sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O FRUTO DA MANSIDÃO


“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. ( Gálatas 5:22-23)

Quebra Gelo: Diga uma coisa que o “tira do sério” ou faz “perder a cabeça”.

Introdução: Hoje falaremos sobre a mansidão como mais um dos gomos do fruto do Espírito que é fundamental ao nosso bom testemunho diante das pessoas que convivem conosco. Sem dúvida alguma, o maior exemplo de mansidão está no Senhor Jesus. Ele disse: “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração...” Mt 11.29b. A mansidão é também a terceira bem-aventurança ensina por Jesus em seu sermão da montanha: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” Mt 5:5.

1- O QUE É MANSIDÃO?
O termo grego empregado em Gl 5.23 é “prautes” e significa no português: manso, modesto, tranquilo, gentil, simples, calmo, brando. Mansidão é aprender como reagir a críticas, rejeição ou a males que nos são feitos, não com violência ou autodefesa ou qualquer tipo de postura hostil; pelo contrário; ser manso é responder com brandura, sem ira, sem amargura, na verdade por estarmos realmente cientes de que somos tão imperfeitos, humanos e falhos quanto todo mundo.

2- O QUE NÃO É MANSIDÃO?
2.1- Mansidão não é auto-depreciação. Existem “irmãos” que vivem dizendo: Eu não sou nada, sou menos que um verme; não olhe para a minha vida, etc...Isto não é mansidão, e sim, falsa humildade! O apóstolo Paulo se colocou até mesmo como uma referência à igreja dizendo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” 1Co 11:1.

2.2- Mansidão não é Omissão. Não é fugir deliberadamente de um conflito para não se incomodar. Tem pessoas que dizem: “Faço qualquer coisa para não entrar numa briga”. No entanto, deixam de dar sua contribuição para resolver o conflito ou corrigir uma situação. Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo disse: ”Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.” 2 Tm 2:24-26.

2.3- Mansidão não é apatia ou relaxo. Há pessoas que sofrem agressões, não reagem, mas ficam depois lamentando com os outros, para que tenham pena dela ou tome partido a seu favor. Há outros que se vestem mal para parecerem humildes e espirituais ao outros. Isto é uma forma velada de orgulho e dissimulação e não de mansidão. Li um pensamento que reflete bem isso: “Pior do que a falta de humildade e a falsa humildade que leva a pessoa a se sentir orgulhosa de estar agindo de modo humilde”. O falso manso pode até passar para as pessoas uma “boa” imagem de humildade, mas diante dos olhos do Senhor, não tem como esconder sua real motivação. “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe”. Salmo 138:6

3- AS CARACTERÍSTICAS DA MANSO.

3.1- O Manso é uma pessoa ensinável- O orgulho é o maior obstáculo para que as pessoas se tornem ensináveis; ele as mantém fechadas para a possibilidade de outras pessoas terem alguma coisa para lhes ensinar. Ser discípulo é ser constantemente ensinado. Ser ensinável é estar motivado para aprender. É estar quebrantado pelo Espírito Santo de tal maneira que ficamos sensíveis à sua direção e orientação. “Prontos a aprender com as provas, dificuldades e com as pessoas”. ( 1 Samuel 3:10)

3.2- O Manso é bom ouvinte e comedido nas Palavras- O Manso é sempre cuidadoso para ouvir e para falar:  “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1:19-20). O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Colossenses 4:6

3.3- O Manso é uma pessoa cordial- “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. Rom. 12:10 É inconcebível um cristão mal educado, que não sabe pedir, por favor; toca em assuntos em hora errada; deixa as pessoas em situação difícil; etc... Ser uma pessoa cordial faz parte de um aprendizado. Não nascemos cordiais, corteses, educados… Tornamo-nos! A cordialidade é uma afeição sincera, um jeito de ser que permeia as atitudes e o trato com as pessoas com a força do coração. A cordialidade se constrói numa busca sincera e adequada de agir com delicadeza e educação, sem perder o contato com a verdade.
Na palavra cordial temos o radical latino ‘cor, cordis’ (coração), o que designa um modo de ser e agir que passa pelo coração, ou seja, ações permeadas pelo amor, pela sensibilidade. O Espírito Santo nos transforma em pessoas assim!

Pensamento: “O manso é alguém cujo coração foi tratado a tal ponto que deixou de agir como escravo; tornou-se príncipe. Ele encontrou um tesouro verdadeiro em seu coração, em seu caráter. Essa é a verdadeira força. Então o manso descobre que é capaz de vencer e subjugar inimigos antes invencíveis como a ira e a murmuração. Ele é feliz porque encontrou descanso em Deus”.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário