sábado, 5 de novembro de 2016

O FRUTO DO AMOR


TEXTO BÁSICO: Gálatas 5:22-23                                    

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Quebra Gelo: Como você explica a seguinte frase? “Se queremos colher amor, devemos plantar o amor!”


1- DEFININDO O AMOR
A palavra grega ágape, traduzida por “amor”, inclui tanto amor a Deus como o amor ao próximo. O amor é maior que qualquer coisa que possamos dizer com palavras, qualquer coisa que possamos possuir ou dar. “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou corno o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disto me aproveitará” (1 Cor. 13:1-3).

Quando meditamos sobre o significado do amor, vemos que ele é para o coração o que o verão é para o agricultor: ele faz com que todas as flores da alma deem fruto. Ele é, de fato, a flor mais bonita do jardim da graça de Deus. Se não houver amor em nossa vida, estaremos vazios. Pedro disse: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).

2- OS QUATRO SIGNIFICADOS DO AMOR
Bem sabemos que na língua grega há quatro termos para amor:
 1) Eros é o amor de um homem por uma mulher; é o amor imbuído de paixão.
2) Filia é o amor caloroso para os nossos achegados e familiares. É um sentimento profundo do coração.
3) Storge aplica-se particularmente ao amor dos pais pelos filhos.
4) Ágape é o amor doador e sacrificial. Este é o amor que Jesus manifestou a nós, dando a sua própria vida para nos salvar.
O amor ágape aparece em todo o Novo Testamento. Quando Jesus disse: “Amem seus inimigos”, Mateus usou a palavra ágape em seu evangelho. Quando Jesus disse que devemos nos amar uns aos outros, João a palavra ágape (João 15:12). Quando a Escritura diz que “Deus é amor”, ela usa a palavra ágape (1 João 4:8). O Novo Dicionário da Bíblia define o amor ágape no grego como “a forma mais elevada e nobre de amor, que vê no objeto do amor algo infinitamente precioso”.

A maior demonstração de amor ágape que Deus deu foi na cruz, quando Ele enviou Seu Filho Jesus Cristo para morrer por nossos pecados. E já que nós devemos amar como Deus amou, todos os crentes devem ter este amor ágape. Nós não o temos naturalmente, nem podemos desenvolvê-lo porque as obras da carne não podem produzi-lo; só o Espírito Santo pode concedê-lo, sobrenaturalmente. Ele o faz quando nos submetemos à vontade de Deus.

3- O QUE NÃO É AMOR?
Hoje em dia o amor parece somente ser apenas uma emoção ou um sentimento. É claro que o amor envolve sentimentos; mas é muito mais que isso. Amor não é um sentimento, amor é ação. O verdadeiro amor age. Deus nos amou assim: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (João 3:16). Veja Também: (1 João 3:18)
Por isso o amor é um ato da vontade – e esta é a razão de nossa vontade tem de ser primeiro submetida a Cristo antes que possamos produzir o fruto do amor.
O amor (humano) diz: “Eu quero para mim algo que o outro tem e que ele pode me dar”. O amor (de Deus) diz: “Eu quero dar alguma coisa, porque eu o amo”. O amor humano é sentimento e desejo; e é por isso que ele é tão passageiro. O amor ágape é uma decisão de nossa vontade.
A ordem de amar não é opcional; devemos amar, estejamos com vontade ou não. De fato, podemos dizer que o amor pelos outros é o primeiro sinal de que nascemos de novo e que o Espírito Santo está atuando em nós. (Rm 5:8)

4- O ALCANCE DESTE AMOR
O amor ágape alcança a todos! Esposa, marido, filhos, vizinhos, até mesmo pessoas que nunca vimos, no outro lado do mundo. Inclui os que são fáceis de amar, porque são parecidos conosco, e os que são difíceis de amar, porque são tão diferentes. Estende-se até mesmo, as pessoas que nos prejudicaram ou magoaram. Em Atos 10.34s, Pedro admite seu preconceito étnico e religioso em relação ao centurião Cornélio: “Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo, lhe é aceitável”. A mesma expressão também aparece em Romanos 2.11 (judeus e gregos) e Efésios 6.9 (senhores e servos).

Pensamento: O amor pelas pessoas não significa que precisamos concordar com suas ideias, valores e comportamentos. Paulo lembra aos coríntios que alguns deles, antes de conhecerem a Cristo, tinham sido impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados e maldizentes (1 Coríntios 6.9s).

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário