terça-feira, 25 de agosto de 2020

PODEMOS VIVER COM ESPERANÇA HOJE?

 

Marcos 4:35-41
 
35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.
36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.
37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.
38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.
40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?
41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
 
Introdução: Graça e paz irmãos e irmãs! Eu quero conversar com vocês novamente sobre Esperança.
 
Na ministração anterior, dei uma forte ênfase na Esperança além do sofrimento focando mais no futuro, sobre aquilo que nos aguarda em termos das promessas escatológicas. Ou seja, promessas que estão ligadas à volta de Jesus.
 
Hoje eu quero dar outro enfoque na Esperança. É possível termos esperança para o hoje? 
 
Ou será que eu só posso ter esperança ao pensar na volta de Jesus, quando não mais teremos a presença do pecado, do diabo e do sofrimento em nossas vidas?
 
Para responder a esta pergunta eu quero te lembrar deste episódio tão marcante que os discípulos tiveram em meio a uma tempestade.
 
O relato de Marcos 4:35-41 nos mostra que Jesus e os discípulos estavam navegando. Jesus começou a dormir, e de repente, sobreveio grande tempestade. Os discípulos ficaram desesperados e quando viram que Jesus dormia se desesperaram mais ainda e o acordaram aos gritos dizendo: “Não te importa que pereçamos?”
 
Uma das coisas mais tristes que vivemos no atual momento é o esvaziamento da esperança. O desespero tomou conta do mundo e infelizmente até de alguns discípulos de Jesus.
 
O Pr. Marcelo Gualberto fazendo um comentário sobre os discípulos no meio desta tempestade disse:
 
“O grito dos discípulos num barco à deriva no meio da tempestade, é o mesmo de muita gente que se diz seguidora de Jesus, diante da pandemia do covid” 
 
"Mestre! Nós vamos morrer! O Senhor não se importa com isso?” Marcos 4:38
 
Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro quando eles o despertaram aos gritos!
 
39 “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.”
 
Depois de acalmar o mar agitado, Jesus lhes faz duas perguntas: “Por que sois assim tímidos?! (medrosos) Como é que não tendes fé? (esperança)”
 
Por isso, quero compartilhar com vocês esta palavra que tem como objetivo não só de acalmar o coração, mas, também, gerar esperança no agora.
 
Sintetizando estas perguntas de Jesus aos seus discípulos eu quero te apresentar algumas razões porque perdemos a esperança hoje.
 
Porque perdemos a esperança?
 
1- PORQUE ESQUECEMOS QUE, EMBORA ESTEJAMOS TODOS NO MESMO "MAR DA VIDA", SUBIMOS PARA O BARCO "MAIS SEGURO".
 
"E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam " v. 36
 
As aflições são inerentes à vida humana. As tempestades caem sobre justos e injustos, pobres e ricos, cultos ou ignorantes, homens ou mulheres, negros ou brancos, cristãos ou ateus, etc.
 
O Corona Vírus veio e tem nos ensinado que somos todos iguais.
 
Mas qual a diferença entre aquele que conhece a Cristo e o que não o conhece? A diferença é que estamos no "barco com Jesus". Este é o lugar mais seguro deste mundo.  
 
Os discípulos deviam saber que com Jesus no barco eles estavam sempre seguros. Ele é o Senhor do Universo. Ele controla todas as coisas de acordo com a sua vontade.
 
Até mesmo as forças da natureza que aos olhos humanos parecem indomáveis são completamente subjugadas pelo seu poder.
 
O melhor jeito de lidar com as crises é tendo convicção de que, mesmo sabendo que estamos em meio a uma tempestade em um pequeno e frágil barco, estará tudo bem porque Jesus está junto a nós.
Apesar de toda essa realidade catastrófica, o Senhor Jesus está no barco e Ele é a nossa segurança. Paulo ensina que nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
 
“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 8:38,39
 
Através deste episódio da tempestade podemos aprender que a nossa esperança em Cristo nos faz sentir seguros hoje até mesmo nas crises mais agudas desta vida.
 
Porque perdemos a esperança?
 
2- PORQUE NOS DEIXAMOS IMPRESSIONAR PELA FORÇA DO VENTO E DAS ONDAS QUE APARECEM REPENTINAMENTE.
 
"Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água." v. 37
 
A tempestade pegou a todos de surpresa. A imprevisibilidade da vida é uma das questões mais difíceis de se lidar.
 
Um dia como outro qualquer, um ano como outro qualquer e, de repente, um vírus, uma barragem que se rompe, uma sirene que toca, uma demissão, uma traição, um diagnóstico, uma perda.
 
A coisa mais previsível da vida é que o imprevisível acontece.
 
A Bíblia nos mostra isso com clareza. (Tiago 4:13-15)
 
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
 
“O imprevisível é previsível. De uma hora para outra, qualquer coisa pode mudar. Felizmente, também é previsível que para Deus nada é imprevisível. Ele sabe tudo de antemão. Aquilo que o que nos surpreende estava claramente esquematizado e planejado em Sua mente”.  Maurício Zágari
 
Isso significa que o imprevisível hoje está dentro de um propósito divino.
 
Entenda algo importante aqui. Nenhum discípulo iria morrer naquela tempestade! Sabe por quê? Porque não era plano de Deus.
 
Ex: Uns dias atrás, a Margarete e eu estávamos refletindo sobre o livramento que o apóstolo Pedro teve em Atos 12 às vésperas de ser executado após a páscoa. A bíblia diz que a Igreja orava incessantemente por ele e que Deus enviou um anjo que o libertou do cárcere de maneira milagrosa.
 
Aí então começamos a discutir:
 
- Foi a oração que o libertou? Sim ou não?
- E porque Tiago dias antes não foi liberto e acabou morrendo ao fio da espada?
- Será que a Igreja não orou por Tiago, como orou por Pedro?
 
A conclusão que chegamos é que Pedro não morreu naquele dia por conta do propósito de Deus!
 
Quando Jesus estava reunido com os seus discípulos depois da ressurreição teve um diálogo especial com Pedro. E neste diálogo o Senhor lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas...Mas, é na sequencia deste diálogo que Jesus lhe revela que Pedro morreria na sua velhice. (João 21:18,19)
 
18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.
 
Os grandes sustos e as reviravoltas da vida não assustam nem desestabilizam a Deus, pois Ele já sabe que ocorreriam.
 
Nada e nem ninguém pega Deus de surpresa.
 
Quando a tempestade chega, temos que trazer à memória a fidelidade de Deus aos seus propósitos. O Deus que foi fiel ontem continua hoje, independente da força do vento. 
 
Através deste episódio da tempestade podemos aprender que a nossa esperança em Cristo nos faz sentir em paz hoje, mesmo nas situações imprevisíveis da vida.
 
Porque perdemos a esperança?
 
3- PORQUE A NOSSA CONFIANÇA ESTÁ NO "BARCO".
 
"... o barco estava ficando cheio de água ... "v. 37
 
Precisamos entender que o barco representa uma estrutura humana. E como uma estrutura humana o barco pode virar somente madeiras espalhadas ao mar da vida.
 
“Porquanto Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó”. Salmo 103:14
 
Dizemos que confiamos em Deus, mas depositamos nossa fé na conta bancária, nos investimentos, no dinheiro, no plano de saúde, no governo, etc.
 
Quando entra água no nosso "barco" nos desesperamos. Quando o nosso barco é sacudido pelas ondas bravias do mar entramos em pânico.
 
Sabe por quê? Porque a nossa confiança não está realmente em Deus!
 
“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”. Salmos 20:7
 
Confiar em carros e cavalos em nossos dias significa tão somente confiar na sua própria força, recursos, sabedoria e habilidades deixando de depender e atribuir a Deus a razão de nossas conquistas.
 
Davi entendeu que suas vitórias e conquistas ocorriam porque Ele confiava no Senhor!
 
No versículo 6 ele declara: “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra”.
 
Através deste episódio da tempestade podemos aprender que a nossa esperança em Cristo nos faz sentir confiantes em Deus hoje, mesmo quando a nossa estrutura é tão frágil.
 
Porque perdemos a esperança?
 
4- PORQUE NÃO CONHECEMOS BEM AQUELE A QUEM CHAMAMOS DE SENHOR.
 
" E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" v. 41
 
Até aquele momento é bem possível que o conhecimento que os discípulos tinham de Jesus era bem limitado. Eles jamais poderiam imaginar que as forças da natureza se submetiam a Ele.
 
Jesus se revela aqui como o Todo Poderoso Deus! Ele é aquele que faz coisas impossíveis acontecer!
 
Muitas vezes afirmamos que conhecemos o Senhor, mas de fato não o conhecemos profundamente. Por isso quando as tempestades chegam entramos em desespero.
 
Por isso a Palavra de Deus afirma: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3
 
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém”. 2 Pedro 3:18
 
Quando Jesus acalmou a tempestade, Ele cumpriu as Escrituras como aquele que faz cessar a tormenta e que acalma as ondas, levando os seus discípulos ao desejado porto. O Salmo 107:28-30 destaca exatamente o poder de Jesus sobre as circunstâncias.
 
Salmos 107:28-30
28 Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações.
29 Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.
30 Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto.
 
Embora o Senhor Jesus faça coisas impossíveis e maravilhosas o mais importante é que no meio das tempestades da nossa vida saibamos quem Ele é!
 
Jesus é Filho Amado de Deus, Alfa e Ômega, Todo Poderoso, Leão da Tribo de Judá, Pão Da Vida, a Luz da Vida, O Salvador do Mundo, Messias, Emanuel, Caminho, Verdade e Vida, Bom Pastor, Estrela da Manhã, Luz do Mundo, Único Mediador, Rei dos Reis, Príncipe da Paz, Ressurreição e Vida, Santo de Israel, Videira Verdadeira, Sol da Justiça, Sumo Sacerdote, Rei das Nações, Cordeiro de Deus, Justo Juiz, Bom Mestre, Pedra Viva, Rocha, Libertador e Senhor dos Senhores...
 
Através deste episódio da tempestade podemos aprender que a nossa esperança em Cristo nos leva a reconhecer hoje que Jesus é o Nosso Deus e por isso todas as circunstâncias que vivemos estão sob o seu controle absoluto.
 
CONCLUSÃO:
 
Respondendo a pergunta no início desta palavra:
 
É possível termos esperança para o hoje?  Ou será que eu só posso ter esperança ao pensar na volta de Jesus, quando não mais teremos a presença do pecado, do diabo e do sofrimento em nossas vidas?
 
Segundo Rubem Alves, a esperança é o oposto do otimismo.
 
Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. 
 
Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração. Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “apesar de”: coisa divina.
 
O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade.
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário