segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COMO POSSO AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO? 1ª Parte



Texto: Marcos 12:28-34
28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele,
33 e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.

Introdução: Eu quero compartilhar contigo nesta noite uma palavra que tem sido em primeiro lugar, um verdadeiro desafio pra mim. O desafio de amar a Deus e ao meu próximo de maneira Plena. hoje vamos focar o primeiro mandamento! 

Essa história em Marcos 12 nos mostra o caso de um homem (como muitos hoje) que sabia o que precisava ser feito, ele sabia que a única maneira de viver era agradar a Deus através de um relacionamento de amor, mas ele percebeu que este mandamento era duro demais para ser obedecido, e assim como muitos hoje, a sua história termina como alguém que está perto do Reino de Deus, mas não dentro.

34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.

A verdade é amados, que esse homem não está buscando de Jesus uma resposta sincera para que ele possa colocar em prática.

De acordo com o contexto de Marcos, e também do relato de Lucas (Lucas 19:47). Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.

Eles faziam então algumas perguntas para pegar a Jesus em alguma transgressão da lei de Moisés.

Este escriba pergunta então a Jesus: Qual é o principal de todos os mandamentos?

Havia muitas interpretações sobre quais eram os maiores mandamentos.

Eles esperavam que Jesus fosse contra os grandes rabinos da época. Mas Ele responde ao escriba citando a passagem mais importante para os judeus – A de Deuteronômio 6, conhecida como a shema.

“Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

Ao responder citando Moisés as expectativas desses líderes religiosos vão por água abaixo.

A resposta de Jesus deve ter toda a nossa atenção, pois Jesus está dizendo que o maior de todos os mandamentos – o mandamento que é alicerce para todos os outros mandamentos é: ‘AME O SENHOR, O SEU DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA ALMA, DE TODO O SEU ENTENDIMENTO E DE TODAS AS SUAS FORÇAS’.

No entanto esta não é uma tarefa fácil. E vou mais além ainda: Este mandamento é impossível de cumprirmos humanamente falando.

Sabe por quê? Porque o nosso coração é inclinado ao pecado. Há uma tendência no nosso coração que nos faz errar o alvo.

Nosso coração está fora do compasso. As artérias de nosso coração estão entupidas pelo pecado!

Jesus disse: Marcos 15.19  - “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”.

A VERDADE É QUE ALGO TEM QUE ACONTECER NO NOSSO CORAÇÃO PARA QUE POSSAMOS AMAR A DEUS E AS PESSOAS.

E A ÚNICA COISA CAPAZ DE RESOLVER ESSE PROBLEMA É UM TRANSPLANTE. Precisamos de um coração novo.

Se você vai fazer um transplante de um órgão, você precisa de um doador.

Alguns doam a medula óssea, outros doam um rim e continuam vivos, mas ninguém consegue doar o coração e permanecer vivo.

Quantos aqui poderiam dizer?: “Você precisa de um coração? Toma o meu”. Eu não sei de ninguém que tenha feito isso!!!

Na verdade eu sei de um!!

Quando Deus olhou dos céus para a humanidade ele percebeu que somente um transplante de coração resolveria o problema.

E essa pessoa é Jesus Cristo!  E Deus tomou o coração de Jesus.

Na mesa de cirurgia que tinha o formato da Cruz do Calvário, Deus, o Grande Cirurgião, ergueu o coração da natureza de Jesus e o doou ao mundo. Ele nos doou o seu coração porque ele sabia da nossa incapacidade de amá-lo.

Na mesa de cirurgia da Cruz do Calvário, Deus nos doou o coração do seu Filho. Ali nós recebemos um coração transplantado.

Apesar de nossas imperfeições recebemos a capacidade de amar a Deus e ao próximo que antes não tínhamos.

E ESTA CAPACIDADE VEM DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUANDO ESTE É DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES!

Romanos 5:5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”.

Como o amor Pleno pode ser manifestado em nós e através de nós?

Manifestamos o amor Pleno de Deus...
1- QUANDO TODO O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ ENVOLVIDO!

Precisamos amar a Deus de todo o coração!

O coração é geralmente usado na Bíblia para apontar para os nossos sentimentos e desejos.

Na cultura hebraica o coração era o centro das vontades, da vida. O coração Representa todo o interior do homem, a fonte de pensamento e inclinação.

Pv 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Aqui Deus está dizendo que todo o nosso coração deve estar convertido a Ele.

Sentimentos e desejos devem andar na direção de Deus, de amá-Lo, de busca-Lo e não na direção do pecado e do mal.

Manifestamos o amor Pleno de Deus...
2- QUANDO TODA A NOSSA ALMA ESTÁ ENVOLVIDA.

Precisamos amar a Deus de toda a nossa alma!

A alma na Bíblia geralmente é utilizada para designar nossa identidade, nosso ser, quem somos. Com nossa forma de ser, nossa identidade única, devemos amar a Deus.

A alma representa as emoções do homem, “todo o ser interior com as emoções, desejos, e características pessoais que fazem cada um de nós um ser humano único”

É por isso que precisamos experimentar a cura em nossas almas! Uma alma doente não consegue dar e nem desfrutar amor!

É preciso fazermos as mudanças necessárias em nossa alma, à medida que vamos aprendendo de Deus.

A Bíblia nos compara com o barro exatamente por isso. Nossa alma deve ser moldada por Deus e pelo desejo de andar nos caminhos Dele. Amar a Deus sobre todas as coisas inclui essas transformações em nossa alma.


Manifestamos o amor Pleno de Deus...
3- QUANDO TODO O NOSSO ENTENDIMENTO ESTÁ ENVOLVIDO

Precisamos amar a Deus de todo o nosso entendimento!

Hoje em dia as pessoas desprezam esse aspecto tão fundamental que é entender – ter entendimento sobre Deus e amar a Deus com a sua razão!

Jeremias 9:23,24:
23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Os cultos nas igrejas apelam para todo tipo de emocionalismo e abandonam o uso da mente no louvor e na pregação.

Nossa mente (ou razão) deve sempre ser usada para glorificar a Deus, pois todo conhecimento vem Dele.

Não devem usar a nossa sabedoria para louvar a nós mesmos, mas para a grandeza do Pai.

Manifestamos o amor Pleno de Deus...
4- QUANDO TODA A FORÇA ESTÁ ENVOLVIDA.

Precisamos amar a Deus com toda a força!

A força é a energia de vida que Deus nos dá. É a nossa melhor disposição!

O trabalhar, o comer, o correr, andar, praticar esportes, conversar – tudo o que fazemos deve ser baseado e alicerçado no amor a Deus.

Muitos comentários judaicos definem a ‘força’ como sendo os bens materiais.

Você demonstra o quanto você ama a Deus como você usa os seus bens e o seu salário.

Devemos usá-la em favor do reino de Deus, para fazer àquilo que O agrada.

Nosso corpo e nossas atitudes devem estar voltadas ao Senhor e não ao pecado e aos caminhos que não conduzem a Deus.
É interessante que a palavra que Marcos usa para “força” também significa “capacidade.”

“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” 2 Coríntios 3:5

CONCLUSÃO:

Jesus está falando sobre a totalidade do ser! É impossível separar um do outro.

- É impossível um cristão amar a Deus com todo o coração, mas só com metade do entendimento.

- É impossível um cristão amar a Deus com toda a alma, mas não com todas as forças.

O amar a Deus envolve TODO o nosso ser. Isso é um chamado para fora da mediocridade e superficialidade!

Jesus está falando de um amor e devoção que são indivisíveis!

Como pode alguém se dizer cristão, alguém que foi comprado por tamanho amor e continuar vivendo de forma medíocre e superficial?

Como pode alguém dizer que conhece o amor de Deus e viver como vive o mundo?

O segundo mandamento é uma consequência do primeiro, ele flui naturalmente da obediência ao primeiro mandamento.

Na próxima ministração vamos falar sobre o amor ao próximo. Aguardem!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário