quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O FRUTO DA FIDELIDADE


“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. ( Gálatas 5:22-23)

Quebra Gelo: Duas perguntas: (1) Você tem experimentado a fidelidade do Senhor em sua vida, em seu ministério, em sua família? (2) Você tem sido fiel com Deus e com as pessoas da mesma maneira que Ele tem sido fiel com você?

Introdução: A fidelidade é mais um gomo do fruto do Espírito que o Senhor deseja encontrar em Seu povo. “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”. (Salmo 101:6) A fidelidade é uma virtude que sempre é recompensada por Deus. “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...” (Mateus 25:21).  

1- O QUE É FIDELIDADE?
Para entendermos bem o significado da fidelidade requerida de nós por Deus, podemos usar uma figura do mundo dos esportes. No atletismo, há dois tipos de corredores: uns são especialistas em corridas de curta distância, como os velocistas, e outros em corridas de longo percurso, como os maratonistas. O velocista é corredor de explosão. O maratonista é corredor de regularidade e resistência.
O início da vida cristã se compara à explosão de uma corrida de 100 metros. No entanto, o prosseguimento da vida cristã se assemelha a uma corrida de longa distância, com um percurso longo. A salvação por Jesus nos põe na pista; a fidelidade a Jesus nos mantém nela.
Mas o que significa ser fiel? Ser fiel é ser digno de confiança; leal e firme na devoção e no compromisso; constante na fé. Fiel é quem não duvida de Deus e que segue os seus mandamentos a risca (Salmo 119:4).

2- AS TRÊS DIMENSÕES DA FIDELIDADE.

2.1- A EXCLUSIVIDADE- A exclusividade é um requerimento básico de Deus no nosso relacionamento com Ele. Josué destaca a natureza desta exclusividade (Js 24.14-15). É este o tipo de fidelidade como exclusividade que Deus espera de nós. É esta a disposição que Deus espera de nós, a de servir somente a Ele. Ser fiel, portanto, é ter, no discurso e na prática, Deus e Seu reino como nossa primeira e única escolha. Queremos realmente seguir a Ele? Qual é a nossa resposta? Elias fez a mesma pergunta direta ao povo de Israel: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o”. O comentário do autor bíblico é muito revelador: “O povo nada respondeu” (1Rs 18.21) ao profeta.

2.1- A VERDADE- Penso que nada ilustra melhor a ideia de fidelidade enquanto verdade, do que uma balança. Quando você vai à feira, por exemplo, se pergunta se um quilo pesa mesmo um quilo. Para nos enganar, as balanças têm que parecer verdadeiras. Quanto mais parecem, mais nos enganam. Por isto, um dos sinônimos para verdade é a sinceridade.
O autor de Hebreus fala disto quando diz, “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé” (Hebreus 10:22). Não só devemos buscar a Deus com fé, devemos fazê-lo em sinceridade. Sinceridade é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro.  
Na vida do cristão não pode haver falsidade ou mentira. Só podemos fazer diferença neste mundo servindo a Deus em verdade. (veja Fp. 2:15).

2.3- A REGULARIDADE- Também na vida cristã há pessoas que oscilam entre a euforia e a apatia. Em 2 Tessalonicenses 3:5, Paulo diz: “Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” É impressionante vermos tantas demonstrações de inconstância na igreja.
O pior é que o inconstante não consegue alcançar as bênçãos de Deus. Por isso Tiago disse: “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tg 1.7,8). Há pessoas que parecem uns vendavais de tão animados. De repente, somem. Há alguns que começam a trabalhar na obra de Deus, mas por alguma razão desistiram pelo caminho.
Fidelidade é regularidade. Não adianta ler a Bíblia toda em um mês. O verdadeiro crescimento virá com a leitura constante, cuidadosa, meditativa, realizada anos após anos. É um investimento para a vida toda.
Não adianta passar dias e noites orando. Isto pode ser próprio para um momento, mas o crescimento virá com aquela oração “sem cessar” (1Ts 5.17) ao longo de toda a vida, num prosseguimento constante. A nossa natureza tende para a irregularidade, para a impaciência e para a desistência. Por isso precisamos muito de regularidade!

CONCLUSÃO: A fidelidade mostra que o cristão é uma pessoa fiel em sua palavra e promessas; alguém confiável ou em quem se pode confiar. Na verdade, um cristão fiel é uma pessoa em que Deus confia.
O cristão deve ser fiel como pessoa; fiel como um vizinho, amigo, pai, cônjuge e como filho. O cristão deve ser fiel em seus contratos; fiel em sua palavra e fiel às suas promessas. Ninguém que não seja assim fiel pode ser um bom cristão.

Pensamento: “Ser fiel a Deus é mais do que participar de reuniões que falam do nome dele, é antes de tudo um principio que deve nortear nosso caráter, é saber que a maior prova da fidelidade está em viver uma vida que agrade a Ele quando estamos sozinhos, quando estamos entre os amigos não cristãos, quando estamos em lugares em que só há um cristão ali: você!”. (autor desconhecido)


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário