segunda-feira, 11 de junho de 2018

CORRENDO SEM EMBARAÇOS



Hebreus 12: 1-3

1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

Introdução:

Eu quero compartilhar contigo nesta noite uma Palavra de alerta a respeito dos riscos de embaraços a que todos nós estamos sujeitos.

No texto em que lemos, o autor de Hebreus faz menção da maratona olímpica praticada no mundo antigo para ilustrar que nós como cristãos estamos em uma espécie de maratona espiritual.

Quando conhecemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal, Ele mesmo nos coloca nesta maratona! A carreira (ou corrida) nos foi proposta por Ele! Por isso, temos que tomar cuidado com aquilo que pode nos embaraçar prejudicando assim o nosso progresso e chegada ao reino celestial.

Mas o que é um embaraço? O embaraço é um empecilho, é algo que atrapalha e que nos impede de avançarmos em nossa caminhada com Deus.

O embaraço é também situações que não foram resolvidas e que podem impedir o nosso progresso no Reino de Deus e na Vida Cristã. Estas situações nos prendem de tal maneira que é capaz de nos tirar do foco.

No texto que lemos percebemos que há duas situações que podem nos trazer embaraços em nossa corrida da fé.

Essas duas situações são: Pesos e Pecados!

O texto diz que antes de corrermos com perseverança devemos nos livrar de pesos e pecados que complicam a nossa corrida para o alvo!

O pecado está facilmente identificado na bíblia, embora muitos crentes não levem a sério o seu poder destrutivo.

Pecado é aquilo que desagrada a Deus, é errar o alvo; é transgressão da lei de Deus.

O pecado sempre irá assediar o cristão tenazmente. (insistentemente). Ele cria embaraços em nossa vida que podem nos levar à morte.

Conta-se uma história que aconteceu nos Estados Unidos da América em um período de grande neve; Um homem estava vindo para sua casa andando pela calcada rompendo a neve que batia em seu rosto, quando de repente este observou a beira da calcada uma pequena, uma minúscula cobra que esta totalmente congelada pela neve e já ao ponto de morrer...

Quando este parou, olhou para aquela pequena cobra e pensou, “não vou deixa - lá morrer, vou ajudá-la”;

Pegou aquele pequena cobra com as mãos e colocou debaixo do seu blusão de frio e continuou a caminhar...

O que ele não contava é que a medida que ele ia caminhando para sua casa, a pequena cobra, foi se aquecendo dentro do seu blusão e foi retomando suas forcas...

Quando aquela pequena cobrinha retomou totalmente suas forcas, picou aquele homem no peito, inserindo neste o seu veneno que o levou a óbito antes de ser socorrido ao hospital.

Assim é o poder destrutivo do pecado.

Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.

Mas o peso não é bem identificado ou perceptível como o pecado.

Por que o peso por definição não é o pecado em si, mas, sim, tudo aquilo que pode nos levar ao pecado e ao fracasso espiritual. 

Peso pode até ser aquilo que você considera lícito e normal, mas que para um cristão que quer cruzar a linha da chegada não convém praticar.

I Coríntios 6.12: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.

Exemplos:

(1) Namorar em si não é pecado, mas se o jovem não tiver firmeza no Senhor, o seu namoro pode leva-lo à queda moral e espiritual.

(2) Navegar na Internet não é pecado em si, mas se você não tiver domínio próprio você perderá um tempo precioso que poderia ser aproveitado para estudar, orar, ler a Palavra...

(3) Trabalhar é uma bênção na vida de uma pessoa, mas pode se tornar um laço se o teu trabalho lhe rouba todo tempo que você deve ter com Deus e com sua família.

(4) Beber socialmente e moderadamente não é pecado em si, mas pode te levar ao vício e a dar um mal testemunho no mundo.

Embora a Bíblia ensine moderação ao beber, a abstinência também era considerada e recomendada, especialmente para aqueles que tinham um voto de consagração a Deus (Números 6:2 a 4).  

Às vezes acreditamos que é mais fácil tirar o pecado da nossa vida, mas continuamos com o peso. Os dois têm o mesmo valor; os dois nos embaraçam e precisamos ser livres tanto do peso, quanto do pecado.

PRECISAMOS IDENTIFICAR TANTO OS PECADOS COMO OS PESOS QUE ESTÃO NOS EMBARAÇANDO E NOS LIVRAR DELES URGENTEMENTE.

Por isso, nesta noite eu quero identificar alguns embaraços que podem nos prejudicar e levar-nos a desistir da corrida da fé.
  
1- O EMBARAÇO DE UM PASSADO DE DOR
Talvez um passado nada agradável e que não trás boas recordações tem sido um peso difícil de você suportar e tem embaraçado você!

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Fp. 3:12-14).

Ninguém pode se lançar para o futuro, se viver do passado.

Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro.”

Paulo tinha coisas das quais queria esquecer?
 

R: Sim – Muitas coisas negativas e outras até mesmo consideradas positivas por muitos

 (Veja 1 Timóteo 1:12,14)

12 Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
13 a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente (ameaçador, arrogante) ; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;
14 contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da igreja.

Paulo deveria deixar para trás e esquecer o seu passado de religiosidade inútil.

Como um religioso importante dentro do Farisaísmo, Paulo devia abandonar  as glória passadas e o status como uma pessoa que estava no topo da lista dos mais importantes.

( Filipenses 3:4-7)
4 embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
5 circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Deus está nos dizendo nesta noite! Tome todo o seu passado de culpas, de glórias e de orgulho e esqueça!

2- O EMBARAÇO DE INQUIETAÇÕES CONSTANTES.

É possível que você não consiga prosseguir nesta corrida da fé por conta de ansiedades que tem sido constantes em sua vida!

 “…não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará  consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34.

O segredo de ter paz é viver um dia de cada vez. As nossas forças e capacidades são suficientes apenas para viver o dia presente.

Tentar viver o dia que ainda não aconteceu tira-nos a energia para viver o presente e sobrecarrega-nos com pesos que não conseguimos aguentar.

A mente começa a ficar sobrecarregada com um turbilhão de pensamentos (a maioria negativos) e o corpo com níveis de stress que o levarão à exaustão e a doenças.

Abraham Lincoln, famoso presidente dos EUA, disse: “Uma coisa boa em relação ao futuro é que vem um dia de cada vez”.

Jesus também fala de uma só atitude que pode resolver de vez as nossas inquietações!

Mateus 6:33 “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas”.

Aqui temos uma ordem e uma promessa. A ordem é buscar o Reino de Deus (o governo de Deus, a vontade de Deus, o reinado de Deus em nossos corações em primeiro lugar).

“O melhor antídoto para acabar com a preocupação e ansiedade é saber que o dono do Universo é nosso amigo”.


3- O EMBARAÇO DA CULPA E AUTOCONDENAÇÃO.
Talvez você esteja embaraçado pela e culpa e condenação que existe sobre sua vida que te levam a questionar a graça e o amor de Deus por ti.

“Pela misericórdia e pela verdade, se expia (se paga) a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal”. Provérbios 16.6

Todos nós já sofremos com a culpa ou estamos sofrendo.

Desde a queda, o homem sofre com a culpa (Gn 3:8-12).

Embora haja a culpa procedente ou real, grande parte das pessoas sofre de sentimento de culpa improcedente, ou seja, quando na realidade ela não fez nada, mas sente que fez e se sente culpada,

- Como no caso de filhos que se culpam pela separação dos pais; pessoas que se sentem culpadas por terem sido abusadas sexualmente quando eram crianças; mulheres que se sentem culpadas por terem sofrido estupro, etc.

Existem outras causas não legitimas para a culpa. São elas:

(1) Desejo de agradar a todos. A pessoa sente culpa por ter que contrariar alguém ou por dizer "não".

(2) Perfeccionismo. Muitas vezes a pessoa estabelece um padrão moral ou espiritual de vida que nem o próprio Deus exige dele. Há muitas pessoas que são embaraçadas neste laço e que precisam de cura em suas emoções.

Dependendo das escolhas pessoais, a culpa pode ser altamente destrutiva, como no caso de Judas (Mateus 27:1-5), ou altamente positiva, como no caso de Pedro (Lucas 22:61,62).

Saiba que em Jesus Cristo os nossos pecados são perdoados. Através do seu sacrifício na cruz, Jesus levou os nossos pecados trazendo a nós o seu perdão.

“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”. 1 Pedro 2.24.

Ser perdoado por Deus é uma grande bênção!  É o próprio Deus que diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25)

Não há em nós nenhum mérito para que Deus nos perdoe. No momento em que uma pessoa se entrega a Jesus Cristo, seu pecado é perdoado.

“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome”. (1 João 2:12)

Saiba que mesmo depois que uma pessoa é perdoada, ela ainda vai pecar.

Quando isso acontece, Deus ainda promete perdão. “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

A Bíblia afirma claramente que o perdão de Deus é pleno mediante um coração arrependido que se confessa diretamente a Ele: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9).


4- O EMBARAÇO DE MAUS HÁBITOS.
É bem possível que a maioria de nós tem pelo menos um hábito que gostaria de deixar e que tem prejudicado a nossa corrida pela fé.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.
1 Coríntios 6.12

Existem muitos hábitos que são bons, como, escovar os dentes; tomar banho etc..., mas também existem muitos hábitos que são maus:
- falar palavrão;
- estourar
- mentir,
- murmurar,
- fofocar,
- chegar sempre atrasado aos compromissos,
- ficar devendo,
- julgar as pessoas,

Precisamos esclarecer que hábito é um comportamento que possui as seguintes características:

a) É bem estabelecido. Que está arraigado em nós (um modo natural de responder a uma situação)

b) Requer pouco pensamento. Você o faz quase que automaticamente, você pode estar sonolento ainda, mas chega ao banheiro pega a escova a pasta e lava os dentes.

b) É adquirido através da repetição. Eu tive um hábito antigo de passar a mão na minha testa quando estava suado, jogando o suor com a mão para o lado.

c) É parte de um padrão de comportamento. Por isso, muitos hábitos maus deixam de ser encarados como o são na verdade "pecado". Por causa deles somos impedidos de servir melhor a Deus.

Não permita que seus hábitos te levem a pecar contra Deus, seja qual for ele, peça a ajuda de Deus, confesse isso a Ele e peça ao Espírito Santo para lhe transformar radicalmente.

CONCLUSÃO:

Quantos há que estão embaraçados em um vício, e gastam todo o seu dinheiro para sustentá-lo?

Quantos estão embaraçados em um relacionamento que Deus não aprova e estão sendo levados à depressão pela sua vida sentimental?

Se a sua meta é perseverar até o fim, não hesite em sacrificar os embaraços, sejam eles quais forem!

Existem momentos na vida da gente, que nos vemos sem rumo, embaraçados, vivendo situações tão complicadas que nos paralisa; ficamos totalmente impotentes, embaraçados mesmo!

Talvez você não tenha força em si mesmo para sair deste embaraço, pois isso comece hoje mesmo clamando a Deus como fez Davi em 2 Samuel 22:33

“Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”.

QUERO CONCLUIR COM A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE TINHA UM EMBARAÇO TÃO GRANDE EM SEU CAMINHO QUE ESTAVA PRESTES A MORRER EM CONSEQUÊNCIA DISSO, QUANDO CONHECE JESUS E TUDO NA VIDA DELA MUDA!

Trata-se da mulher adúltera de acordo com relatos de João no capítulo 8.1-11.

Os legalistas escribas e fariseus trazem a Cristo uma mulher apanhada em adultério; por conta deste embaraço ela seria apedrejada. Com este intuito a levaram a Jesus! Mas Jesus diz aos seus algozes: “Quem não tem pecado, atire a primeira pedra..” Todos então largaram as pedras e saíram de macinho.

Jesus olha para ela, com muito carinho e diz: “Filha Você está livre dos embaraços que suas escolhas e atitudes provocaram! Vc tem agora uma nova chance! É só ir para sua casa, sua família, e não pecar mais!”

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário