terça-feira, 13 de novembro de 2018

O CÁRCERE DA ANSIEDADE



Quebra Gelo: Discuta com grupo o significado desta frase: “Uma pessoa ansiosa olha para uma casa de cupim e pensa que está diante de uma montanha intransponível.”.

Texto Base: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5.7   ( Leia também: Lucas 12:22-34)

Introdução: Quase todos os dias encontro pessoas ansiosas e aflitas. Pessoas que têm um penoso sentimento de insegurança gerado por um perigo indefinido ou uma inquietação constante, alimentando uma preocupação excessiva relativa ao futuro. A ansiedade segundo as Escrituras Sagradas é um mal que afetaria a humanidade nos últimos dias: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”. Lucas 21.34.  

1- O QUE É ANSIEDADE?

A psicologia define a ansiedade como um estado emocional doloroso marcado por inquietude, insegurança e acompanhado por certo grau de perturbação do sistema nervoso. A palavra ansiedade vem de uma velha palavra anglo-saxônica que significa “estrangular” ou “sufocar”. É por isso que ela é tão prejudicial à saúde podendo causar úlceras, dor nas costas, enxaquecas e insônia.

2- QUAIS SÃO OS EFEITOS DA ANSIEDADE?

Além de afetar a nossa saúde, ansiedade nos rouba a paz e pode nos levar até mesmo a pecar pelos seguintes motivos:
(1) O ansioso tende a duvidar das promessas de Deus; (2) O ansioso toma decisões precipitadas e age sem a direção de Deus; (3) O ansioso não sabe esperar o tempo certo e a hora certa de agir; (4) O ansioso pode ter a compulsão de gastar, comer e conquistar coisas desnecessárias e refugiar-se nestas coisas em busca de satisfação. (5) O ansioso pode desespera-se a ponto de não ter mais fé; (6) O ansioso tende a oprimir as pessoas a sua volta, obrigando-as a conseguir o quer; (7) O ansioso tem o famoso “pavio curto”; o nervosismo é a sua marca.

3- COMO SE LIBERTAR DO CÁRCERE DA ANSIEDADE? ( Lucas 12:22-34)

3.1- Saber que Deus é nosso Pai e ele conhece todas as nossas necessidades. “Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12:30

Vencemos a ansiedade quando confiamos em Deus (v. 28). A fé é o antídoto para a ansiedade. Deus nos conhece. Ele nos ama. Ele é o nosso Pai. Ele sabe do que temos necessidade. Se pedirmos um pão, ele não nos dará uma pedra; se pedirmos um peixe, ele não nos dará uma cobra. Nele vivemos e nele existimos. Ele é o Deus que nos criou. Ele é o Deus que nos mantém a vida. Ele nos protege, nos livra, nos guarda, nos sustenta. O povo de Deus, porém jamais deveria se sentir inseguro, pois o Senhor já deu a promessa de sustento: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Fp 4:19.
(veja também: Sl. 37:25; Sl 34:9; Sl 23:1; Sl 84:11) Isso não significa que Deus vai fazer todas as tuas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas as nossas vontades seriamos as criaturas mais egoístas do universo.

3.2- Saber que quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas”. Lucas 12:31

Aqui temos uma ordem e uma promessa. A ordem é buscar o governo de Deus, a vontade de Deus, o reinado de Deus em nossos corações em primeiro lugar. Deus é que deve ocupar o topo da nossa agenda, e não nós. Os interesses de Deus e não os nossos devem ocupar a mente e o nosso coração. Somos desafios a buscar o governo e o domínio de Cristo em todas as áreas da nossa vida: casamento, lar, família, vida profissional, lazer. A promessa é que quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades. “Todas as essas coisas vos serão acrescentadas”. Ele faz hora extra em favor dos seus filhos. Ele trabalha em favor daqueles que nele confiam.

3.3- Saber que Deus já se agradou em nos dar o seu Reino. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino”. Lc.12:32

Devemos saber que Deus já nos deu coisas mais importantes do que bens materiais. Deus já nos deu tudo. Ele nos deu o seu Filho. Deu-nos a salvação. Deu-nos o seu Reino. Nós somos ovelhas do seu rebanho, filhos da sua família, servos do seu Reino. Se ele já nos deu o maior, não nos daria o menor. “Aquele que não poupou ao seu próprio Filho, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:32).

3.4- Saber que devemos mudar o rumo dos nossos investimentos. “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Lucas 12:33,34

Nada menos do que Deus e seu Reino devem ocupar a nossa mente e o nosso coração. O nosso maior problema é que gastamos toda a nossa energia e investimentos como se fôssemos viver aqui na terra eternamente. Jesus nos desafia a buscar uma riqueza que não perece. A ajuntar tesouros não na terra. A colocarmos nosso dinheiro, nossos bens, nossa vida a serviço de Deus e do seu Reino, em vez de vivermos ansiosos ajuntando tesouros para nós mesmos.
O Rev. Hernandes Dias Lopes disse uma frase que me tocou profundamente: “No Reino de Deus você tem o que você dá e perde o que você retém. No Reino de Deus há ricos pobres e pobres ricos”. A grande questão é onde está o nosso tesouro. Se ele estiver nas coisas, então iremos fazer um investimento errado e vivermos ansiosos. Mas o nosso tesouro estiver no céu, no Reino de Deus, então, buscaremos esse Reino em primeiro lugar e viveremos livres de ansiedade para nos alegrarmos em Deus e deleitarmo-nos nele para sempre.

Pensamento: “Como nós podemos encorajar as pessoas a colocarem a sua confiança em Deus com respeito ao céu, se nós não confiamos em Deus nem em relação às coisas da terra. Um crente ansioso é uma contradição. A ansiedade é o oposto da fé. É uma incoerência pregar a fé e viver a ansiedade”. Rev. Hernandes Dias Lopes.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário