quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O CÁRCERE DA DEPRESSÃO



Gelo: Se você já teve depressão o que mais lhe marcou nesta experiência?

Texto Base: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar? Provérbios 18.14  

Introdução: A depressão ou melancolia é um problema muito comum e antigo da vida humana. Todos nós já experimentamos até certo ponto, algum tipo de depressão em alguma fase de nossa vida. Nenhuma depressão é igual a outra, em quantidade e em qualidade. Daí o desafio de se definir o que é depressão.

1- O QUE É DEPRESSÃO? Segundo alguns estudiosos do assunto, assim como a ansiedade é o excesso de futuro, a depressão é o excesso do passado. A depressão é um cárcere da alma, a masmorra das emoções, o cativeiro que priva milhões de pessoas de nutrirem na alma a esperança do amanhã. Às vezes nós impossibilitamos o futuro ao viver no passado. A depressão é classificada como uma doença e, essa doença, que possui múltiplas causas, atinge ricos e pobres, jovens, velhos e até crianças, doutores e analfabetos, religiosos e ateus.

2- QUAIS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO?

Há duas posições que circulam no meio evangélico sobre o assunto, que revelam um desequilíbrio perigoso:

2.1- A primeira delas liga a depressão à ação demoníaca. Os defensores dessa vertente afirmam que as pessoas deprimidas estão oprimidas e até possuídas por demônios.

2.2- A segunda interpretação vincula a depressão a algum pecado específico ainda não confessado. Assim, uma pessoa fica deprimida porque esconde algum pecado que precisa ser confessado e abandonado.

Não devemos nos precipitar e nem aceitar como conclusivas estas duas posições, pois além de perigosas e injustas podem acrescentar mais dor ainda ao deprimido.
É verdade que uma pessoa pode ficar deprimida em virtude de seu envolvimento com demônios e também como resultado de algum pecado escondido. Porém, uma pessoa pode ser assolada pela depressão, mesmo levando uma vida de comunhão com Deus. Assim como um indivíduo pode ser cheio do Espírito e ter um problema cardíaco, também uma pessoa pode estar plena da presença de Deus e enfrentar o drama da depressão.

2.3- São igualmente importantes outras causas:  (a) Orgânicas: como o desequilíbrio hormonal, (b) Patológicas: neurológicas, infecciosas ou oncológicas ou alguns medicamentos, que têm como efeitos depressões secundárias.(c) Genéticas: Histórico de pessoas depressivas na família. (d) Acontecimentos da vida: Como perda de um ente querido, problemas financeiros e de alta tensão pode desencadear a depressão em algumas pessoas. (e) Traumas: Como abuso, experiência ameaçadora, podem causar alterações no cérebro que podem torná-lo mais suscetível à depressão.

3- EXEMPLOS BÍBLICOS DE DEPRESSÃO:
A Bíblia descreve o problema da depressão através da experiência de pessoas que serviram ao Senhor. Eles eram crentes dedicados a Deus e passaram por depressões.

3.1- Jó é um exemplo clássico de depressão causada por perdas. Ele perdeu, de forma repentina e traumática, todos os seus filhos, todos os seus bens materiais e sua saúde. Ele entra em depressão e fala: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?” Jó 3.11
.
3.2- Moisés também passou por depressão e pediu a Deus que o matasse: “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos.” Números 11.15.

3.3- O profeta Jonas também sofria de grave melancolia. Ele pede a Deus: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” Jonas 4.3.

3.4- Davi também passou por várias depressões. Quando ele pecou e tentou esconder o seu erro, entrou em uma profunda depressão. (Salmo 32:3,4)

3.5- O exemplo mais surpreendente de depressão na Bíblia é o de Jesus. No Getsêmani, ele confessa: “Minha alma está profundamente triste até a morte.” Mt. 26.38.

Tais exemplos revelam o realismo bíblico da depressão. Mas, acima de tudo, enche-nos de esperança: “Porque não temos Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas... Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados!” Hb. 4.15 e 2.18.

De todos os exemplos de depressão de homens de Deus, descritos na bíblia, nós vamos refletir hoje sobre Elias, um grande profeta, que foi arrebatado em vida pelo próprio Deus, mas teve profunda depressão.

4- QUEM ERA O PROFETA ELIAS?

Além de ser um profeta de Deus, Tiago o descreve assim: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos.” Tg. 5.17. Ele foi um homem cheio de defeitos e fraquezas como nós. Ele passou pelo vale sombrio da depressão. A sua experiência nos ensina muito. Conheçamos um pouco acerca da sua depressão e como Deus o tratou. Leiamos a narrativa bíblica de I Reis 19.1-21.

4.1- A CAUSA DA DEPRESSÃO DE ELIAS
A causa da depressão de Elias provavelmente está relacionada com fatores externos. Ao ser jurado de morte por Jezabel, a rainha esposa do rei Acabe, ele foge. ( vs 1-3)
Provavelmente Elias estava sofrendo de um estresse ou esgotamento físico, o que o levou a fugir de Jezabel. O excesso de trabalho provoca o stress. O profeta estava muito cansado com a batalha que havia travado no monte Carmelo com os profetas de Baal (I Rs. 18.20-46).

4.2- OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO DE ELIAS.
O texto apresenta-nos seis (6) sintomas:
Ø  MEDO. (vs 3a) “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi.”  Elias era um homem forte e corajoso. Não tinha medo de nada! Contudo, por causa da depressão, ele foi tomado pelo medo.

Ø  ISOLAMENTO. (vs 3b) Ele mesmo, porém, se foi ao deserto e dispensou o seu servo. Ele mesmo optou em ficar sozinho e num lugar isolado. A depressão leva a pessoa a isolar-se do convívio social. O depressivo foge de contatos individuais e de reuniões coletivas. Ele deseja ficar só e de preferência em lugares escuros e isolados.
Ø  DESEJO DE MORRER. (vs. 4) Ele chega até a pedir a Deus a morte... A depressão gera um desejo pela morte, como a sua única porta de escape. Nas estatísticas médicas, existe uma grande relação entre a depressão e o suicídio. Geralmente, a depressão é a causa do suicídio.

Ø  FRUSTRAÇÃO E SENTIMENTO DE INUTILIDADE. Elias chega até a dizer no final do vs. 4 “pois não sou melhor que meus pais.” Com a desmoralização pública de Baal e a morte de seus 450 profetas, Elias entendeu que a idolatria em Israel chegara ao fim. A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil. Desemprego e aposentadoria são duas causas corriqueiras de depressão

Ø  SONO PROFUNDO (OU FALTA DELE) E PERDA DE APETITE. (vs 5) A pessoa deprimida despreza a sua aparência e torna-se descuidada com a sua saúde.

Ø  AUTOCOMISERAÇÃO. (vs 10)“Eu fiquei só”, gritou Elias. Então passou a aumentar a autocomiseração e o complexo de perseguição. Pessoas deprimidas acham que são as únicas a passar pelo sofrimento e perseguição. Em vez de reagirem elas acabam sentindo dó de si mesmas.

4.3- A CURA DA DEPRESSÃO DE ELIAS.
Elias estava no deserto e sem nenhum acesso à medicina.  Deus é o seu médico. Logo, o seu “seguro saúde” era o melhor que existia. Deus faz o diagnóstico e aplica o tratamento para a depressão do seu servo.

Ø  DEUS CUIDOU FISICAMENTE DE ELIAS. (vs. 5 a 8) Deus permitiu que ele dormisse e o alimentou com refeições miraculosas. O cozinheiro de Elias foi simplesmente um anjo do Senhor! Elias dormiu, comeu e caminhou. Três coisas que ajudam na cura da depressão: dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos.

Ø  DEUS CUIDOU EMOCIONALMENTE DE ELIAS. (vs 9 e 10) Elias estava só em uma caverna no Monte Horebe, Deus ouve o desabafo do profeta. Perceba que o Senhor lhe pergunta: “O que fazes aqui, Elias” e depois o escuta. Quando alguém enfrenta um quadro depressivo, não adianta conselhos do tipo: “reaja e saia desta situação” ou “você precisa reagir”. A situação do depressivo é como a de alguém que está num buraco, sem condição de sair do mesmo. Alguém precisa jogar uma corda e tirá-lo de lá. Uma pessoa depressiva precisa de ajuda externa. Ele precisa ser ouvido e ajudado.

Ø  DEUS CUIDOU ESPIRITUALMENTE DE ELIAS. (vs 11-19) O Senhor mostra ao profeta que ele é uma pessoa útil e importante para esconder-se numa caverna. Por isso Ele o chama para sair da caverna e ir para o monte. Ser chamado para o monte (não literalmente) é ser convidado para encontrar-se com Deus. No monte, então, o Senhor faz três coisas para curar o profeta:

(1) DEUS LHE DÁ REFRIGÉRIO: Deus se revela através de uma brisa tranquila e suave: (vs 11 e 12) O Poder de Deus não se manifestaria na tempestade, no terremoto e no fogo; ele se manifestaria no improvável; uma brisa tranquila. “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” Sl. 46.10

(2) DEUS LHE DÁ UMA NOVA MISSÃO: Deus comissionou Elias para novas tarefas: “ungir Hazael rei da Síria, ungir Jeú rei de Israel e ungir Eliseu para sucedê-lo como profeta.” (vs 15 e 16). A melhor inspiração nas horas de depressão é receber mais responsabilidades das mãos de Deus, para ter sua vocação renovada. É como se o Senhor lhe dissesse: “Elias, seu lugar não é na caverna, mas lá em Jerusalém..”

(3) DEUS LHE DÁ A CERTEZA DE QUE NÃO ESTÁ SOZINHO: (vs 18) Você não está sozinho, Elias! O seu trabalho tem gerado frutos. Há sete mil em Israel que não se encurvaram a Baal. Saber que não estamos sozinhos em nossa jornada deve trazer ao nosso coração a motivação para prosseguirmos.

CONCLUSÃO: Elias para ser curado da sua depressão, precisou de três terapias: (1) Tratamento físico: Ele precisou de descanso físico e boa alimentação.  (2) Tratamento Emocional: Ele precisou enfrentar seus próprios medos desabafando-se com Deus. Tratamento Espiritual: (3) ele precisou de uma nova visão de Deus. Ele ouviu a voz de Deus que o comissionou para novas tarefas.

Pensamento: “Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana” Augusto Cury




Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário