terça-feira, 1 de agosto de 2017

CONHECENDO OS LUGARES CELESTIAIS - ESTUDO 1


TEXTO BÁSE: “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes” Efésios 6:12.  

INTRODUÇÃO: Existe um mundo espiritual que, embora não possamos ver, tem influência poderosa sobre o mundo físico. Este mundo espiritual é chamado de REGIÕES CELESTIAIS. Cabe observar que em Efésios a expressão “Regiões (ou lugares) celestiais” aparece cinco vezes em toda a epístola.

Em primeiro lugar, em Efésios 1:3, quando diz que Deus “nos abençoou (tempo passado) com toda bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo”. As bênçãos que recebemos em Cristo acontecem primeiro lugar nos lugares celestiais. Por isso oramos, adoramos e intercedemos. O Senhor já nos abençoou, mas precisamos tomar posse destas bênçãos nos lugares celestiais. “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne..” Hebreus 10:19,20

Em segundo lugar, em 1:20,Paulo declara que a força do poder de Deus “operou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua mão direita nos lugares celestiais”. Cristo está assentado à destra do próprio Pai nos lugares celestiais. Logo, nós também estamos assentados à destra dEle! A destra é o lugar da autoridade. Deus realiza a totalidade do Seu plano e programa por intermédio de Sua mão direita – por intermédio de Cristo e do Seu Corpo espiritual, que é a Igreja. É isso que veremos no próximo texto.

Em terceiro lugar, em Ef. 2:6, “E deste modo nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus”. Em 1:20 é Cristo o que foi assentado; agora, em 2:6 nós é que fomos assentados juntamente com ele. Aqui os lugares celestiais nos falam de uma nova posição que temos em Cristo. Quando aceitamos a Jesus como Senhor, nosso nome passa a ser escrito no livro da vida (Apocalipse 21.27) e nos tornamos ‘cidadãos dos céus’ (Efésios 2.19). Por isso podemos participar dos lugares celestiais. Cada experiência com Deus é um pouco do que viveremos na eternidade celestial (Salmos 27.13). Em momentos difíceis de nossa vida podemos subir mais alto na presença de Deus em oração. O homem carnal sente as coisas do mundo, mas o crente espiritual vive muito acima das coisas mundanas, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14)

Em quarto lugar, é no versículo 3:10: “Para que a multiforme sabedoria de Deus seja agora dada a conhecer por meio da igreja aos principados e potestades nos lugares celestiais”. A mensagem da igreja não é só para os homens, é também para o mundo angelical. A mensagem é dada a conhecer aos homens na terra; mas, aos anjos, a sabedoria de Deus lhes é dada a conhecer nos lugares celestiais. O apóstolo Pedro revela que estas coisas celestiais que a igreja desfruta, são objetos do olhar dos anjos.(1 Pd. 1:12)

A quinta e última vez que aparece a expressão “lugares celestiais” em Efésios, é no 6:12: “Porque não temos que lutar contra sangue e carne, mas contra principados, contra potestades, contra os governadores das trevas deste século, contra hostes espirituais da maldade nas regiões celestes”.
O interessante deste texto é que Paulo afirma que a nossa vida nos lugares celestiais tem inimigos (principados, contra potestades, contra os governadores das trevas deste século, contra hostes espirituais da maldade) .
Nossa nova posição em Cristo nos confere bênçãos e autoridade, mas também nos coloca em uma luta constante contra os inimigos espirituais, que se opõe a nós a fim que de não desfrutemos de tudo aquilo que Jesus conquistou por nós na cruz.

MUITAS LUTAS QUE ENFRENTAMOS NÃO PODEM SER VENCIDAS NO PLANO TERRENO E HUMANO E SIM NO REINO ESPIRITUAL, “porque embora andando na carne, não militamos segundo a carne, porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas” (II Coríntios 10.3,4).
Quando lutamos espiritualmente não devemos pelejar contra pessoas e coisas, mas entrar nos lugares celestiais em oração e conquistar o que Deus tem para nós.

CONCLUSÃO:
Deus tem tudo o que precisamos por isso Jesus nos disse que “tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis” (Marcos 14.22).
Podemos comparar as regiões celestiais com um grande estoque de bênçãos preparadas para ser derramadas sobre quem está orando. São muitas as bênçãos que “Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Coríntios 2.9). Para receber a benção, precisamos ir até os lugares celestiais em oração. Da mesma forma, são nos lugares celestiais que se travam as verdadeiras batalhas espirituais. Por isso devemos estar preparado! “Seja bendito o SENHOR, a minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. ELE é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio.” Salmo 144:1,2


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
SÉRIE LUTA ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário