sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O CÁRCERE DA CULPA



Quebra-gelo: O que você acha desta frase? “A culpa pode ser boa e pode ser má” Você concorda com esta afirmação?

Texto Base: “Pela misericórdia e pela verdade, se expia (se paga) a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal”. Provérbios 16.6  

Introdução: Todos nós sofremos com a culpa. Desde a queda, o homem sofre com a culpa (Gn 3:8-12). Embora haja a culpa procedente ou real, grande parte das pessoas sofre de sentimento de culpa improcedente, ou seja, quando na realidade ela não fez nada, mas sente que fez e se sente culpada ; como no caso de filhos que se culpam pela separação dos pais; pessoas que se sentem culpadas por terem sido abusadas sexualmente quando eram crianças; mulheres que se sentem culpadas por terem sofrido estupro, etc.

Existem outras causas não legitimas para a culpa. São elas: (1) Desejo de agradar a todos. A pessoa sente culpa por ter que contrariar alguém ou por dizer "não". (2) Perfeccionismo. Muitas vezes a pessoa estabelece um padrão moral ou espiritual de vida que nem o próprio Deus exige dele. Há muitas pessoas que são aprisionadas neste cárcere e que precisam de cura em suas emoções.

Dependendo das escolhas pessoais, a culpa pode ser altamente destrutiva, como no caso de Judas (Mateus 27:1-5), ou altamente positiva, como no caso de Pedro (Lucas 22:61,62). Seja qual for o tipo de culpa que pode estar te aprisionando precisamos aprender como lidar com ela pela Palavra de Deus.

1-REJEITE AS FALSAS ALTERNATIVAS NO TRATAMENTO DA CULPA.

a- Você pode negá-la e fazer de conta que não existe.
b- Você pode minimizá-la: “aquilo não foi nada...tem gente que faz pior que eu”.
c- Você pode racionaliza-la dizendo que os tempos mudaram.
d- Você pode transferi-la jogando a culpa nos outros.
e- Você pode aceitar uma autopunição: Subconscientemente nos preparamos para pagar por nossos pecados. Aí aceitamos a doença, a depressão o fracasso como formas de pagamento pelo nossos sentimentos de culpa. E aí você diz: “Eu não mereço ser feliz..”

Todas estas alternativas fazem que a nossa alma permaneça no cárcere.

2- COMO SE LIBERTAR DO CÁRCERE DA CULPA?

1º Saiba que todo mundo tem pecado, e um dos resultados do pecado é a culpa. Em Romanos 3:23 diz a Bíblia: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Além disso ninguém consegue obedecer à risca a lei de Deus. Em Tiago 2:10 está escrito: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”.

2º Saiba que em Jesus Cristo os nossos pecados são perdoados. Através do seu sacrifício na cruz, Jesus levou os nossos pecados trazendo a nós o seu perdão. “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”. 1 Pedro 2.24. Ser perdoado por Deus é uma grande bênção!  É o próprio Deus que diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25) Não há em nós nenhum mérito para que Deus nos perdoe. No momento em que uma pessoa se entrega a Jesus Cristo, seu pecado é perdoado. “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome”. (1 João 2:12)

3º Saiba que mesmo depois que uma pessoa é perdoada, ela ainda vai pecar. Quando isso acontece, Deus ainda promete perdão. “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1). A Bíblia afirma claramente que o perdão de Deus é pleno mediante um coração arrependido que se confessa diretamente a Ele: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9).

4º Se você já deu estes passos e ainda se sente preso no cárcere da culpa, você deve fazer o seguinte:

a) Examine o seu coração e veja se não há algum pecado oculto. Pecados ocultos são aqueles pecados que ninguém sabe; ele é guardado a sete chaves como um segredo de estado. Pode ser um adultério, uma fornicação, um aborto um roubo, uma mentira, etc. Davi pecou e escondeu o seu pecado por algum tempo e por isso experimentou a dor e o sofrimento de um pecado não confessado. Ele mesmo disse no Salmo 32:3-4. “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Só depois de ter confessado ao Senhor com sinceridade o seu pecado é que ele sentiu-se perdoado. (veja Salmo 32:5)

b) Nas ocasiões em que sentimentos de culpa surgem sobre pecados já confessados e abandonados, rejeite e repreenda esses sentimentos em nome de Jesus. Satanás deseja que nos sintamos culpados. O seu desejo é que experimentemos a dor e o remorso, mas não o arrependimento. Em Apocalipse 12.10 a bíblia o chama de “...acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”. Uma culpa e uma tristeza excessiva só conduzem à depressão, o desespero e a derrota. Às vezes conduzem à destruição; inclusive há casos de cristãos que tentaram suicidar se para escapar da acusação satânica. Judas escutou ao diabo, saiu da cidade e se enforcou. Pedro contemplou o rosto de Jesus e chorou amargamente, mas logo voltou a ter comunhão com Ele.

c) Em último caso, o irmão que não consegue se livrar do peso da culpa ou do pecado que o domina, deve procurar um irmão (ã) idôneo para confessar suas culpas com o objetivo de receber cura e apoio em oração. “Confessai, pois, os vossos pecados (as vossas culpas) uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Tiago 5:16

IMPORTANTE! Não vamos sair por aí e nos expor a qualquer irmão sem nenhum critério. Creio que este critério está bem definido em Gálatas 6:1 que diz: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado”.

Creio que os “irmãos espirituais” são aqueles cristãos amadurecidos na fé em Cristo, de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria que prezam pela discrição acima de tudo.

Pensamento: Deus tem memória fraca quando se trata dos nossos pecados. Ele perdoa e esquece. Como diz Miquéias 7:18,19, além de esquecer, Ele joga os nossos pecados nas profundezas do mar. E outra pessoa completou: ...e colocou uma placa dizendo: É PROIBIDO PESCAR!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário