terça-feira, 20 de novembro de 2018

COMO AMAR PLENAMENTE O PRÓXIMO? 2ª Parte




“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:30,31

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”. João 13:34

Introdução: No domingo passado fomos desafiados pela palavra de Jesus a manifestarmos um amor Pleno para com Deus.

E este amor pleno por Deus é aquele que envolve a totalidade de nosso ser, ou seja: todo o nosso coração, toda a alma, todo o nosso entendimento e todas as nossas forças.

AMAR A DEUS TEM QUE ENVOLVER TODO O NOSSO SER!

- Se amamos a Deus de todo o coração, mas só com metade do entendimento, não o estamos amando plenamente.

- Se amamos a Deus com toda a nossa alma, mas não com todas as nossas forças, não o estamos amando plenamente.

Hoje, vamos falar do segundo mandamento. O mandamento de amar o nosso próximo.

Por isso eu quero destacar nesta noite algumas lições do amor ao próximo.

1- O AMOR AO PRÓXIMO ESTÁ EM CONEXÃO COM O AMOR A DEUS.

O mandamento de amar o próximo está profundamente em conexão com o primeiro mandamento.

Isso significa que se o nosso amor a Deus for verdadeiro, iremos amar também o nosso próximo. O amor ao próximo é consequência de nosso amor a Deus porque ele é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

1 João 2:9-11
9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.
10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.
11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

1 João 4:20,21
20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.

Quanto mais estivermos em comunhão e intimidade com Deus teremos mais possibilidades de amar o nosso próximo. Este amor vai atestar se estamos na luz ou não.

2- O AMOR AO PRÓXIMO TEM COMO PADRÃO O AMOR PRÓPRIO.

Aqui é importante que se diga que amor próprio não tem nada haver com o egoísmo ou o narcisismo presente na vida de muitas pessoas.

O amor próprio não é uma desculpa para você se achar melhor do que os outros. O amor próprio destacado aqui tem haver com uma imagem positiva e equilibrada que temos de nós mesmos.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Romanos 12:3

Você não deve pensar de si nem mais nem menos. Não deve gerar em seu coração orgulho, auto exaltação e nem depreciação!

Se a nossa atitude para conosco mesmo é de depreciação e desvalorização, teremos muitas dificuldades de amar o nosso próximo.

Jesus disse que aquele que ama a Deus, deve amar ao próximo como a si mesmo.

O Senhor Jesus respondendo à pergunta do escriba disse o seguinte: “O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:31

Vemos este mesmo princípio na chamada “lei áurea” em Mateus 7:12:

“tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Isso significa que todo o bem que você quer para si próprio, você deve querer também para seu próximo; e todo o mal que você não quer para si mesmo não deseje para o seu próximo.

Exemplo:
Se você vai doar roupas usadas, por exemplo, não doe algo que você mesmo não usaria! Com buracos, roído por traças e etc…

Pergunte a você mesmo: eu usaria esta roupa? Se a resposta for sim, então doe!

- Se você não gosta de ser julgado, não julgue!
- Se você quer ser perdoado, perdoe!
- Se você quer ser amado, ame!

- Se você quer ser valorizado, valorize! 

No entanto ao ensinar aos seus discípulos o Senhor estabelece um novo padrão ou modelo de amor ao próximo:

3- O AMOR AO PRÓXIMO TEM COMO PADRÃO O AMOR DE CRISTO.

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”. João 13:34

A Lei dizia: Ame o próximo do jeito que você se ama. Mas e agora que estamos na graça?

O que a graça diz é que devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou! Perceba que agora é um novo padrão de amor; um padrão mais elevado!

O mundo sem Jesus tem um jeito diferente de demonstrar amor.

- As pessoas geralmente amam aqueles que as tratam bem, aqueles que se identificam com a sua causa ou que podem lhe dar alguma coisa em troca.

- Em nossos dias, a palavra amor foi desfigurada de sua verdadeira essência, por motivo do homem tirar Deus do centro de sua vida.

Por isso há pessoas por ai defendendo uma ideia de que “toda forma de amor vale a pena” se referindo a aceitação de todo tipo de relacionamentos desaprovados por Deus. 

Mas aquele que é um discípulo de Cristo deve amar ao próximo de um jeito totalmente diferente.

Mas se amar o próximo como nós nos amamos já é difícil, e quanto amar como Cristo nos amou?

Para amar como Jesus, devemos antes descobrir como Jesus nos amou. O texto de 1 João 3:16 diz assim:

“Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (I João 3:16).

Amar como Cristo amou é extraordinário! 

- É amar sem ser amado! 
- É combater o mal com o bem!
- É orar por aqueles que te perseguem!
- É abençoar aqueles que te amaldiçoam!

Pessoalmente creio que dar a nossa vida pelos nossos irmãos é fazermos de tudo para que recebam de nossa parte apoio e encorajamento!

Esse tipo de amor nos leva segundo a doutrina de João Wesley à Perfeição Cristã, que segundo ele é a Perfeição em Amor!

Há dois tipos de perfeição: absoluta e relativa. É absolutamente perfeito aquilo que não pode ser melhorado; isso pertence unicamente a Deus. E relativamente perfeito aquilo que cumpre o fim para o qual foi designado; essa perfeição é possível ao homem. “O ser humano tem sempre necessidade de crescer em graça e avançar diariamente no conhecimento e no amor de Deus". (Sermões de Wesley, vol. 2, pg 286) 

CONCLUSÃO:

O amor ao próximo se aplica a três grupos de pessoas, pelo menos:

DEVEMOS AMAR O PRÓXIMO CONHECIDO.
A nossa família, irmãos na fé, amigos e colegas...

Engolimos muitos sapos fora de casa, mas, com os mais íntimos, muitas vezes somos intolerantes, impacientes e nada agradáveis.

DEVEMOS AMAR O PRÓXIMO DESCONHECIDO.
Vemos esse ensino em Lucas 10, na parábola do “Bom Samaritano”, em que o personagem se dispôs de tempo, materiais de primeiros socorros e recursos financeiros para custear as despesas de uma pensão para cuidado do homem que achara caído no caminho.

3) DEVEMOS AMAR O PRÓXIMO, AINDA QUE SEJA UM INIMIGO. Aprendemos isso no “Sermão do Monte”, quando Jesus ensinou que deveríamos falar bem dos que falam mal de nós, fazer o bem aos que nos odeiam e orar por quem viesse nos maltratar e perseguir.

Amar ao próximo não é um pedido, mas um mandamento.

A Bíblia chega a dizer que isso é mais importante que holocausto e sacrifícios.

Relacionamentos cheios de vida só acontecem quando o mandamento de amar o próximo é obedecido, porque a vida verdadeira só experimentada na interação e na reciprocidade e nenhum vínculo é mais poderoso, duradouro e prazeroso do que o amor.

Por isso, ame quem você conhece, ame quem você não conhece e ame até mesmo quem te tem por inimigo. Revista-se de amor, ele é o vínculo da perfeição (Cl 3.14).

Para aprender sobre o amor, estude a Bíblia e observe Jesus. Ele é o maior exemplo de amor ao próximo. Amou a mim e a você de tal maneira que morreu em nosso lugar para que pudéssemos ter vida e vida de verdade.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO



Nenhum comentário:

Postar um comentário