sexta-feira, 27 de julho de 2018

LIDANDO COM A ADVERSIDADE E COM A PROSPERIDADE. (1ª Parte)



Texto: Fp. 4:11-13
“Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:11-13 BLH).

Introdução: Creio que aprender a lidar com as diversas circunstâncias da vida é algo que devemos buscar como Cristãos, pois sabemos que a vida é cheia de contrastes.

A vida do cristão não é “só vitória” como alguns têm pregado. Passamos por derrotas e perdas também. As mesmas coisas acontecem a justos e a injustos, mas a diferença entre o justo e o injusto é como passamos por essas situações.

“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”. Eclesiastes 9:2

Alguém disse que estes contrastes são como uma mesa com sabores não apenas variados e diferentes, mas também antagônicos. É como ter em nossa mesa, o mel e fel; o doce e o amargo, o salgado e o insípido!

Em nossa vida podemos viver um período de grande prosperidade e mesmo assim não sabermos lidar com ela.

Na prosperidade alguns se tornam avarentos, arrogantes e se esquecem de Deus. Por isso que a prosperidade nem sempre é sinal de bênção!!!

Outros quando passam pelas adversidades da vida não conseguem conviver e administrar situações de crise!  

Na adversidade se desesperam, murmuram, se desviam e blasfemam contra Deus!

Você percebe que em ambas as situações o ser humano tem dificuldade de lidar?

Quais as atitudes que devemos tomar como cristãos diante da adversidade e da prosperidade?

1.   NA ADVERSIDADE OLHE PARA AQUELE QUE TUDO TEM, NA PROSPERIDADE OLHE PARA AQUELES QUE NADA TÊM.

A- Quando a situação estiver ruim e as lutas enormes, olhe para cima!!! Saiba que para cada necessidade na terra há um milagre no céu!!!

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Colossenses 3.1-3)

B- Se você estiver numa situação confortável, com tudo indo as mil maravilhas, olhe para os lados, olhe para o seu irmão, seu amigo, seu vizinho, seu parente etc.

Ajude as pessoas necessitadas, os que estão numa pior, ajude quem realmente precisa, faça mais pela obra de Deus, pela casa de Deus. Invista no Reino.  

A Generosidade nos livra da idolatria do dinheiro – Dar é um exercício que precisamos praticar; porque gente que dá, livra-se da obsessão escravizante do dinheiro.

Veja como é fácil gastar 150 reais num tênis, mas difícil dar a mesma quantia para a igreja. ”Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Eu nunca vi um cristão maduro, que também não seja um servo generoso”.

Prov. 28:27O que dá ao pobre não terá necessidade (ou falta), mas o que esconde os olhos terá muitas maldições”.

2.   NA ADVERSIDADE NÃO DESPREZE O QUE VOCÊ TEM, NA PROSPERIDADE NÃO DESPERDICE O QUE VOCÊ TEM.

2 Reis 4:1-7E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.”

Quando aquela viúva estava para perder os filhos por causa de uma dívida deixada pelo seu marido, Eliseu a fez olhar para o que ela tinha e não a ficar se lamentando pelo que ela não tinha, ele disse: 'O que você tem em casa?'

Jesus também, quando do episódio da multiplicação dos pães, mandou que os discípulos olhassem para o que tinham.

Irmãos, Jesus quer usar o que temos para nos dar o que precisamos; se Ele foi capaz de multiplicar o pão e o peixe e também o azeite da viúva, se Ele do nada fez tudo quando criou, o que ele não é capaz de fazer por você?

Mas você precisa usar a sua fé para entregar o quer você tem em suas mãos!!! Você precisa usar a sua fé para pedir sabedoria a Ele!

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Tiago 1:5,6

B- Na prosperidade não desperdice o que você tem: tem algumas pessoas que quando tá com muito dinheiro , começa a confundir desejo com necessidade, começa a comprar coisas que nunca vai usar, se torna um consumista, joga fora aquilo que tá novo, para comprar outro, vende o carro que tem, para comprar outro que só mudou a cor da maçaneta!!!

Eu li a respeito da diferença entre desejo e necessidade com a seguinte frase: “necessidade é água, desejo é Coca-Cola”.

Deus prometeu suprir as nossas necessidades e não os nossos caprichos!

Mas é claro que nosso Deus nos dá uns “mimos”, tenho experimentado isso em minha vida. Mas existe uma grande diferença entre desejos e necessidade.

A necessidade que Deus supre é aquela que o servo de Deus recebe em justa medida, sem que nada venha faltar.

O desejo que Deus satisfaz é aquele no qual fará com que você se firme ainda mais Nele!

O Salmo 37.4 diz: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

Deus não concede os desejos que tomam o lugar Dele. Se você não se agrada de Deus, os seus desejos serão egoístas, para a sua própria satisfação.

Quando oramos e apresentamos nossos desejos diante de Deus não é o coração de Deus que é mudado para se adequar aos nossos anseios, mas sim o nosso coração. A oração não muda o coração de Deus, muda o nosso.

C. S. Lewis uma vez disse: “Se Deus tivesse respondido todas as orações tolas que fiz em minha vida, onde eu estaria agora?”

Após o milagre da multiplicação Jesus mandou que se recolhessem as sobras para que nada fosse desperdiçado, imagine se José não economizasse no tempo das vacas gordas, seus irmãos pereceriam e os judeus deixando de existir, como Jesus viria ao mundo??? Viu como é bom é economizar?!

3.   NA ADVERSIDADE NÃO FIQUE ANSIOSO, NA PROSPERIDADE CUIDE PARA NÃO FICAR AMBICIOSO.

Nas questões materiais, o ansioso é aquele que teme que nunca terá o suficiente, já o ambicioso acha que o que tem não é suficiente.

Fp. 4: 6,7 “Não estejais inquietos(Não andeis ansiosos) por coisa alguma; fantes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

1 Pedro 5:7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

“Ansiedade é como uma cadeira de balanço. Mantém você em movimento o tempo todo, mas não o leva a lugar algum”.

Olhe os efeitos físicos, psicológicos e espirituais que a ansiedade causa. Ao invés de gastar suas energias com a preocupação, as invista em oração!!!

'A maioria das coisas com as quais nos preocupamos jamais acontecerá, então porque se preocupar, viver na angústia antes do tempo, se porventura acontecerem, você terá se preocupado duas vezes, e uma delas então terá sido puro desperdício'.

Se você estiver bem financeiramente, não se torne ambicioso, não queira ter mais do que já tem , pois você pode perder o que já tem!!!

1 Timóteo 6:9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”.

1 Timóteo 6:17 “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

Uma vez perguntaram a Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas de sua época: "De quanto o senhor precisa para ser uma pessoa feliz, satisfeita?', ao que ele respondeu com um sorriso irônico nos lábios: 'Só um pouquinho mais'.

CONCLUSÃO: Na próxima semana veremos mais três formas de lidarmos com a adversidade e a prosperidade! Quero propor a você hoje a buscar o verdadeiro contentamento em Jesus colocando-o em primeiro lugar em sua vida. Nada se compara a satisfação de tê-lo como o seu Senhor e Salvador pessoal.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

segunda-feira, 23 de julho de 2018

ANTES QUE A PORTA SE FECHE



Lucas 13:24-27
24 Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
25 Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.
26 Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.
27 Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.

INTRODUÇÃO:
Eu quero conversar contigo nesta sobre um tema que tem me chamado a atenção principalmente por estarmos no limiar dos fins dos tempos. Pessoalmente creio que os sinais da volta de Jesus são mais evidentes e o tempo está se esgotando.  Por isso o tema da palavra de hoje é: ANTES QUE A PORTA SE FECHE.

Se existe algo com o que convivemos diariamente, são as portas, todos os dias da nossa vida; abrimos e fechamos portas.

É impossível viver sem portas! Elas fazem parte de nosso dia a dia; por isto precisamos entender a importância da porta no plano espiritual.

A palavra “porta”, na língua grega é “yura – thura”, cujo significado é: “uma entrada”, “lugar de passagem”, “abertura de acesso”.

Porém, devemos entender que a porta também tem a função de fechar. E no plano espiritual, antes que a porta se feche precisamos entrar por ela.

Por isso eu quero ver contigo nesta noite algumas lições sobre esta porta.

1- A PORTA NOS ENSINA SOBRE O ACESSO À SALVAÇÃO
Jesus declarou ser a porta para a nossa salvação: ( João 10:7-9)

7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Jesus ao falar de si mesmo como a porta ele usa o Salmo 118: 20: “Esta é a porta de Iahweh: os justos por ela entrarão”

Ao declarar-se a “porta”, Jesus se mostra como o único acesso para a salvação, porém, reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente ou estar perto da porta também não é suficiente.

É necessário entrar por esta porta pela fé (Fé salvadora).

As pessoas em geral têm fé. Você pode ter um molho de chaves ; todas as chaves são parecidas, porém, só uma destas chaves abrirá a porta de sua casa.

A chave correta que abre a porta para a Vida Eterna é a FÉ SALVADORA.

Normalmente as pessoas querem usar duas chaves para abrir as portas do céu. São elas: o mero conhecimento intelectual ou a fé temporária; aquela em que se exerce para receber uma cura ou uma resposta para um problema financeiro.  

A Fé salvadora porém é confiar somente em Jesus Cristo para a Salvação Eterna.

A Bíblia diz, em Romanos 5.1 “Tendo sido, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes”

Rom 8.1 “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

2- A PORTA NOS ENSINA A IMPOTÂNCIA DA RENÚNCIA
24 Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Amados, não caiamos no erro de achar que entrar pela porta da graça vai nos proporcionar só momentos de alegria e de prosperidade, muitas das vezes o entrar pela porta nos exige a renúncia do nosso próprio eu e tomar a nossa cruz.

“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”. Lc 14:33.

Por renúncia compreende-se o entregar-se totalmente a Deus, colocando-O em primeiro lugar em sua vida, tendo-O não apenas como Salvador, mas também como Senhor. É dispor-se a escutar e a obedecer a voz de Deus, é deixar para segundo plano as suas próprias vontades e desejos. Sendo assim, renunciar é abrir mão de algo momentâneo e transitório para desfrutar de algo permanente.

É por isso que a porta é estreita e o caminho apertado.

MATEUS 7.13-14
7.13   Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
7.14   porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

O Contrário da Porta estreita e do caminho estreito, temos a Porta larga e o caminho largo.

Todos podem entrar por esta porta e andar por este caminho sem constrangimento ou exigência. Cada um segue do jeito que quer. Não há proibições nem restrições. Tudo é permitido; nada é proibido.

Esse caminho oferece diversões e prazeres. Ao longo desse caminho, as pessoas celebram seus prazeres e curtem a vida sem se negar nenhum momento.

Vivemos numa época onde o lema é: “cada cabeça um sentença”.

Esse caminho tão disputado, porém, conduz à perdição. Seu fim é trágico. Desemboca no inferno, onde haverá choro e ranger de dentes.

A Porta e o caminho estreito passam pela renúncia e exige transformação.

Ao entrar por esta porta jamais seremos os mesmos!

Eu ouvi contar a história de um ex canibal dos mares do sul, que estava assentado perto de um caldeirão bem grande lendo a bíblia. Foi neste ponto que chegou um antropólogo zombou e disse: “Você sabia que os homens modernos de hoje rejeitaram este livro? A bíblia não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo”.

O nativo olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu:  “Senhor se não fosse por este livro – a bíblia - o senhor estaria neste caldeirão!”

3- A PORTA NOS ENSINA QUE A OPORTUNIDADE É LIMITADA.
25 “Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois”.

A palavra “porta” também pode ser usada em outro sentido metafórico, como significado de “oportunidade”.

O que é uma oportunidade? Uma oportunidade é uma ocasião favorável, quando temos a opção de tomar uma decisão que pode mudar os rumos da nossa vida para sempre.

Existe um tempo de Deus chamado tempo da oportunidade! Alguns chamam este período em que vivemos de “O Tempo da Graça”

É o tempo no qual Deus estende uma oportunidade para os seres humanos serem salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo.

Porém, esta oportunidade tem limite! Esta porta irá se fechar!

Tem muita gente pensando que a porta da graça jamais se fechará. Mas a própria expressão “porta” já indica que haverá um limite.  Então, não haverá mais possibilidade de salvação para mais ninguém.

Muitos dirão: “Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois”
Precisamos ser conhecidos por Deus!

“Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor". 2 Timóteo 2:19

Antes do Dilúvio, os homens também pensavam que o que foi profetizado por Noé nunca aconteceria. Ate que veio o dilúvio e Noé e sua família entrou na arca e Deus fechou a porta.

Se você ler Gn 7:16 você verá que foi Deus, e não Noé que fechou a porta da arca.

Em nossos dias também é assim. Pedro falando sobre esta atitude humana de desprezar os alertas de Deus disse em 2 Pedro 3:3-6

3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões
4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,
6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.

Por isso, te digo algo de extrema importância: “Se Deus lhe desse a oportunidade de escolher entre ser curado agora de sua enfermidade ou de ser salvo da condenação eterna, não hesite em escolher a salvação”

Você pode ser curado e não ser salvo. Se você morrer sem salvação, estará eternamente perdido! Mas se você morrer salvo ainda que enfermo, você será recebido na glória do Pai! E lá não haverá mais dor, luto ou tristeza...

Escolha hoje a salvação! Hoje é o dia da salvação!

“Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” 2 Co 6.2

Este "hoje" implica que a salvação não será oferecida para sempre.

O relógio da graça de Deus vai parar, a porta vai fechar-se (Mateus 25:10), não podendo entrar mais ninguém.  Portanto, este é o único tempo para aproveitar. Não haverá outro.


4. A PORTA NOS ENSINA QUE A VOLTA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA.
.
A porta assume um sentido escatológico indicando a segunda volta de Cristo.

Mateus 24.33 "Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas".

"Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:36-39).

A parábola das dez virgens, ilustra bem a volta de Jesus, que na hora determinada pelo Pai a porta vai ser fechada. Diz o texto:

“E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta” (Mt 25.10).

Pessoalmente creio que Jesus ainda não veio buscar a Sua Igreja pela razão que o apóstolo Pedro apresentou em 2 Pedro 3.9

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.
                                                                                      
CONCLUSÃO:

- A porta fechou-se para os corruptos e violentos da geração de Noé;
- A porta fechou-se para as cinco virgens imprudentes e,
- A porta daqui a pouco se fechará para aqueles que recusarem a graça de Deus.  

Enquanto essa porta, que Deus pôs diante da Igreja, estiver aberta o seu povo não pode ficar esperando que as coisas aconteçam.

Jesus é a porta de entrada para os que buscam refúgio e a porta de saída para aqueles que procuram um lugar na Seara do Senhor para trabalhar.

Disse Jesus: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10.9).

Se você ainda não é um crente salvo em Jesus Cristo reconheça o tempo da oportunidade: Aceitando Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor!

Hoje a porta da salvação esta aberta para todos, mas um dia Jesus virá buscar a sua igreja esta porta irá se fechar.

Se você já é um crente salvo em Jesus Cristo, reconheça o tempo da oportunidade, para servir a Deus e andar na sua presença. Aproveitemos o tempo que se chama "hoje" para falar e levar a Cristo aos perdidos.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


sexta-feira, 20 de julho de 2018

VIDA FINANCEIRA ABENÇOADA (3ª Parte)



Hoje é a ultima ministração da série Vida Financeira abençoada. Durante este mês temos aprendido que o dinheiro é também um assunto tão espiritual quanto à oração; não há como separarmos estes dois assuntos em “natural” e “espiritual”.

O uso dele reflete a condição espiritual do nosso coração e da nossa igreja. Por isso Jesus disse em Mateus 6.24: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro."

A palavra Dinheiro aqui, no original é Mamom, que era o Deus das riquezas nos tempos de Cristo. Isto deixa bem claro que existe uma entidade espiritual que oprime e controla a vida de muitas pessoas.

Se pensarmos bem, o dinheiro simplesmente é um pedaço de papel, e as riquezas materiais são passageiras e temporais. Porque, então, existe uma obsessão, um impulso, uma tentação para obtenção de dinheiro e riquezas?

É exatamente porque há um poder maligno que distorce a verdade.

Claro que vivemos em um mundo onde o dinheiro é necessário, o que não podemos aceitar é que o Deus Mamom, controle nossas vidas por causa do dinheiro. O que está em jogo é o senhorio. Se Deus é o Senhor devemos servi-lo, mas se o Dinheiro tem sido o senhor, estamos em escravidão espiritual.

Provavelmente não existe nada melhor para se reconhecer o que domina uma vida do que a maneira de como a pessoa lida com o dinheiro.  Por isso, precisamos aprender os princípios que a Palavra de Deus nos ensina sobre finanças.

Na semana passada aprendemos que devemos praticar os princípios da INTEGRIDADE, FIDELIDADE E SENSATEZ.

Por integridade aprendemos que devemos fugir de negócios desonestos e que ferem os valores do evangelho do Reino de Deus! Devemos buscar a retidão financeira em todos os seus aspectos.

Por fidelidade aprendemos que Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade, alegria e gratidão através dos dízimos e das ofertas. “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12.17)

 “Segurei muitas coisas com as mãos e perdi todas elas. Mas ainda possuo tudo que depositei nas mãos de Deus!”. Martim Lutero

Por sensatez aprendemos que não precisamos de muito dinheiro para ser feliz! A sensatez nos ensina que o equilíbrio financeiro é fundamental, pois livra o nosso coração da soberba, da ganância e da avareza.

“Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”. Pv.30:8-9

Hoje vamos falar de mais três princípios

8 – C O N T E N T A M E N T O
A palavra grega traduzida por “contente” significa “estar satisfeito”, “ter o bastante”. Contentamento é ser feliz com o que Deus te dá.

 “Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos”. Pv. 13.7

 “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”. 1 Tm. 6.6-8

 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fp. 4.11-12

“Deus nos coloca neste mundo, mas não planta nossas raízes aqui. Os castelos que os homens constroem serão levados pela maré. Ele plantou nossas raízes nos céus e lá teremos um lugar preparado para eternidade. Estamos aqui para cumprir propósito, mas não devemos nos apegar em demasia nas coisas deste mundo”. Max Lucado

9 – G E N E R O S I D A D E
A generosidade é a ausência da ganância, do egoísmo. É o remédio que este mundo precisa. A generosidade é a vitória que a vida precisa.

Uma das grandes marcas do cristianismo, se não a mais importante de todas, é a generosidade. Porque generosidade tem haver com o maior de todos os dons, o AMOR. Aprenda a repartir as bênçãos.

 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor”.
Pv.11.24-26

João Wesley disse – “Ganhe o máximo que puder, economize o máximo que puder , dê o máximo que puder”

 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”. Atos 20:35 

 “O que dá ao pobre não terá necessidade (ou falta), mas o que esconde os olhos terá muitas maldições”. Prov. 28:27

10- FÉ
Quando praticamos estes princípios ensinados por Deus em sua Palavra estamos colocando a nossa fé em ação, crendo que é Deus quem supre todas as nossas necessidades.

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Filipenses 4:19 

 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”  Hebreus 11:1

 “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” Romanos 14:23

‘Tudo, absolutamente tudo, o que não provém da fé é pecado!

Não adianta praticar todos os princípios aqui ensinados se você não tiver fé. Não acreditar!

Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam”.



CONCLUSÃO:

Se o Senhor permitir que você tenha a riqueza espiritual e ainda a riqueza material, amém. Mas se você tiver que escolher entre uma e outra, não vacile. Prefira ser rico para com Deus, pois esta é a única e verdadeira riqueza!

Salmos 62:10 “Não confieis na opressão, nem vos glorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”.

Jeremias 9:23-24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


sábado, 14 de julho de 2018

VIDA FINANCEIRA ABENÇOADA (2ª Parte)



Na ministração anterior aprendemos sobre os três primeiros princípios para uma vida financeira abençoada por Deus. São eles: 1- TRABALHO 2- DILIGÊNCIA 3- PLANEJAMENTO. É bom lembrar que todos eles estão baseados na Palavra de Deus. Hoje veremos mais quatro destes princípios:

4 - P R U D Ê N C I A
A palavra prudência significa cautela, moderação, precaução e bom senso com sabedoria.

Não seja ingênuo. Não confie cegamente nas pessoas. Pv. 14.15 diz: “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

Veja o alerta de Jesus!

MT. 10.16  “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.”.

Simplicidade: Forma simples de viver, sem malicia, sem arrogância,sem ostentação, sem prepotência.

CURIOSIDADE:

As serpentes não tem orelha externa, ela só consegue detectar o barulho pela a vibração. As serpentes não sentem o cheiro propriamente pela narina. Todo o sistema de captação de partículas dispersas no ar, que constituem o odor, é realizado pela língua. Isso faz com quer ela conheça o ambiente mesmo no escuro. Ela não enxerga como os homens, pois tem um sistema de infravermelho no globo ocular que a leva captar a imagem através do calor do corpo.

Vamos agora para prudência desse animal

1- Por prudência a serpente vive em alerta discernindo bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza, pois seus sentidos faz com que tenha discernimento e logo ela se retira.

2- Por prudência a serpente não anda em exibição, mas anda bem escondida. Essa prudência a faz ter êxito nas investidas tanto no combate quanto na hora de se alimentar.

3- Por prudência a serpente faz a sua morada no fundo das cavernas rochosas ou nas grandes rachaduras das penhas, lugar de difícil acesso e quase impenetrável. Essa prudência propicia a serpente estabilidade, e uma boa segurança contra os eventuais fenômenos da natureza e ataque de inimigos.

Mat 7.24 a 27. A Bíblia ensina que o homem prudente edifica sua casa na rocha.

Pv. 6.1-5: “Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho, estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca. Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro; não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro”.


5- I N T E G R I D A D E
Faça somente aquilo que é certo e justo, independentemente das circunstâncias e Deus irá te abençoar.

"INTEGRIDADE" vem do latim "INTEGRITATE", na raiz significa "INTEIRO" que não se fragmenta.

O Cristão íntegro não fragmenta a sua vida em espiritual e material. Em toda a sua vivência seja como estudante, na vida profissional ou no contexto de sua família a sua postura é sempre a mesma! 

Dt. 16.19-20: “Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o SENHOR, teu Deus”.

Sl. 101.3, 7: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”. “Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude”.

Não deixe que nada nesse mundo atrapalhe sua comunhão com o SENHOR, nem a riqueza, nem a pobreza, nem o mundo, nem os prazeres que nele há.

Fuja de negócios desonestos e que ferem os valores do evangelho do Reino de Deus!

O que determina para JESUS não é o que você tem, mas sim quem você é!


6 – F I D E L I D A D E
Fidelidade é a qualidade de quem é fiel. Termo no latim “fidelis”, aquele que tem compromisso com aquilo que assume. Acima de tudo o Senhor quer de cada um de nós fidelidade EM TUDO.  

“Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Co 4.2).

Despenseiro- Aquele que cuida da despensa, administrador do celeiro, distribuidor de algo que está sob sua guarda.

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”. Lucas 16.10.

Deus quer a nossa fidelidade no pouco.

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Mateus 25:21

Deus quer a nossa fidelidade na entrega dos dízimos e ofertas.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”. Malaquias. 3.10-11

“Dizimar e ofertar regulamente e com alegria, é sempre uma forma de estarmos lembrados de que somos mordomos, administradores dos dons e bens que Deus a nós tem confiado. Devolver apenas 10% de tudo que Deus nos dá, para que haja sustento na Sua casa, é muito pouco. Sabendo também que 90% com benção de Deus, é muito mais do que 100% sem as bênçãos de Deus”.

A forma como empregamos nosso dinheiro também demonstra a realidade de nosso amor por Deus. Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade – “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12.17) e com alegria e gratidão.

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias da tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Prov. 3.9


7– S E N S A T E Z
Sensatez é a qualidade de ser sensato; bom senso, equilíbrio.

“Ter o bom senso como um guia de conduta é considerado um dos pilares da sabedoria e é sinal de maturidade, ou seja, de que foi capaz de aprender com seus percalços”.

Muitos já enriqueceram à custa de perderem outros valores interiores, inclusive sua própria fé. Este não é o desejo de Deus para nós. Por isso devemos prosperar em nossa alma. Uma alma próspera é aquela que não se prende à ganância e avareza. É despojada do egoísmo e do orgulho. Se uma pessoa está prosperando materialmente mas seu coração se prende ao dinheiro, é porque sua alma não vai bem. É este entendimento que percebemos na oração de Agur em Provérbios 30:8-9

A oração de um homem sensato:

 “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”. Pv.30:8-9

 “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. 1 Tm. 6.9-10

“A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e quatro nunca dizem: Basta.” (Pv 30.15)

Neste texto Agur, observa de uma forma poética que a insaciabilidade nunca está completa. Alertando-nos a vivermos de forma equilibrada, não ser dominando por ela, pois nunca diz “basta”, convidando-nos a vigiar, para que não sejamos dominados pelo consumismo.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO