segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O CÁRCERE DO MEDO



Quebra gelo: Você já deixou de fazer algo por medo e se arrependeu depois?

Texto Base: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8:15

Introdução: Todos nós temos medo, alguns mais, outros menos. Mas a verdade é que o medo é algo bem conhecido de todos. O medo é tão comum no ser humano, que cada um deles tem um nome especifico: Acrofobia= medo de altura; Claustrofobia= medo de lugares fechados; Filofobia= medo de apaixonar-se; etc.. Com certeza a lista é bem maior que esta.

1- MAS O QUE É O MEDO? - Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, medo significa: "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça, susto, pavor, receio". Há dois tipos de medo:

1.1- O medo positivo. O medo pode ser um temor natural praticamente involuntário, que inclusive nos ajuda a preservar a vida e a evitar o mal; por exemplo, o temor de andar em um lugar escorregadio e perigoso, etc. Não é pecado ficar assustado quando encaramos um cão bravo, uma cobra venenosa ou um assaltante armado. Estes temores são uma resposta quase involuntária de autopreservação, de proteção e trabalham a nosso favor quando se encontram dentro da realidade e do equilíbrio. Devemos ter bom senso, usar sabedoria no agir, ter equilíbrio e moderação; isto é muito bom para a vida.

1.2- O medo negativo. Este é um medo que nos aprisiona, que nos impede de desfrutarmos de uma vida de paz e não nos deixa viver em liberdade e confiança. O medo neste sentido é um “espírito de escravidão” (Rm 8:15) e, além disso, como diz em 1 João 4:18, “produz tormento”. Este tipo de medo é uma sensação paralisante que nos acovarda diante da vida, das oportunidades, dos desafios, dos relacionamentos, das dificuldades, dos problemas, e nos faz viver sempre fugindo. O medo, como tantos outros sentimentos em nós se não forem controlados, nos dominará.

2- COMO LIBERTAR-SE DO CÁRCERE DO MEDO?

2.1- Identifique a causa de seu medo.

ü  O medo como um legado familiar.  Este tipo de medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa. A atitude de pais de ‘“superproteger” seus filhos de “perigos” também gera adultos inseguros.

ü  O medo gerado por traumas que são feridas na alma. A cada vez que você é colocado em uma situação semelhante àquela em que você ficou traumatizado, você relembra aquele fato e o seu cérebro provoca reações em sua emoção ou até mesmo em seu corpo (calafrios, mal estar, etc...). Por isso o ditado: “Gato escaldado tem medo de água fria”.

ü  O medo como uma opressão espiritual. A palavra opressão significa: sobrecarregar com peso, apertar, comprimir, pressão que esmaga, sufoca. A opressão é um nível de ação satânica a qual todos estamos sujeitos; cristãos e não-cristãos, em graus de intensidade diferentes. Eis alguns sintomas de opressão demoníaca: (1) mania de perseguição (2) ouvir vozes ameaçadoras (3) visões assustadoras. A opressão maligna sempre coloca na mente do oprimido o medo exagerado de lugares escuros, de entidades espirituais, de feitiço, de macumba, e até mesmo de Deus.
Quando o medo é causado por opressão, é preciso combater o problema na base. São várias as situações em que a opressão acontece:
ð  O Pecado: Pecados ocultos são brechas para as opressões. (Efésios 4:27)
ð  Oposição à obra de Deus: Quanto mais frutificamos para o Reino de Deus, mais ataques o inimigo investirá contra nós. (2 Timóteo 4:17)
ð  Descuido na Batalha: Não temos que Ter medo do inimigo (1 João 4:4) mas também não podemos ser negligentes com a vigilância ( Mateus 26:41).

2.2- Confie na Palavra de Deus.

A Bíblia traz a expressão “não temas” 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano. Toda vez que Deus se comunicava com seus servos pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão. Muitos preferem acreditar nas mentiras e intimidações do diabo do que crer nas promessas de Deus. A Palavra de Deus nos promete proteção, segurança e consolo. (veja: Hebreus 13:5; Isaías 41:10; 1 Tm 6:8 )
Independente de qual seja a causa de seu medo você precisa renovar a sua mente (os seus pensamentos) pela Palavra de Deus (veja Fp. 4:8). Eis uma pequena lista do que não precisamos temer:
1- Temor das pessoas: Hebreus 13:6.  
2- Temor de más notícias: Salmo 112:7
3- Temor dos desastres naturais: Salmo 46:1-3
4- Temor da morte: Salmo 23.4.
3- Temor do futuro: Jeremias 29:11
 
2.3- Exerça a sua fé.
Exercite sua fé lembrando-se de textos da Palavra de Deus como os de cima, orando ao Senhor e pedindo que a presença do Espírito Santo revista sua vida de confiança. O Salmo 34:4 diz: "Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” Quando se deparar com aquilo que o teme, enfrente com o “escudo da fé” (Efésios 6.16) usando autoridade no Nome de Jesus, expulsando em voz alta todo pensamento de medo. (Lucas 10:19) “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”. (Veja também: Isaías 54:17)

2.4- Creia no poder do amor de Deus.
A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo. Creia que Deus te ama e nada poderá te separar deste amor (Romanos 8.35-37), um amor tão perfeito e tão forte que “lança fora todo medo” (I João 4.18). Se alguns missionários pensassem no medo e deixassem dominar sua vida e mente, jamais iriam ao campo. E o Apóstolo Paulo, quantas vezes foi maltratado, apedrejado, humilhado e espancado pelos oponentes (veja 2 Cor. 11:23-28). Ele jamais escreveria tudo que escreveu, não viveria tudo o que viveu, não ganharia tantas almas para Cristo como ganhou se ele tivesse dado lugar ao medo. O Amor é maior que o medo.

Pensamentos:

“A presença do medo não significa que você não tem fé. O medo visita a todos. Mas faça do seu medo um visitante, não um residente.” (Max Lucado)


Pr, Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário