domingo, 6 de novembro de 2016

O FRUTO DA ALEGRIA


TEXTO BÁSICO: Gálatas 5:22-23                                   
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Quebra Gelo: Compartilhe com o grupo: Qual o acontecimento em sua vida que lhe trouxe a maior alegria?

Introdução: Aquele que recebeu a Jesus em seu coração tem em sua alma uma constante alegria, pois tem a certeza de sua salvação, sabe que Deus está presente em quaisquer circunstâncias da vida, e que é mais do que vencedor em Cristo Jesus! "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou". (Romanos 8:37)

1- DEFININDO O FRUTO DA ALEGRIA
A Alegria ou Gozo (Gr. chara) como fruto do Espírito é uma expressão de contentamento e satisfação. Ela é muito mais que uma simples sensação ou euforia, é uma virtude caracterizada pelo bem-estar espiritual. Ela, na verdade, é uma consequência de um reto relacionamento com Deus.

A alegria daquele que ainda não é cristão, é produzida através de acontecimentos bons, de novas e boas notícias, de piadas... E nunca é permanente, constante; pelo contrário é passageira e sempre abafada, sufocada por angústias e tristezas do mundo.

2- AS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES DESTA ALEGRIA

2.1- A Alegria da Salvação - Houve um momento em que Davi havia perdido a alegria de viver, estava sendo consumido  pelo remorso e pela culpa e a sua oração foi apenas uma, dizendo assim: “Restitui-me a alegria  da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.12). Restitui-me a alegria, o  prazer, o gozo da salvação.

2.2- A Alegria na Tribulação- “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”. Tiago 1:2-4. Toda tribulação (ou sofrimento) revela a presença do inimigo e envolve ataques ao nosso relacionamento com Cristo. Se reagirmos com dúvida na bondade e nas promessas de Deus, ou com agressões aos outros, ou com desespero, ou até mesmo nos revoltando contra Deus, então estes sofrimentos podem nos trazer derrota. Mas se reagimos com uma atitude de confiança e alegria, como Tiago encoraja aqui, estes sofrimentos produzirão preciosas qualidades espirituais.

2.3- A Alegria de servir a Deus- “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” Salmos 100:2. Quando falamos em servir, nem sempre o que vem a nossa mente é alegria. Primeiro, porque quem serve, serve a alguém. Difícil você encontrar uma pessoa que afirme com sinceridade de coração que prefere servir a ser servido. Segundo, que a palavra, servir está ligado à obrigação, e a verdade é que obrigação e alegria não são sinônimas. Em terceiro lugar, a palavra servir traz a seguinte conotação: tarefa a ser executada ou trabalho, o que geralmente não causa nenhum entusiasmo de alegria. No entanto, Deus quer que nós possamos servi-lo com alegria. Esta alegria é resultado da transformação gerada por ele em nossas vidas, nos proporcionando a verdadeira alegria de viver.

2.4- A Alegria do Senhor como uma força motivadora- “...a alegria do Senhor é a nossa força.” Neemias 8:10 Somente um  povo alegre, bem disposto e fortalecido no Senhor esta apto a trabalhar com determinação sem esmorecer. Principalmente quando a situação é crítica e adversa. Faça como Neemias que, em vez de chorar e se isolar do mundo, reuniu seu povo, começou a meditar na Palavra de Deus e se motivar pela ALEGRIA DO SENHOR!

CONCLUSÃO: O cultivo do fruto da alegria é uma decisão, ou seja, ela se manifesta em nossa vida quando decidimos a andar altura da Palavra de Deus. Somos nós que determinamos nos alegrarmos ou não, porém como cristão devemos nos alegrar ne propósito no Senhor, por que andamos por fé e não por vista (II Cor 5.7; Fp4.4).

POR ISSO: ESCOLHA SE ALEGRAR!

Certo pastor, ao ser convidado para pregar numa igreja de uma cidadezinha do interior, colocou o seu relógio para despertar temendo não acordar no horário certo. Porém, o despertador não despertou, e ele acordou atrasado, o que lhe causou nervosismo. Foi fazer a barba com pressa e acabou se cortando, o que aumentou ainda mais a raiva desse homem e a falta de paz. Ao chegar à garagem, viu que o pneu estava furado, nesse momento a paz desse pastor acabou de fato, mas mesmo assim ele foi para a igreja que o esperava. Saiu às pressas, descontrolado, em alta velocidade desobedecendo às leis de trânsito, dando um péssimo testemunho.
Sendo abordado por uma autoridade de trânsito, que lhe pediu para encostar o carro. Justificativas nessas horas não faltam, e o pastor da história foi apresentando ao guarda as suas: “Seu guarda, pode me multar, pois meu dia hoje está horrível, nada está dando certo para mim, hoje definitivamente não é o meu dia”. Sabiamente o guarda lhe respondeu: “Amigo, eu também já passei por isso. Nada dava certo para mim, mas eu encontrei Jesus e a minha vida mudou”. Desta história podemos tirar algumas lições, entre elas a de que podemos e devemos dar bom testemunho, transmitir aos outros a alegria de servir a Cristo. A outra é que na vida fazemos escolhas, assim como esse pastor. Ele teve a oportunidade de escolher ter um dia bom, apesar de... Mas ele escolheu ter um dia ruim. Tudo na vida é uma escolha. Ele fez a dele.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário