quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DO DIABO- ESTUDO 3 - 1ª Parte


TEXTO BÁSE: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir...” João 10:10

INTRODUÇÃO: No estudo de hoje aprenderemos que Satanás é um estrategista organizado e cruel cujo objetivo é roubar matar e destruir (João 10:10). Como ele anda em nosso derredor (1 Pedro 5:8) conhece nossos pontos fracos e sabe a hora certa de atacar; por isso, não podemos ser ignorantes quanto às suas estratégias. Creio que este ataque à igreja tem como principal objetivo leva-la ao comodismo e desviá-la de seu foco principal que é ganhar almas para Cristo. Em relação àqueles que ainda não conhecem a Cristo, o seu objetivo principal é mantê-las na ignorância espiritual (2 Cor. 4:4). Neste estudo vamos analisar duas de suas estratégias: A opressão e possessão demoníaca.                           

I – OPRESSÃO

A palavra opressão no dicionário português significa: sobrecarregar com peso, apertar, comprimir, pressão que esmaga, sufocar e sugestionar ao erro. Podemos ver e sentir os reflexos da opressão por toda parte, porque essa é a função dos demônios, oprimir a humanidade. A opressão é um nível de ação satânica a qual todos estamos sujeitos – cristãos e não cristãos, em graus de intensidade diferentes. Vários personagens bíblicos passaram por opressão demoníaca: 1. Adão e Eva (Gn. 3:17); 2. Saul (I Sam 16:14-15); 3. Judas (João 13:2); 4. Paulo ( II Co 12:7-10 ; I Tess. 2:18); 5. Pedro (Mateus 16: 21-23).
Não podemos ser afligidos pela opressão e desanimar. Temos que enfrentá-la e não descansar enquanto ela não cair por terra. A opressão não combatida abre portas para a depressão e em alguns casos para a possessão demoníaca.
É preciso combater o problema na sua causa. São várias situações em que a opressão ocorre: (1) Através de Brechas (2) Oposição à obra de Deus. Vamos nos deter na questão das brechas.

COMBATENDO A OPRESSÃO


1- FECHANDO AS BRECHAS.

Qualquer abertura que damos ao diabo para agir em nossa vida se constitui em uma brecha. “... não deis lugar (espaço, ocasião, oportunidade) ao diabo” Efésios 4:27 (lembre-se que Paulo está falando para crentes, “aos SANTOS que vivem em Éfeso” – 1:13, 15). Veja também (1 Coríntios 10:13)

1.1 - A BRECHA DO PECADO

Em primeiro lugar a brecha pode ser um pecado em nossas vidas que nos domina. Alguém disse que o diabo é como um rato, não precisa de uma porta inteira para passar, basta uma fresta bem pequena que ele entra. Ele também não vive em lugares limpos e iluminados, prefere sujeira e escuridão. ( Veja João 3:19,20)
É importante sabermos que somos responsáveis pelas nossas quedas e não o diabo. Todas as tentações são resistíveis, não há espaço para desculpas. Em Deus podemos vencer todas elas. Em Tiago 1:13-14 fica claro que a tentação não vem de Deus, mas tem sua origem em nossas fraquezas, em nossas cobiças, em nosso caráter vacilante e corrompido.
Para fechar a brecha do pecado precisamos confessar os nossos pecados. A palavra de Deus nos diz que “aquele que confessa o seu pecado e o deixa alcança misericórdia” (Pv 28.13). Veja também: 1 João 1:9; Tiago 5:16.


1.2 -    A BRECHA DAS FERIDAS NA ALMA

Em segundo lugar a brecha pode ser uma ou mais feridas na alma. Há pessoas que são extremamente doentes na sua alma e por isto tornam-se oprimidas por espíritos malignos. Problemas como autocomiseração, ódio, rejeição, traumas  e tantos outros residentes na alma podem ser a brecha para a opressão e em alguns casos também para a possessão. Quando isto acontece, não adiantará expulsá-los muitas vezes porque as brechas permanecerão abertas e eles voltarão. O que deve ser feito é um trabalho de cura interior com a pessoa, levando-a a conquistar o território de suas próprias emoções.

A questão do perdão, por exemplo, é muito séria, pois aquele que não perdoa, vive em uma prisão espiritual, até que libere o perdão de verdade. ( Mt 18:34).Temos que entender que o único que ganha com a falta de perdão é o diabo, como Paulo aborda em 2 Co 2.10,11 “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardis”.


2- RESISTINDO AO ATAQUE À OBRA DE DEUS.

Sabemos que nem toda opressão é uma brecha. Aqueles que estão envolvidos na obra de Deus são muitas vezes atacados com a finalidade de parar o que estão fazendo. Satanás tem acusado, assediado e perseguido os cristãos no esforço de impedi-los de viver para a glória de Deus. Ele tenta arrancar a mensagem do Evangelho do coração de uma pessoa até mesmo antes dela ser salva (Mateus 13:19). Ele bombardeia os crentes com falsas doutrinas, tentando confundi-los e distraí-los da verdade bíblica (Efésios 4:14).
Martinho Lutero relata que o conflito dele com Satanás se tornou tão intenso em determinado momento de sua vida, que parecia que ele podia ver o inimigo em pessoa. Num destes conflitos, ele chegou a atirar seu tinteiro contra a parede como se Satanás estivesse ali pessoalmente. Isso ilustra como o combate espiritual pode se tornar vívido e intenso.
Provavelmente você nunca experimentou o conflito espiritual de maneira tão intensa quanto Martinho Lutero, mas a guerra é tão real para você quanto foi para ele.

É dito em 1 Tess. 2.18 que Satanás impediu o apóstolo Paulo de rever os irmãos em Tessalônica. Os esforços missionários de Paulo foram às vezes frustrados pelo adversário. No contexto de sua prisão e julgamento Paulo declarou: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão”. 2 Timóteo 4:17

Deus permite que o adversário possa guerrear contra os crentes a fim de tentar impedi-los de realizarem aquilo que desejam fazer para Cristo.

Esta permissão de Deus tem dois propósitos.

Em primeiro lugar, mostrar ao adversário que mesmo que o crente fiel passe por lutas e oposições ferrenhas, jamais abandonará a sua fé em Cristo, sempre terá a esperança que certamente as lutas passarão e a vitória chegará.

Em segundo lugar, nos ensinar a guerrear. Gosto muito da expressão que Davi usa no Salmo 144:1,2 que diz: “Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio. Ele subjuga a mim os povos”.

A grande verdade que devemos tomar posse é: Nenhuma oposição de Satanás pode derrubar para sempre o verdadeiro crente em Jesus Cristo.

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. 1 João 4:4

CONCLUSÃO: A oposição do adversário, não é algo permanente. Por isso, devemos sempre orar com confiança no Senhor para que Ele nos livre dos ardis de Satanás e resistir-lhe firmes na fé.



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
SÉRIE LUTA ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário