nós, só nos cabe perseverar..
 
5- ELIAS MANTEVE A ESPERANÇA.
44 “À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha”.
 
A oração repetida e o sétimo exame revelaram a existência de uma pequena nuvem.  Você e eu precisamos manter nossas esperanças mesmo que as evidências sejam tão pequenas como aquela nuvem.
 
É bem interessante como em Rm 8:24,25 o apóstolo Paulo relaciona a esperança com a fé:
 
“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”. Romanos 8:24,25
 
Deus pode transformar pequenas coisas em grandes bênçãos.
 
Você tem boas expectativas? As coisas pequenas te entusiasmam?
 
A vida está cheia de oportunidades de se ver a mão de Deus nas coisas pequenas.
 
Elias ao ver a pequena nuvem manda o seu servo dizer ao rei: Sobe e dize a Acabe: “Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha”.
 
CONCLUSÃO:
45 Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.
46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel.
 
Vários milagres ocorreram aqui. Além da chuva, Elias estava tão cheio do poder de Deus, que suas forças físicas foram multiplicadas a ponte de ultrapassar Acabe até Jezreel. Elias, o homem de Deus, foi capaz de correr mais do que os cavalos, naquela maratona de 32 quilômetros. Que surpresa para Acabe, Elias chegou na frente!
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário