quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O MILAGRE DA RECONCILIAÇÃO NA FAMÍLIA


TEXTO: Gênesis 33:1-20
1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas.
2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
3 E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.
4 Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.
5 Daí, levantando os olhos, viu as mulheres e os meninos e disse: Quem são estes contigo? Respondeu-lhe Jacó: Os filhos com que Deus agraciou a teu servo.
6 Então, se aproximaram as servas, elas e seus filhos, e se prostraram.
7 Chegaram também Lia e seus filhos e se prostraram; por último chegaram José e Raquel e se prostraram.
8 Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor.
9 Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.
10 Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.
11 Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.
12 Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.
13 Porém Jacó lhe disse: Meu senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos.
14 Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor, em Seir.
15 Respondeu Esaú: Então, permite que eu deixe contigo da gente que está comigo. Disse Jacó: Para quê? Basta que eu alcance mercê aos olhos de meu senhor.
16 Assim, voltou Esaú aquele dia a Seir, pelo caminho por onde viera.
17 E Jacó partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez palhoças para o seu gado; por isso, o lugar se chamou Sucote.
18 Voltando de Padã-Arã, chegou Jacó são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã; e armou a sua tenda junto da cidade.
19 A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
20 E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel.

Introdução: Esta é a última semana de nossa Campanha de Milagres para a Família e o desejo do meu coração é que cada um de nós receba do Senhor o milagre que a nossa família precisa!

Nesta noite eu gostaria de falar sobre um milagre que nem sempre desejamos buscar, mas, que com certeza Deus deseja realizar! Trata-se do Milagre da Reconciliação!

Todo cristão verdadeiro sabe que Deus tomou a iniciativa de reconciliar consigo o mundo. Ele imputou a Jesus Cristo as ofensas dos homens; fez o Filho morrer em nosso lugar; pagou, com o sangue de Jesus, a nossa dívida; entregou o inocente para declarar paz aos culpados.

Dessa maneira, em Cristo, Deus oferece o perdão dos pecados a todo homem e também o capacita a perdoar!

Nesse sentido, a reconciliação não é só uma obra de Deus (ou um milagre de Deus). A reconciliação é um Milagre do qual nós temos uma participação!

Deus espera que os que foram reconciliados pela fé em Cristo vivam perdoando, assim como são perdoados.

No texto de nossa ministração de hoje vamos aprender que é possível haver perdão e reconciliação em uma família, ainda que as feridas e as mágoas sejam enormes e distanciem as pessoas de um convívio durante anos.

Segundo a narrativa de Gênesis podemos perceber que ainda que Deus tivesse unido Isaque e Rebeca no casamento isso não bem significava de maneira alguma que essa família era bem estruturada.

Pelo contrário, vemos uma casa onde os conflitos estão presentes por conta da natureza pecaminosa do ser humano.

(1) A Bíblia nos mostra que os filhos deste casal ( Esaú e Jacó) disputavam entre si desde o ventre de Rebeca. 

(2) A Bíblia também nos fala que existia uma preferência dos pais pelos seus filhos: “Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó” (Gn 25.28). Esse favoritismo explícito dificultou ainda mais as coisas.

(3) Temos aqui um sério alerta sobre o perigo da predileção entre os filhos. Dar atenção especial a um filho, em detrimento do outro ainda que em alguns casos isso seja necessário pode causar sérios problemas: ciúme, ódio, falta de cordialidade, etc.

- Cabe aos pais edificar um lar de amor, disciplina e aceitação mútua.
- É preciso combater a rivalidade e a competição entre irmãos.
- Todos devem sentir-se acolhidos e amados, ainda que considerando a peculiaridade de cada filho.

(4) Mas, o ápice do conflito familiar se deu no momento em que Isaque foi dar sua bênção.
a- Segundo a narrativa de Gênesis, Jacó teria recebido a bênção da primogenitura no lugar de Esaú fazendo-se passar por este e se aproveitando do estado de enfermidade do pai. Nesta mentira e engano Rebeca sua mãe também estava envolvida.

d. Por outro lado, Esaú quebrou o seu juramento a Jacó, pois já havia aberto mão de sua bênção na troca pelo prato de comida ; Esaú também mostrou seu desprezo pelas bênçãos da aliança ao se casar com as mulheres cananeias, desapontando inclusive aos seus pais (26.35); e o pior de tudo: Esaú passou a odiar a Jacó e planejou mata-lo após a morte de seu pai.

“Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão”. Gen. 27:41

Satanás tem investido contra a família nesta área, pois ele sabe que uma família dividida não subsiste.  É isto que Jesus ensina na palavra em  Mateus 12:25:  “Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”

Precisamos orar amados, para que o Senhor opere na família o Milagre da Reconciliação, pois esse é o desejo de Jesus!

No entanto, existem algumas condições para que este milagre ocorra em nossas famílias.

1ª PARA HAVER O MILAGRE DA RECONCILIAÇÃO
É PRECISO TER UM ENCONTRO COM DEUS.

Depois que Jacó saiu da casa de seu sogro Labão, ele se preparou para reencontrar seu irmão Esaú. Pelo menos 20 anos se passaram e Jacó queria saber se o seu irmão ainda queria mata-lo.

No caminho para o encontro com o seu irmão ele chega a orar: (Gênesis 32:11)

“Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos”.

Por isso ele enviou mensageiros a ele e, quando soube que Esaú vinha ao seu encontro acompanhado de quatrocentos homens. Além disso, mandou-lhe presentes e dividiu sua caravana de modo a dificultar um eventual ataque contra todo o grupo.

Na noite que antecedeu o encontro de Jacó com Esaú, algo curioso aconteceu. A Bíblia diz que Jacó passou a madrugada toda lutando com um homem, junto ao ribeiro de Jaboque. (Gn. 32:24-31)

24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.
31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.

Imaginem irmãos que você estivesse vivendo no Tempo de Jacó e se encontrasse com ele no caminho e lhe perguntasse

– "O que aconteceu, irmão Jacó?"

– "Eu tive um encontro com Deus", respondeu ele.

– "Mas você teve um encontro com Deus e está machucado, com a roupa rasgada, todo sujo?

- Pensei que um encontro com Deus não fosse assim! Eu achei que um encontro com Deus era só alegria, só glória!

– Pois é, mas eu tive um encontro com Deus, mas não me chamo mais Jacó. “Nesse encontro ele mudou meu nome." “ Nesse encontro Ele salvou minha vida”

Algumas coisas acontecem quando nós temos um encontro com Deus, uma delas é a mudança de nome.
- Foi assim com Abraão, que antes era Abrão.
- Foi assim também com Pedro, que antes era Simão,
- e Paulo, que antes era Saulo.
- Foi assim com Jacó, nome que significava "enganador". Mas Deus mudou o seu nome para Israel (Príncipe com Deus).

O que podemos aprender aqui amados é que a experiência do encontro de Jacó com Deus em Gênesis 32, o fortalece e o encoraja a buscar o conserto de seu relacionamento com Esaú.  

 “Jacó precisava ser encorajado nas vésperas do encontro tão temido com Esaú, bem como se certificar da presença prometida por Deus”.

Outra coisa que eu aprendo é que as situações de conflito sempre revelam aqueles que realmente têm uma verdadeira conversão e experiência com Deus.

Nestas horas, o verdadeiro cristão procura o caminho da reconciliação e do perdão. O falso cristão procura o caminho, da contenda, da confusão e da desunião.

2ª PARA HAVER O MILAGRE DA RECONCILIAÇÃO
É PRECISO IR DE ENCONTRO COM O SEU IRMÃO.

Nenhum laço rompido pode ser restaurado se não há iniciativa de alguém. Alguém tem que levantar a bandeira branca, e sinalizar que deseja um conserto. Foi o que aconteceu com Jacó. Ele desejou consertar o relacionamento com Esaú. (Gn 33:1-4)

1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas.
2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
3 E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.
4 Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.

Sem a iniciativa de ambas as partes, o muro permanece, a indiferença continua.

É preciso que haja um desarmamento do ódio, e muitas vezes, dos próprios direitos, como aconteceu com Esaú. Ele foi ofendido, mas não se vingou.

3ª PARA HAVER O MILAGRE DA RECONCILIAÇÃO
É PRECISO TER HUMILDADE

3 E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.

É importante prestarmos atenção a esta atitude de Jacó. Ele havia errado ao roubar de Esaú o direito de receber a benção de Deus. Porém, Ele se humilhou prostrando-se a terra sete vezes.

Prostrar-se à terra sete vezes era um sinal amplamente conhecido de reverência, apropriado para um rei. Somente alguém que se coloca como inferior a outro faria tal gesto.

Filipenses 2:3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

O que isso significa?

Quando estamos dispostos a pedir perdão ou a perdoar rompemos com a barreira de nosso orgulho pessoal, da nossa altivez. Foi justamente isso que ocorreu no coração de Jacó.

Esaú também reagiu de uma forma que Jacó talvez nem sequer sonhara, pois correu, abraçou e beijou seu irmão e ambos choraram de emoção.

Sem humildade não pode haver reconciliação!

AS ATITUDES FALAM MAIS QUE PALAVRAS. Não adianta dizer: eu perdoei meu irmão se minhas atitudes não revelam a presença do perdão.

PELOS FRUTOS SOMOS CONHECIDOS. Quem perdoa, dá provas disso. Se a frieza e a indiferença permanecem não houve um real reconciliação e perdão.

4ª PARA HAVER O MILAGRE DA RECONCILIAÇÃO
É PRECISO TER GRAÇA
10 Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.
11 Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.

Jacó insiste com o seu irmão que este aceite os presentes que lhe havia preparado.

Isso nos lembra da Graça de Deus, a qual não merecemos.

Ao aceitar o presente de Jacó, Esaú estava declarando que aceitava a seu irmão Jacó.

Perdoar é manifestar a graça e a misericórdia; características estas do nosso Deus.

O que significa perdoar?

1- Perdoar é um ato irracional aos olhos do homem natural. Qualquer pessoa que tentar compreender o perdão, apenas sob a perspectiva humana, nunca irá encontrar motivos para perdoar. Errar é humano, perdoar é divino! A Bíblia diz: "... Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros (Cl 3.13; A Bíblia Viva). O perdão deve ser compreendido sob a ótica divina.

2- Perdoar é uma questão de obediência a uma ordem do Senhor (Mc 11.22; Ef 4.32; Lc 17.3-10). Disse Jesus: "E, quando estiverdes orando, perdoai..." Quando você libera perdão incondicional, é uma atitude de obediência ao Senhor. O resultado disso é cura, libertação e crescimento. Nada agrada mais o coração do nosso Senhor do que as nossas atitudes de obediência. Lembre-se, Deus sorri quando nos vê liberando perdão aos nossos ofensores. Isso significa vitória sobre o mal.

3- O perdão não é uma emoção, mas uma decisão! É um ato de minha vontade, não de minhas emoções (Cl 3.13). Já ouvi alguém dizer: "Eu ainda não senti que devo perdoar". O perdão é uma decisão com base em princípios, e não no que se está sentindo. Você não pode ser dirigido pelos seus sentimentos, pelas suas emoções, mas sim por aquilo que está escrito na Palavra de Deus.

4- Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas:

a) Deus;

b) Os outros (inclusive o ofensor); 

c) A si próprio.  Quem perdoa sepulta o que aconteceu para nunca mais desenterrar. É decidir não falar mais sobre o que aconteceu, pois o que já foi resolvido com o perdão não merece mais a nossa atenção.

5) Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. Na carta de Paulo aos romanos (Rm 12.19),  está escrito: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor". É Deus quem pesa nossas causas em balança justa. A mim e a você cabe apenas perdoar.

6- Perdoar é deixar prevalecer a graça, em vez da vingança. O sentimento de vingança faz da pessoa uma prisioneira do diabo, pois as Escrituras o descreve como um "... ladrão que veio para roubar, matar e destruir..." (Jo 10.10). O sentimento de vingança faz com que a pessoa transporte dentro de si a presença do ofensor lhe ofendendo, machucando e ferindo, todos os dias. O sentimento de vingança facilita a ação destruidora de Satanás na vida da pessoa que resiste em perdoar. O melhor caminho é o da graça do perdão.

CONCLUSÃO:

12 Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.

A disposição de voltar a caminhar juntos sela a comunhão entre os irmãos! É assim que Deus quer que nós também façamos em nossas famílias!



Um comentário: