segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O FRUTO DA PAZ


TEXTO BÁSICO: Gálatas 5:22-23                                   
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Quebra Gelo: Compartilhe com o grupo: O que lhe rouba a paz na maior parte do tempo?

Introdução: A paz como fruto do espírito deve jorrar de dentro de nós, em nós e através de nós. Isso significa que é paz para você e para quem está perto de você.  “Tu conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme em ti, porque ele confia em ti” (Isaías 26.3). Você pode ter sofrido algum tipo de tormento nesses últimos dias e até sofrido afronta; Deus, porém te quer cheio de paz! Deixa Deus julgar por ti, Ele é reto juiz. Mas, não perca a tua paz por nada; nem por pouco e nem por muito. Porque a sua paz é mais preciosa do que qualquer coisa.

1- DEFININDO O FRUTO DA PAZ
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem estar entre as pessoas ou nações. A palavra shalom representa também um desejo de saúde, harmonia e paz para aquele ou aqueles a quem é dirigido o cumprimento. No Novo Testamento, o termo Eirene, vem do grego e significa paz, harmonia, reconciliação, bem-estar. Por meio de Cristo é que se realiza essa paz.
Estudando sobre a paz bíblica descobri que ela segue uma certa ordem.  A Paz na bíblia tem três dimensões: Primeiro, é preciso ter paz com Deus, (DIMENSÃO ESPIRITUAL) depois a paz com nós mesmos; (DIMENSÃO EMOCIONAL) só, então, a paz com os outros será possível (DIMENSÃO RELACIONAL). Quem não tem paz com Deus, não tem paz consigo mesmo e nem pode ter paz com os outros.

1.1- A Paz com Deus- A paz com Deus é alcançada, como a Bíblia diz, através da graça por meio da fé. Acontece quando recebemos a Jesus pela fé como o nosso Salvador e Senhor. Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”. Quando o homem reconhece essa verdade e se arrepende de todo o mal cometido contra o seu criador, vem sobre ele o perdão de Deus fazendo-o reconciliar-se com o seu Reino de glória. Tudo, por meio de Jesus Cristo. Ele é o único mediador. "Portanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos..." (1Timóteo 2:5,6a)

1.2- A Paz de Deus- Jesus veio nos trazer paz interior, que acontece quando estabelecemos paz com Deus. Essa paz age em nosso emocional. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14.27
Se tivermos a paz com Deus, teremos paz conosco mesmo. Ou seja, a paz de Deus invade o nosso coração e nos faz felizes. Nossa força não vem de fora, não vem das circunstâncias. Nossa força vem de dentro. Podemos afirmar que a Paz de Deus está acima de toda razão humana e tem a capacidade de proteger os nossos sentimentos. Fp. 4.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

1.3- A Paz com os outros- A paz que Jesus veio trazer é paz espiritual, emocional, mas é também paz relacional. Ele veio trazer reconciliação entre os homens, entre famílias, entre pais e filhos ( Veja 2 Cor. 5:18-20).  
Contudo, a paz com os outros deve ser buscada por todo cristão e isso exigirá dele muito esforço e empenho pessoal. “Busque a paz e empenhe-se por alcançá-la” 1 Pedro 3.11 [Não apenas deseje ter um relacionamento pacífico com os homens, antes porém busque, persiga isto!]”.
Contudo ele deve saber que nem sempre a paz com todos será possível. “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Rm 12:18. Com certeza sempre estaremos envolvidos em algum conflito, mas cabe a nós optar pela paz. “O conflito é inevitável, mas o combate é opcional. Use sua energia criativa, dada por Deus, para resolver os conflitos antes que se desenvolvam e transformem-se em combates”. Max Lucado.

2- PAZ E JUSTIÇA.
Paz e justiça são dois anseios profundos de toda a humanidade. A relação entre paz e justiça está fortemente presente tanto no Antigo como no Novo Testamento.  O livro do profeta Zacarias exorta: “Fazei em vossas portas um julgamento de paz; não maquineis, uns contra os outros, o mal em vossos corações” (Zc 8,16-17).
Em Tiago 3:18 encontramos: “Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz”. Não é para os que amam a paz, mas para os que a promovem. Se quisermos justiça devemos semeá-la em paz. Não basta querer ou amar a paz. É necessário promover a paz.  
Algumas atitudes Jesus nos ensinou a fim de promovermos a PAZ, são elas: (1) dar a outra face – Mt. 5:39, (2) amar o próximo como a ti mesmo- Mt. 22:39, (3) perdoar 70 vezes 7- Mt. 18:22 (4) Vencer o mal com o bem- Rm 12:21 (5) Não se vingar- Rm 12:19. (6) Abençoar os que nos perseguem- Romanos 12:14. Como é difícil conseguir isso! Porem, nada será impossível se você é verdadeiramente um filho de Deus!  “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9


Conclusão: Em Oséias 8.7 lemos que “aqueles que semeiam vento colhem tempestades”. Como podemos semear ventos? Semeamos ventos por meio de palavras e de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção a tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e nossas palavras. O que você quer colher? Tempestade ou Paz?


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário