quinta-feira, 27 de agosto de 2020

APRENDENDO A ORAR COM NEEMIAS


Neemias 1:1-11

1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,

2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.

3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.

4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

5 E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!

6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.

7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.

8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;

9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.

10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.

11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.

 

Introdução: Neemias é conhecido na bíblia como aquele que reconstruiu os muros de Jerusalém em tempo recorde. Embora fosse reconhecido por sua grande habilidade de liderança, uma de suas principais características é que ele era um homem de oração.

 

Antes de fazer qualquer coisa Neemias orava; primeiro ele orava e depois planejava. Por isso foi vitorioso no que fez e alcançou objetivos impossíveis aos olhos humanos. Neemias cria no Deus do impossível e por isso terminou a sua tarefa em apenas 52 dias reconstruindo algo que estava parado há mais de noventa anos.

 

Como ele conseguiu? É simples. Ele colocou em prática alguns princípios de oração que o levaram a alcançar o que desejava.

 

1- Neemias teve compaixão por seus irmãos e passou dias orando e jejuando, buscando aproximação de direção de Deus.

 

4 “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

 

Quando soube da situação desoladora em que se encontrava Jerusalém, ficou triste pelas condições de seus irmãos judeus e por dias buscou incansavelmente a direção de Deus a respeito.

 

Ele sabia que precisava fazer algo, mas, antes buscou consagrar-se ao Senhor.

 

É isso que devemos fazer! Muitas vezes erramos por tentar resolver tudo à nossa maneira, sem saber o que Deus quer que façamos.

 

Se quisermos a benção e o milagre de Deus em situações de extrema destruição, precisamos nos consagrar ao Senhor. Toda mudança começa com consagração!

 

“Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?” Joel 2:17

 

2- Neemias orou com base no caráter de Deus, exaltando quem Ele é: Grande, Temível, Fiel e Misericordioso!

 

5 “E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!”

 

Muitas vezes as nossas orações são só pedidos e queixas. Nos esquecemos quem é o nosso Deus. Nos esquecemos de exaltá-lo e adorá-lo pelo que Ele é e faz!

 

Em nossas orações precisamos aprender a exaltar a Deus e declarar que Ele é maior que qualquer situação que estejamos passando, lembrando de sua misericórdia e fidelidade que nunca falham.

 

“O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.” Êxodo 15:2

 

3- Neemias orou em conformidade com a vontade de Deus.

 

6a “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos..”

 

As nossas orações devem estar em conformidade com a vontade de Deus, temos que colocar a situação dentro da perspectiva correta; ou seja, não adianta pedir algo que seja contrário aos ensinamentos do Senhor.

 

Neemias pediu e intercedeu segundo a vontade de Deus pelos seus irmãos, pois tinha certeza de esta era a vontade de Deus.

 

As promessas de Deus para seu povo não com certeza não envolvia uma vida de miséria e desprezo com os seus muros caídos e portas queimadas.

 

Tudo isso que estavam vivendo era exatamente por estarem fora da vontade de Deus. O pecado os havia levado ao cativeiro, mas agora haviam voltado e era hora de recomeçar!

 

O cego de nascença que foi curado por Jesus conhecia este princípio.

 

“Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve”. João 9.31

 

Jesus ensinou aos discípulos no início da oração do Pai Nosso, como padrão: "Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu". Mt.6.10

 

Neemias levou tão a sério o seu chamado que deixou depois deixou toda a comodidade do palácio para se colocar ir a uma terra devastada para a restauração dos muros.

 

4- Neemias praticou a oração de confissão de pecados tanto a nível pessoal quanto comunitário.

 

6b “... e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado”.

7 “Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo”.

 

Para escapar da culpa, da vergonha e do escândalo, muitos tomam providências inúteis. Costumam abafar, acobertar, encobrir, esconder ou ocultar o pecado cometido.

 

Neemias trouxe tudo à luz para que o pecado pessoal e comunitário fosse perdoado por Deus e assim experimentassem uma restauração espiritual, antes de restaurarem os muros.

 

Convicção de pecado é o primeiro passo para a restauração. Não há esperança de perdão e restauração, enquanto você não reconhecer o seu pecado. Não olhe para os outros. Não julgue nem culpe os outros. Seja honesto com você mesmo. Pare de argumentar e se justificar.

 

“Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.” Lamentações 3:39

 

5- Neemias em suas orações lembrou-se das promessas de Deus para com o Seu povo.

 

8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;

9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.

10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.

 

Sempre é bom lembrar que Deus nunca se esquece de Suas promessas!

 

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19

 

Ele conhecia a promessa de que Deus os ajuntaria de novo das extremidades do céu para a sua terra. Pelo retorno dos judeus à Jerusalém o Nome do Senhor seria exaltado, pois Ele cumpre sempre o que prometeu!

 

"Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz do choro, e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo. E há esperança para o teu futuro, diz o Senhor; pois teus filhos voltarão para os seus termos". Jeremias 31:16,17

 

CONCLUSÃO:

 

A oração de Neemias neste primeiro momento termina com uma petição para que ele fosse bem sucedido nos passos que ele deveria dar em direção à restauração dos muros. E um desses passos seria se apresentar diante do rei para voltar a Jerusalém para cumprir a sua missão.

 

11 “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei”.

 

No capítulo 12 temos o encontro de Neemias com o rei Artaxerxes que percebe pelo seu semblante triste a sua necessidade e o libera para a missão de reedificar os muros!

 

Creia amados, que tudo o que fizermos com oração, buscando sempre a direção do Senhor, teremos êxito.

 

 

Igreja Metodista Catalão-GO

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

 

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário