sábado, 10 de novembro de 2018

O CÁRCERE DO RESSENTIMENTO



Quebra-gelo: Responda a seguinte pergunta: “Por que é mais fácil perdoar com nossas mãos do que com o coração?”.

Texto Base: atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” Hebreus 12.15  

Introdução: O segundo cárcere da alma é o ressentimento. Ressentimento é sentir de novo todas as emoções ruins provocadas por uma mágoa guardada no coração e enraizada pelo tempo. É sentir-se profundamente ofendido, ferido, afligido, triste, desgostoso, angustiado. A bíblia chama o ressentimento de raiz de amargura. 

1- AS CAUSAS DO RESSENTIMENTO
A verdade é que sentimos culpa quando pecamos e sentimos amargura quando alguém peca contra nós. Na realidade são basicamente três as causas do ressentimento.
1.1 - O que as pessoas dizem de nós. (Provérbios 15:1)
1.2 - O que as pessoas pensam de nós. (1 Coríntios 4:5)
1.3 - O que as pessoas fazem conosco. ( 2 Timóteo 4:14)
.
2- AS CONSEQUÊNCIAS DO RESSENTIMENTO.
São três as consequências do ressentimento na vida de uma pessoa.

2.1 - SEPARAÇÃO. atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus..”

O ressentimento é tão perigoso, que acaba sendo o motivo principal das pessoas se separarem da graça de Deus. É pela graça que somos salvos e perdoados por Deus; e Ele espera que nós perdoemos a todos os que nos maltratam, seja quem for ( Veja: Mateus 6:14,15). Quando não perdoamos estamos destruindo a única ponte de acesso da graça de Deus a nós. A ofensa não perdoada é capaz de colocar um irmão numa atitude de resistência permanente ao perdão; o seu coração se fecha e se tranca. Satanás sabe que mágoas guardadas no coração em decorrência das ofensas sofridas acabam se constituindo em verdadeiras muralhas de resistência, que se consolidam ainda mais com o passar do tempo. (Veja: Provérbios 18.19)

2.2 - PERTURBAÇÃO. “nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe...”

Depois de ficar guardada por muito tempo, armazenada, a amargura brota trazendo perturbação emocional e espiritual. Essa perturbação em alguns casos pode se transformar em uma opressão maligna que é capaz de roubar a nossa alegria, a paz e também o nosso sono. Quando não perdoamos, Satanás de alguma forma alcança vantagem sobre nós. 2 Cor 2.10,11 diz: “A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.

2.3 - CONTAMINAÇÃO. “... e, por meio dela, muitos sejam contaminados.”

A amargura contamina tanto quem a possui, quanto os outros em redor. Como um veneno poderoso ela é transmissível. Os hebreus chamavam de “amarga” toda planta venenosa; quanto mais amarga, maior a sua dose de veneno. A metáfora utilizada evidencia esse grande poder de contaminação. A planta amarga e venenosa espalha suas raízes por toda parte e logo surgem plantinhas secundárias. Assim o amargurado vive buscando cúmplices para a sua amargura, e quem se nega a ser esse cúmplice, torna-se automaticamente seu inimigo. O veneno do ressentimento pode ser fatal. É por isso que Jesus ensinou que o ressentimento é a raiz do homicídio (Mateus 5:22) porque cega a pessoa (1 João 2:11).  O apóstolo João nos ensina com todas as letras: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino..” 1 João 3:15.

3- COMO SE LIBERTAR DO CÁRCERE DO RESSENTIMENTO?

3.1- Examine a si mesmo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.23,24.) Nas palavras de um grande pregador: “Não há dúvida alguma! Se há amargura, o problema está em você”. Ou você errou em palavra, pensamento ou ação – ou errou em sua reação à pessoa que o ofendeu. Você já pediu a Deus para sondá-lo e purificá-lo do pecado de amargura?

3.2- Confesse: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.9.) Se o médico lhe dissesse que uma verruga de aparência benigna em seu braço era, de fato, um melanoma – a forma mais maligna de câncer de pele –, capaz de espalhar-se para seu fígado, pulmões ou cérebro, você diria: “Ah, deixe ficar e crescer mais um pouco?” Ou você pediria que a removesse imediatamente? E por que você permitiria que uma pequena raiz de amargura permanecesse em seu espírito?

3.3 - Confronte: “Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mt 18.15.) Depois de examinar a SI MESMO e depois de confessar SEU pecado, então – e somente então – é que você pode confrontar com compaixão, no espírito de Cristo, aquele ou aqueles que o ofenderam. Converse com ele (ou eles) em particular. Muitos cristãos nunca perceberam que ofenderam alguém com palavras ou ações. Você já feriu alguém sem perceber o que fez? Eu já. Portanto, converse com quem o ofendeu, dando-lhe esse desconto, acreditando que podem nem ter percebido o que fizeram. É assim que Jesus agiria, e é isso que ele espera de nós!

3.4 - Fique em paz: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” (Rm 12.18.) Observe que Mateus 18.15 diz: “Se ele te ouvir…” Algumas pessoas não se arrependem. Se não agiram corretamente, e você fez tudo o que deveria ter feito então, você pode ficar em paz. Não se aflija; agora é problema do ofensor. O importante é você não agir por conta própria, entregue a sua causa ao Senhor e lembre-se: “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Tiago 1:20

3.5 - Seja semelhante a Jesus: “Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou.” (Ef 4.32.) Perdoe a fim de ser perdoado. Perdoe como Cristo perdoaria. Ame como Cristo amaria. Ande como Jesus. Converse como Jesus. Jesus abrigaria uma raiz de amargura em sua vida? E por que você o faria?

Pensamento:  “O perdão é o Machado que Deus coloca à disposição de todo homem para cortar as raízes de amargura”. (autor desconhecido)

- Perdoar é imitar o Senhor Jesus, rasgar o escrito de dívida contra nosso próximo.
- Perdoar é deixar que Deus ame a outra pessoa através de nós.
- Somente o Amor cobre uma multidão de pecados (I Pe 4:8) e o Amor não se ressente do mal. I Co 13:5

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário