domingo, 6 de agosto de 2017

CONHECENDO A ARMADURA DE DEUS. ESTUDO 6 (1ª Parte)


TEXTO BASE: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” Efésios 6:11 e 13

INTRODUÇÃO: Antes de nos envolvermos em um acirrado combate espiritual, precisamos estar certos de que estamos revestidos de toda a armadura de Deus. Paulo quando esteve preso, observou bem os soldados da guarda pretoriana (guarda de elite) de Roma e inspirado pelo Espírito Santo passou a descrever cada uma das peças que compunham as vestimentas de um soldado, comparando-o a um guerreiro espiritual. São seis as peças básicas desta armadura.

I- O CINTO DA VERDADE.
“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade..” Efésios 6:14a
1.1- Conhecendo a peça: Esta peça de vestuário consiste numa tira de couro ou outros materiais, usada ao redor da cintura.

1.2- A Finalidade do Cinto: O cinto de um soldado, além de fixar a parte frontal da armadura (a couraça) assegurando que esta não se soltasse nem afrouxasse, protegia os órgãos reprodutores e o aparelho digestivo do soldado. Ela servia também como sustentação de outras peças da armadura.  

1.2- O sentido espiritual: A verdade não é apenas uma arma ofensiva quando a usamos como Espada do Espírito, mas é também uma arma de proteção e sustentação do guerreiro espiritual. Podemos compreender a verdade sob dois aspectos:

(a) A verdade da Palavra de Deus. O pai da mentira ficará enfraquecido diante da verdade pura da Palavra de Deus. Cingir-nos com a verdade é termos a nossa mente cheia da Palavra de Deus, uma mente forte, vigorosa, madura espiritualmente, que sabe manejar bem a Palavra da verdade. (2 Tm 2:15).

As Escrituras dizem em Oseias 4.6 que “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Necessitamos mais que nunca firmar nossas convicções na Palavra de Deus, pois a Igreja passa por uma crise das mais terríveis de sua história, que é justamente o desconhecimento da Verdade. Por isso Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 22:29. Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos da mentira que escraviza ao contrário da verdade que liberta! Devemos saber que a mentira é a mais poderosa arma do inimigo. Com ela, o diabo introduziu a rebelião no Céu. Também estabeleceu na Terra um reino nela baseado: mentira a respeito de Deus, do significado da vida, de nós mesmos, da família, do sucesso, do dinheiro, do sexo. Respiramos mentiras por todas as partes. Apenas a verdade tem o poder de nos proteger contra a mentira. Apenas a verdade pode libertar (João 8:32) e desmascarar as mentiras do diabo.

(b) A verdade na vida do cristão. A Palavra de Deus nos adverte a sermos sinceros: "Sede irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual deveis resplandecer como astros no mundo." (Filipenses 2.15) A origem da palavra SINCERO é a junção de duas outras: SEM CERA. Conta-se que na antiguidade, alguns maus comerciantes vendiam potes e vasos com pequenas rachaduras. Para que o cliente não percebesse, eles cobriam a rachadura com cera e quando esta secava, todo o vaso era pintado, para que ninguém visse. Muitos deles quebravam com pouco tempo de uso. Assim, os compradores mais espertos, ao comprarem os utensílios, colocavam o vaso contra o Sol. Se a luz "passasse" através da pintura, é porque ela estava danificada. Eles então reclamavam: queremos "sem cera". Daí veio a palavra SINCERO, que tem o sentido de VERDADEIRO, QUE NÃO ESCONDE NADA.
Jesus dis­se, com clareza, que a palavra do cristão é esta: "sim, sim; não, não e o que passar disso vem do maligno”. (Mt 5.37)
A falsidade e a mentira são muito prejudiciais à obra de Deus é uma brecha à ação do diabo, o pai da mentira. O Senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas (Colos. 3:9): falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.


2- A COURAÇA DA JUSTIÇA.
“..e vestindo-vos da couraça da justiça” Efésios 6:14b
2.1- Conhecendo a peça: A couraça, nos tempos antigos, era uma malha que cobria o corpo pela frente e nas costas. Constava de duas partes unidas nos lados.

2.2- A Finalidade da couraça: A couraça tem por finalidade cobrir e proteger o tórax, onde encontramos o coração como um instrumento vital para nossas vidas que está localizado no lado esquerdo do peito. Biblicamente, a palavra coração descreve a parte interior da mente, o ser interior de um homem. O que está em nosso coração determina o que somos. Como Provérbios 3:23 nos diz: "Acima de tudo guarde o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida". Não admira, portanto, que é exatamente nessa parte onde Satanás procura lançar seus dardos. Se seus dardos conseguem penetrar o coração ou seja, o interior de nosso ser, então ele alcançou seu intento. Uma das armas que Satanás frequentemente usa para disparar seus dardos no coração dos cristãos sinceros e dedicados não é outro senão a condenação. Condenação é uma de suas melhores armas, uma vez que faz o coração, nosso interior, doente. É uma poderosa arma de Satanás para corromper a nossa comunhão com Deus. João descreve os efeitos desta doença que afeta muitos cristãos. “Amados , se nossos corações não nos condena, temos confiança diante de Deus” 1 João 3:21


2.3- O sentido espiritual: É muito importante sabermos que a justiça que protege o nosso coração não é a justiça própria, mas a justiça de Deus. Em Romanos 3:20 nos diz que “ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.”
Não podemos confiar em nossos sentimentos e nem naquilo que vemos, porque a nossa justiça é carnal e naturalmente injusta e não vislumbra a obra de Deus em nossas vidas. “Porque todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (Isaías 64:6).
A única justiça que deve governar o nosso ser é a justiça de Deus, mas como alcançar tal justiça? Paulo nos responde essa questão: “e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (Filipenses 3:9).
A justiça que temos contra o diabo é mediante a fé em Cristo, na obra redentora que Ele mesmo realizou por nós e não por obras que nós podemos realizar. “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8:33-34).
Se nos tornamos justos pela justiça de Cristo não devemos dar lugar ao diabo cometendo qualquer tipo de injustiça. “Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que Lhe pertencem. E mais: Aparta-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” 2 Timóteo 2.19. Não podemos entrar numa batalha contra o acusador sem a certeza de ‘não haver acusação’ sobre nós (Rm.8:1). Seria derrota certa, morte certa. Por outro lado é claro que, se de livre e espontânea vontade permanecermos em pecado, nunca estaremos revestidos dessa couraça.

3- O CALÇADO DA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ.
“Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;” (Efésios 6:15)

3.1- Conhecendo a peça: Os antigos soldados protegiam os pés com uma espécie de bota com tiras de couro que cobria a perna, do joelho ao pé. Os pés são a base sobre a qual se firma o restante do corpo. Existem algumas lutas corporais cuja estratégia está em derrubar o oponente tirando o seu pé de apoio; uma vez sem esta base firme que são os pés, o corpo logo cai e fica fácil cair sobre o adversário para imobilizá-lo e derrotá-lo. Uma pessoa caída ao chão fica frágil e sem muitas chances de defesa. Todo lutador que cai, sabe que precisa levantar-se para ter alguma chance de vitória. Você já se imaginou indo a um combate descalço? Começamos a entender agora a importância de se proteger os pés, e deles estarem firmes sobre o solo, para sustentar o corpo durante todo o combate.

3.2- A Finalidade dos calçados: A Palavra fala de calçar os pés com a preparação do evangelho da paz. Esta palavra é uma tradução do grego "etoimasia", que significa "estado de preparação", isto é, estar preparado para pregar o evangelho em qualquer situação. 1 Pedro 3:15 diz: "Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós."
Para estarmos preparados, necessitamos de todo um trabalho anterior de preparação. Um lutador para estar pronto para a luta necessita de treinamento, instrução sobre como lutar, exercícios de fortalecimento muscular, enfim tudo que possa prepará-lo para vencer a luta. Cada um de nós deve buscar esta preparação. Algumas traduções trazem este termo como "prontidão" para anunciar o evangelho da paz, atendendo rapidamente ao chamado. Já está preparado e não tem preguiça, nem desculpas para responder à convocação.
Quantos de nós já leram a bíblia toda pelo menos uma vez? Quantos a leem diariamente e meditam sobre ela? Quantos estudam a fundo os livros da bíblia? Quantos participam do "treinamento" que lhes é oferecido, estando presente em todas as reuniões de estudo, e mais ainda, releem os estudos que já tiveram, estudando-os em casa? Quantos procuram "viver" aquilo que aprendem? Quantos leem livros sobre assuntos espirituais? Quantos se oferecem para pregar a Palavra em seu grupo? Por aí, começamos a perceber o porquê da dificuldade em se pregar o evangelho.

3.3- O sentido espiritual: Quero ressaltar aqui dois sentidos espirituais para a preparação do evangelho da paz!

(a) Em primeiro lugar, devemos observar que o apóstolo Paulo usa a expressão “evangelho da paz”. Nas Escrituras, tal expressão vem representar a reconciliação entre homem e Deus. É o que temos em Rm 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Devemos estar prontos para dizer às pessoas que Jesus Cristo traz a verdadeira paz (reconciliação) com Deus. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5:10  

(b) Em segundo lugar, o evangelho da paz tem a ver com o nosso testemunho no mundo. Como filhos de Deus, devemos procurar a paz e mantê-la, mas, ao mesmo tempo precisamos nos tornar seus verdadeiros promotores. No dizer de Jesus devemos agir como pacificadores, pois desta maneira seremos qualificados como “filhos de Deus”, Mt 5.9, “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. As divisões e contendas entre o povo de Deus podem colocar em risco nosso chamado nos tornando vítimas das artimanhas diabólicas.

CONCLUSÃO: No próximo estudo vamos conhecer mais três peças da armadura de Deus: O escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

SÉRIE LUTA ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário