sexta-feira, 15 de junho de 2018

CORRENDO PARA A VITÓRIA



Hebreus 12: 1-3

1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

Introdução: Na última ministração que tivemos, falamos que a nossa vida cristã é comparada a uma maratona. Nossa caminhada com Cristo é longa, vai durar nossa vida toda, portanto assim como em uma maratona é preciso muita paciência e disciplina para chegar vitorioso até o final.

Aprendemos também que o cristão que entra nesta corrida da fé com determinados pesos e pecados em sua vida, está destinado ao fracasso. Ele pode orar, jejuar e fazer campanhas de oração e nada disso o tornará vitorioso se ele não se propor a tirar de sua vida os embaraços.

No texto que lemos percebemos que há duas situações que podem nos trazer embaraços em nossa corrida da fé.

Essas duas situações são: Pesos e Pecados!

O texto diz devemos nos livrar de pesos e pecados que complicam a nossa corrida para o alvo!

O pecado está facilmente identificado na bíblia, embora muitos crentes não levem a sério o seu poder destrutivo.

Pecado é aquilo que desagrada a Deus, é errar o alvo; é transgressão da lei de Deus.

O pecado sempre irá assediar o cristão tenazmente. (insistentemente). Ele cria embaraços em nossa vida que podem nos levar à morte.

Mas o peso não é bem identificado ou perceptível como o pecado.

Por que o peso por definição não é o pecado em si, mas, sim, tudo aquilo que pode nos atrapalhar e levar-nos ao pecado e ao fracasso espiritual. 

Peso pode até ser aquilo que você considera lícito e normal, mas que para um cristão que quer cruzar a linha da chegada não convém praticar.

I Coríntios 6.12: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.

Se não tiramos os embaraços de nossa vida, jamais chegaremos à vitória!   

Nessa corrida, não estamos competindo uns com os outros. A prioridade principal do atleta cristão não é chegar em primeiro lugar, mas sim completar toda corrida. O que Deus espera de nós é que cumpramos toda nossa carreira de acordo com o propósito dEle em nossas vidas.

Além de corrermos sem nenhum tipo de embaraço precisamos conhecer também outras exigências para sermos vitoriosos nesta corrida.

1- A CORRIDA DA FÉ EXIGE DE NÓS MOTIVAÇÃO.
1ª “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas..”

Quem são a "grande nuvem de testemunhas" que o texto se refere?

Fazendo uma exegese do texto:

1- Seriam as pessoas que estão a nos observar no dia-a-dia, procurando ver aonde nós cometemos algum tipo de deslize para poder nos acusar?

2- Seriam os demônios que estão ao nosso derredor procurando uma oportunidade para nos destruir?

3- Seriam os anjos que estão ao nosso redor?

Esta “grande nuvem de testemunhas” que o texto se refere é composta pelas pessoas descritas no cap. 11 de Hebreus. Eles são conhecidos como os heróis da fé!

O testemunho destes homens e mulheres de Deus nos serve de inspiração e motivação para a nossa fé!

Estes heróis da fé estão descritos em Hebreus 11

Homens como Abel, Enoque, Moisés, Abraão, Isaque, Jacó, Sara, José, Raabe...

33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,
34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.
37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados.
38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Deus está nos dizendo nesta noite que estes homens e mulheres que venceram por conta de sua fé são a nossa inspiração e motivação para enfrentarmos qualquer circunstância!

Ninguém será vitorioso se estiver desmotivado!

Além deste homens e mulheres entendemos que Jesus é a nossa grande motivação!

Jesus é o nosso maior exemplo e Nele devemos nos inspirar para a corrida. Embora os heróis da fé foram um exemplo para nós, como seres humanos eles eram imperfeitos.

Somente o SENHOR JESUS nunca falhou e não falhará. Ele venceu e nos ajudará a vencer.

2- A CORRIDA DA FÉ EXIGE DE NÓS PERSEVERANÇA.
1b “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta..”

Duas palavras são bem frequentes na epístola aos Hebreus: Uma é a palavra “FÉ” e a outra, “PERSEVERANÇA”

Vemos praticamente por toda a síntese da carta que o autor encoraja os seus leitores a permanecerem firmes em sua fé em Jesus!

Hebreus 10.36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.

Hebreus 10:38  “Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele...””.
O autor de Hebreus diz: “Corramos..”
Note neste versículo que o próprio autor se inclui nestas palavras de encorajamento, dizendo que não somente os seus leitores deveriam correr e perseverar na vida cristã, mas que ele, sobretudo, deveria também fazer o mesmo.

A palavra perseverança, no grego υπμονή (hupomnesis), pode ser traduzida como uma paciência que resiste; denota firmeza e persistência.

 Esta palavra traz a ideia de uma pessoa que tem a capacidade de persistir em suportar com firmeza inúmeras dificuldades em diferentes circunstâncias da vida sem entregar-se ao desânimo e a derrota.

John Macarthur define perseverança como a constante determinação de seguir em frente, independentemente da tentação de desistir.

Para que eu e você possamos cruzar a linha de chegada, precisamos de perseverança. Perseverança em meio às aflições, tristezas, golpes da vida e perdas sem desesperar e desistir.


3- A CORRIDA DA FÉ EXIGE DE NÓS FOCO.
2a “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..”

O atleta precisa, em primeiro lugar, ter o alvo bem focado e observar todas as regras. Nada pode tirar essa concentração. Qualquer deslize pode ser fatal.

Fatores importantes a serem observados são: alimentação, descanso, preparo físico, treino, muita vontade de vencer, etc... Isso não é fácil e há muitos obstáculos a serem vencidos. Quantos atletas já sucumbiram por que perderam o seu foco.

A expressão olhando firmemente αφορωντες, significa “manter o olhar fixo sobre algo”. Literalmente “fixar os olhos”.  Devemos olhar sem distração alguma, como a maior prioridade da nossa vida para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

O termo autor αρχηγòς (archegos), no grego, significa iniciador, originador. Denota que Jesus é o que deu origem a nossa fé.

O termo consumador τελειωτής (teleiotes), por sua vez, significa alguém que conclui algo. Aquele que completa uma obra (Hb 2.10).

Sendo assim, era como se o autor da carta aos hebreus dissesse: “Mantendo os olhos fixos naquele que deu origem e completou a nossa fé, Jesus”!

“Os atletas cristãos devem evitar todo tipo de distração e manter os olhos fixos em Jesus, imaginando-o em pé ao lado da linha de chegada”. John Stott

Como corredores empenhados na maratona da vida cristã não podemos olhar para os lados. Olhar para os lados implica distração; significa desviar o nosso olhar de Jesus, o objeto da nossa fé, o nosso alvo, e olhar para coisas que não são importantes.


4- A CORRIDA DA FÉ EXIGE DE NÓS RESISTÊNCIA. 
2b “o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.

3 “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”.

Quero que você atente para a palavra suportou:

No versículo 2 nos fala que Jesus suportou a cruz

No versículo 3 nos diz que Ele suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo.

A corrida da perseverança só pode ser trilhada se suportarmos a prova.

Muitas vezes em uma corrida, o atleta sente dores, câimbras e fadiga tão forte que ele pode pensar em desistir.

Tiago 1:12 “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”

O autor de Hebreus nos diz que Jesus suportou tudo isso por causa da alegria que lhe estava proposta!

Jesus passou tormentos inimagináveis na cruz. Primeiro, ele foi humilhado. Ele foi cuspido, foi objeto de escárnio de gentios e de judeus, foi abandonado pelos seus discípulos, negado pelo mais próximo.

Em seguida, ele sofreu na carne. Levou chicotadas, murros, carregou o madeiro à exaustão, foi atravessado pelos pregos, foi pendurado no varal da humilhação e da dor.

Mas Ele aguentou... Como Ele aguentou?

“Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia” (Hb.12.2).

Isaías 53:11 “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si”.

A cruz foi sua maior dor, mas trouxe sua maior alegria. A alegria de ver que você e eu podemos ter Salvação.

CONCLUSÃO: Estamos empenhados vencermos esta corrida? Você sabia que essa corrida não é só para um vencedor, mas todos podem vencer? E todos que vencerem receberão um prêmio muito superior ao que um atleta pode ganhar numa competição. A Bíblia diz em 1 Coríntios 9.24-25: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para a alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário