sábado, 5 de agosto de 2017

CONHECENDO AS NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS - ESTUDO 5


TEXTO BASE: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”  2 Coríntios 10:4,5

INTRODUÇÃO: Nos próximos estudos, vamos reconhecer quais as armas que o Senhor coloca em nossas mãos para a nossa luta contra satanás e seus demônios como também a usá-las de forma eficaz. Antes de estudarmos sobre cada uma destas armas devemos trazer em mente alguns aspectos importantes sobre elas:

I- NOSSAS ARMAS SÃO ESPIRITUAIS
Em primeiro lugar, as armas que Deus coloca em nossas mãos não são carnais (ou humanas).Porque as armas da nossa milícia não são carnais..” Não é com a inteligência humana, esforço físico, ou com autoajuda que lutamos contra o inimigo, mas, com ajuda do Alto. Lutero compreendia esta questão importante quando escreveu o Hino Castelo Forte (1529):
“A força do homem nada faz, sozinho, está perdido; Mas nosso Deus socorro traz, em seu Filho escolhido. Sabeis quem é Jesus, O que venceu na cruz, Senhor dos altos Céus; E, sendo o próprio Deus, Triunfa na batalha”.

II- NOSSAS ARMAS SÃO PODEROSAS.
Em segundo lugar, as armas espirituais são poderosas em Deus. “...e sim poderosas em Deus”, A maioria dos cristãos não sabem do poder que têm em suas mãos. Talvez por isso, muitos por temerem as ações do diabo, não se engajam na batalha. Jesus nos deu autoridade espiritual: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum”. Lucas 10:19. 
Devemos, todavia entender que nós somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. Não agimos em nosso nome e nem devemos manipular o poder de Deus. No A.T o Senhor condenou esta atitude humana de idolatria que nada mais é do que promover o ser humano a um status de poderoso ou milagreiro. "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". (Isaías 42:8)

III- NOSSAS ARMAS SÃO PARA FINS ESPECÍFICOS.
Em terceiro lugar, as armas espirituais possuem três alvos específicos:

ALVO 1- Destruir Fortalezas: “E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. 2 Tm 3:8.  
Fortalezas é um padrão forte e resistente de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para a vida do homem. Fortalezas são aquelas áreas onde o inimigo consolidou uma resistência ao avanço do evangelho, do Reino de Deus numa pessoa, igreja, cidade ou região maior. Elas também podem ser representadas por hábitos, pecados, vícios e crenças que estão arraigadas na mente da pessoa.

ALVO 2- Anular Sofismas: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Rom. 1:25.
Os sofismas são mais sutis, pois é uma mentira com aparência de verdade, mas continua sendo uma mentira. Os sofismas alteram a essência da verdade do evangelho e implantam no conhecimento humano uma mentira que de tanto ser repetida, é aceita como verdade.

ALVO 3- Anular toda a Altivez: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” Prov. 16:18.
A altivez é uma barreira de orgulho e exaltação que lança sombra e escurece a razão impedindo a penetração do conhecimento de Deus. Esta também é uma arma poderosa do inimigo para manter as pessoas nas trevas, intocadas pela luz do evangelho, ao mesmo tempo em que se sentem sábias, autossuficientes e superiores.

CONCLUSÃO: Quando usamos corretamente as armas espirituais para atingir estes três alvos, TODO O PENSAMENTO É LEVADO CATIVO À OBEDIENCIA DE CRISTO. Isso significa que a verdadeira libertação ocorre na mente da pessoa e essa libertação se traduz em obediência a Cristo.

Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena. Pai de amor, pelo poder do Espírito Santo, quebra todo jugo, toda passividade, toda mentira que se alojou atrás dos traumas, tudo o que provoca a tristeza que é segundo o mundo, todo o medo nocivo, Eu lanço fora de minha mente todo pensamento que tem o propósito de gerar enfermidades, todo pensamento que me faz resistir autoridades levando­ me à rebeldia, todo pensamento que me prende a vícios e todo pensamento que alimenta rejeição. Caiam por terra agora estas cadeias em nome de Jesus”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
SÉRIE LUTA ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário