sábado, 24 de novembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DE GRAÇAS



Texto: Salmo 136

Introdução: As ações de graças talvez sejam o tipo de oração mais negligenciado pelos crentes. Possivelmente, muitos pensam que elas não são orações poderosas para mudar as circunstâncias da vida ou para tocar o coração de Deus, mas nós veremos nesta noite que esse é um tremendo equívoco. 

Em 1 Tess.5:18 a Palavra nos exorta: “Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco.”

“Dar graças “em tudo” é reconhecer, em meio a quaisquer circunstâncias a soberania de Deus. É crer, ainda que sem entender, que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28)”.

Se formos gratos por tudo o que Deus fez por nós, seremos capazes de agradecer a Deus em todas as circunstâncias!

A oração de ação de graças nos ajuda também a permanecermos perseverantes na oração sem desanimarmos.

“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. Coloss.4:2

Além  disso, a  base  de  toda  gratidão  está  na  compreensão  de  que em nós  não  habita  bem  nenhum  e  que  não  temos  justiça  própria  para  merecer  algo  de  Deus.

O Salmo 136 nos ensina que tudo o que Deus faz em nossas vidas é por causa de suas misericórdias! Aprendemos também com base nas Escrituras que a nossa salvação é pela graça de Deus! Não há nada em nós que nos faça merecedores da vida eterna!

O  ingrato, porém, tem dificuldades de entender a graça e a misericórdia de Deus! Ele destrói  completamente toda a verdade da justificação pela fé.

Deus somente pode abençoar aquele que não possui justiça própria.  Se presumirmos que merecemos algo então nos desqualificamos para recebermos da graça de Deus.  

Essa é a triste verdade sobre o ingrato: ele se acha tão maravilhoso, tão justo, tão bom que presume que é merecedor de algo melhor na vida. Seu orgulho o leva para a ingratidão e esta, por sua vez, o afasta  ainda  mais  das  bênção  da  graça  de  Deus.

Ação de graças é uma atitude a ser desenvolvida.  Quanto mais você é grato, mais contentamento haverá em você; da mesma forma, o ingrato é  sempre  descontente.  Uma pessoa descontente está sempre aborrecida, contrariada, desgostosa, infeliz, mal-humorada, pois sempre está desejando algo que não possui e, como é ingrata não consegue perceber o valor daquilo que já possui. Ninguém consegue desfrutar da vida sem gratidão. A gratidão faz com que as pequenas coisas da vida ganhem nova dimensão, os pequenos prazeres se transformam em grandes deleites.

Além do contentamento qual a importância, então, da ação de graças? O que mais a gratidão produz em nossas vidas?

1. AÇÕES DE GRAÇAS MULTIPLICAM O PÃO. ( João 6:11)
 “Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam”. João 6:11

Se você fosse orar por um milagre você começaria com ações de graças?

Talvez em nosso conceito essa não fosse a mais apropriada oração da fé!

Mas Jesus deu graças para nos ensinar o poder de um coração grato e contente diante de Deus! 

Se não há em nós um contentamento pelo que temos, Ele não pode multiplicar! Seria incoerente com a natureza de Deus!

O descontente deprecia a bênção recebida, mas o contentamento que vem da gratidão gera multiplicação!

A ação de graças tem o poder de produzir a abundância em nossa vida! Sabe por quê? Porque um coração grato toca o coração de Deus.

Seja grato para ser abençoado por Deus! A primeira oração do dia é de Ação de Graças!

2- AÇÕES DE GRAÇAS PRODUZ VIDA. ( João 11:41-44)
41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

Que coisa interessante. Em mais um evento extraordinário a oração que o Senhor fez foi de ação de graças. 

Novamente, quando seria de se esperar que o Senhor fizesse uma oração forte, retumbante, e impactante, Ele fez apenas uma oração de ação de graças.

Assim como o Senhor gerou vida no meio da morte, apenas dizendo “graças te dou”, você também pode trazer vida em sua casa tendo um coração grato. Já observou como a murmuração gera morte, torna o ambiente  pesado  e morto?

Se você tem vivido em um ambiente de morte experimente dar graças ao Senhor!

3- AÇÕES DE GRAÇAS DESTROEM O EXTERMINADOR (1 Cor.10:10)
“Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. 1 Cor.10:10

Muitos demônios são mencionados pelo nome na Bíblia, como o anjo da morte, o devorador, apolion, mamom, etc..

É importante que se saiba que cada um deles está relacionado com algum tipo de pecado.

O demônio específico que está relacionado com a ingratidão e a murmuração. Paulo o chama de exterminador. 1 Cor.10:10

Se a maneira de você vencer o devorador é contribuindo, dando dízimos e ofertas, então a maneira de você vencer o exterminador é com a ação de graças.

Quando você começa a reclamar, você abre a porta para o exterminador e,
quanto mais você reclama, mais você abre portas para ele destruir tua vida e teus sonhos.  

Foi exatamente isso que ocorreu com a nação de Israel em Números cap. 14. Nos versículos 22 a 30 diz o texto:

22 nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz,
23 nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
30 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

O versículo 22 diz claramente que este povo (1) viu a glória de Deus, (2) eles viram os prodígios do Senhor no Egito e no deserto (3) Eles tinham a promessa de Deus sob juramento...

No entanto eles esqueceram de todo agir do Senhor a seu favor, o livramento do julgo egípcio, a travessia em seco do mar vermelho e a providencia física e espiritual no deserto.

E como consequência da murmuração, não possuíram a terra que Deus lhes havia prometido (vs 30). Os seus sonhos foram exterminados!

Temos que buscar o ideal de Calebe: (vs.24) “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá”.

Quanto mais você reclama, pior as coisas ficam!

4- AÇÕES DE GRAÇAS NOS PROTEGEM (1 Tm 4:4,5)
4 pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,
5 porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

Eu sei que muitos fazem uma oração de ações graças antes de uma refeição como uma mera formalidade religiosa, mas as ações de graças têm o poder de santificar até o que comemos.

Nossa comida pode ser santificada e até purificada quando a recebemos com ações de graças!

Agradeça a Deus antes de comer seja na sua casa, em uma lanchonete ou restaurante, porque você nem sempre sabe quem a preparou ou como a preparou; se essa pessoa serve a Deus ou consagrou o seu negocio aos ídolos.

Quando damos graças, estamos também proclamando que o que comemos  é para a glória de Deus:

1 Cor. 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

5- AÇÕES DE GRAÇAS NOS ENCHEM DO ESPÍRITO (Efésios 5:18-20)
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Há muitas formas de sermos cheios do Espírito. Podemos orar, louvar,  adorar, cantar, falar a Palavra, obedecer e viver em santidade e assim por diante.

Mas o que muitos não sabem é que também  a gratidão nos enche do Espírito!

20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Isto acontece porque a gratidão atrai a glória de Deus!

CONCLUSÃO:

Peça ao Senhor que lhe dê um coração grato. Tenha atitudes que demonstrem sua gratidão a Deus.

O que você seria capaz de fazer para agradecer a Deus por tudo que tem feito em sua vida?

Faça como puder, mas agradeça a Jesus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário