sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DO DIABO. ESTUDO 4 - 2ª Parte


TEXTO BASE:  “..para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”. 2 Tm 2:26

INTRODUÇÃO: No estudo anterior aprendemos que a opressão e possessão demoníaca são duas estratégias do diabo com o objetivo de ir assumindo o controle da vida das pessoas. A opressão demoníaca acontece na mente, pois este é o meio preferido dos demônios para exercerem influências sobre uma pessoa. Satanás gosta de fazer sugestões e soprar suas inverdades em nossos ouvidos para corromper os nossos pensamentos. Eles espreitam alguém e verificam a sua condição espiritual. Se encontram portas abertas (PECADOS OU FERIDAS NA ALMA ) entram e atuam imediatamente em sua mente, para escravizá-la e dominá-las. Devemos entender também que o diabo fará de tudo para sabotar a obra de Deus e por isso usará suas opressões sobre o crente que se se dispõe para Deus a fim de desanimá-lo e faze-lo desistir da obra. Hoje, vamos falar sobre a possessão demoníaca.

1- A POSSESSÃO DEMONÍACA
Se a opressão é a presença de demônios em torno da pessoa, a possessão é a presença de um ou mais demônios dentro dela (Mc 5: 9-13). A opressão opera de fora para dentro, já a possessão, de dentro para fora. É sinal de que o diabo alcançou grande domínio sobre a vida da pessoa.
Quando uma pessoa está possessa (ou endemoninhada), ela perde o controle de si mesma. O homem gadareno (Marcos 5) tinha o corpo dominado e usado por demônios, vv. 1-4; perdera a sensibilidade física (não sentia dor, frio, fome), v. 5, bem como o controle das faculdades: voz, ação, locomoção, vv. 6-7.
No entanto, depois de libertado por Jesus, foi encontrado assentado, vestido e em perfeito juízo.

A possessão demoníaca causa mudanças na pessoa como:

1,1- MUDANÇA DE PERSONALIDADE: Catatonia; Violência e acesso de fúria; Subir em árvores como animal; Choros; Bramidos; Cuspe; Gritos e berros; Tosse; Tremedeiras; Latidos; Rastejar como cobra; Zombaria e Orgulho.

1.2- MUDANÇA FÍSICA: Afeta a voz; Babas; Sintomas epilépticos; Olhos vidrados e parados e vômitos.

1.33- MUDANÇA MENTAL: Capacidade anormal – telepatia, levitação, premonição, línguas desconhecidas (glossolalia – muito parecido com a língua dos anjos).

1.4- MUDANÇA ESPIRITUAL: reage com violência à confissão da Palavra, Louvor, Oração.

As pessoas que se envolvem com o ocultismo em geral (espiritismo, adivinhação, umbanda, candomblé, bruxaria, magia, wicca, esoterismo, idolatria), normalmente terminam sofrendo por opressão ou infestação maligna.
As vítimas de malefícios, despachos, ou outros trabalhos e rituais ocultistas podem sofrer com esta mesma influência e ação.
No caso destas pessoas, a prudência e o bom senso recomendam que sejam atendidas por quem tem o ministério de libertação e discipulado, e não por qualquer pessoa.
Em alguns casos, a possessão demoníaca causa enfermidade física, como inaptidão para falar, sintomas de epilepsia, cegueira, etc. (Mateus 9:32-33; 12:22; 17:18; Marcos 5:1-20; 7:26-30; Lucas 4:33-36; Lucas 22:3). Em outros casos, faz com que a pessoa faça o mal, e disso Judas é o maior exemplo. Em Atos 16:16-18 o espírito aparentemente dá à menina escravizada a habilidade de conhecer coisas além de seu próprio entendimento.

2- O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. 1 João 4:1-4.
A Bíblia menciona as palavras "espírito" ou "espíritos" 990 vezes. Existem três  Espíritos atuando na terra: o Espírito Santo ,o espírito maligno e o espírito humano.

O dom de discernimento de espíritos é a habilidade ou capacidade, dada por Deus, de se reconhecer a identidade (e, muitas vezes, a personalidade e a condição) dos espíritos que estão por detrás de diferentes manifestações ou atividades.

Se você não for munido de discernimento, correrá o risco de confundir uma dor de barriga com opressão ou uma doença psíquica com possessão demoníaca. Satanás é ardiloso, e fará tudo o que puder para enganar o ministro de libertação. Há casos em que orar, chorar e até mesmo falar em línguas, não passam de um disfarce utilizado pelos demônios com o fim de enganar os incautos. Os demônios podem imitar algumas manifestações do Espírito Santo. Por outro lado, a mente humana pode, devido às pressões do ambiente, tentar imitá-las. Em alguns círculos eclesiásticos, esta pressão é bem forte. Os apóstolos Pedro e Paulo usaram este discernimento (Atos 5:3 e 13:9-10).

3- O CAMINHO PARA A LIBERTAÇÃO
“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Mateus 12 :43-45.
Quando se fala em libertação, temos a tendência a associarmos libertação com exorcismo. Expulsar demônios pode em alguns casos fazer parte do processo de libertação, mas a libertação em si, somente ocorre, quando a casa que é a nossa própria vida (corpo, alma e espírito) além de limpa se torna realmente habitação do Espírito Santo. Isso só irá acontecer quando a pessoa se entregar realmente a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador. Por isso não adianta fazer um “exorcismo” sem levar a pessoa a conhecer a verdade que liberta em JESUS. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32; “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36. Quando a casa (o ser humano) não é habitada e selada com o Sangue do Cordeiro, o estado da pessoa fica pior, e para cada demônio que sai, ele volta trazendo mais sete.

Quero destacar três atitudes que considero essenciais para a plena libertação.

3.1- CONFESSANDO A JESUS CRISTO.
Confessar a Cristo é o único meio para a salvação. Na bíblia, em Romanos 10.9,10 está escrito assim: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Veja mais o que Cristo falou sobre essa atitude: “Qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10.32,33) O Batismo, por exemplo, é um ato público, uma aliança onde confessamos diante de todos que Jesus Cristo é o nosso Senhor.
Confessar a Cristo é também a única forma de sermos vitoriosos sobre o pecado. Porque em Cristo há graça para vencer o pecado. Paulo escreveu ao jovem Timóteo: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2.2) O resultado de uma vida vitoriosa é ter o nome confessado no céu. Em Apocalipse 3.5 lemos assim: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

3.2- CONFESSANDO OS PECADOS.
A pessoa só será realmente liberta se confessar os pecados através dos quais aqueles demônios tiveram acesso à sua vida. Se não houver confissão, arrependimento, eles continuam tendo direito sobre a pessoa e voltam para a ‘casa’ deles. A cura da alma lida com os estragos causados e deixados pelos demônios (traumas, feridas, mágoas, rejeições, lembranças dolorosas do passado etc) e esse último caso tem sido chamado de cura interior, como diz em Tiago 5.16a: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”; e Salmo 32.3-5: “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Eterno, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” 
O segredo da libertação é confessar os pecados. Confessar um a um. Pedir que o Espírito Santo que nos lembre de cada pecado não confessado e assim devemos renunciar aquele envolvimento com Satanás. Como diz em 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

3.3- RENUNCIANDO O PASSADO.
Embora todo o nosso passado foi perdoado em Cristo, existem vínculos que precisamos romper, destruir, renunciar e abandonar para que o nosso caminhar com Deus seja sem impedimento algum.
Toda pessoa que aceitou a Cristo como o seu Salvador e Senhor deve entender que antes de ter a Cristo, ele estava sob o domínio de outro senhor (o diabo) A Palavra declara: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Ef. 2:1-3.
“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”  Cl 1:13-14.

JESUS CRISTO JÁ NOS LIBERTOU PARA UMA NOVA VIDA. MAS, TODO VÍNCULO COM OS DEMÔNIOS DEVEM SER DESTRUÍDOS (objetos de cultos espíritas, livros, amuletos, roupas, imagens, pedras, duendes, pirâmides...) PARA QUE NÃO HAJA BRECHAS PARA A AÇÃO DEMONÍACA EM NOSSAS VIDAS. (VEJA: ÊXODO 23:23-24; ATOS 19:18-19; EFÉSIOS 4:27).

CONCLUSÃO:


O escritor Alcione Emerich usa o exemplo de um lugar com lixo para ilustrar que libertação é muito mais que a expulsão de demônios. Exorcismo é espantar os mosquitos e deixar o lixo. Não há garantia que não vão voltar. Libertação é ajudar a pessoa a fechar todas as brechas que abriu no passado e também no presente. É lançar fora todo o lixo, tirar a ‘legalidade’. Os mosquitos não voltam, porque não há mais o lixo para atraí-los. Por isso a verdadeira libertação passa pela confissão de Jesus com Senhor, confissão de pecados e renúncia do passado. Através de um discipulado constante e eficiente a pessoa liberta deve permanecer em Cristo para não se submeter de novo a jugo de escravidão. Em 1 Cor. 6:12. O apóstolo Paulo falando aos crentes disse: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”. Gálatas 5:1

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
SÉRIE LUTA ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário