quinta-feira, 8 de novembro de 2018

TIRA A MINHA ALMA DO CÁRCERE - INTRODUÇÃO



Davi escreveu o salmo 147 quando estava fugindo do rei Saul e havia se escondido em uma caverna. Eu penso que Davi procurou aquela caverna não só por uma questão de segurança ou medo, mas, sobretudo para se isolar de tudo e de todos. Porém nem isto Davi pôde ter, pois bíblia diz que cerca de quatrocentos homens oprimidos, pobres e endividados pelo regime do Rei Saul se ajuntaram a Davi naquela caverna (1 Samuel 22.1-2). Aqui temos uma preciosa lição: a tristeza não gosta de andar sozinha. Pensamentos negativos atraem pessoas negativas. Amargurados atraem os amargurados, rebeldes atraem rebeldes.

Um comentarista do AT descreveu estas pessoas que se agruparam com Davi na caverna como o grupo: D.D.D= (Devedores, Desprovidos e Descontentes).Aquela caverna na realidade estava longe de ser um lugar de refúgio. A caverna passou a representar um verdadeiro cárcere emocional para Davi. Mas o que significa o cárcere da alma?

O cárcere da alma são verdadeiras prisões emocionais. Existem pessoas que são escravas do medo, dos traumas, da depressão, da ansiedade e dos complexos de tal forma que são impedidas por si mesmas de romper em fé, e de desfrutar da vida em abundância proposta por Jesus. (João 10:9,10)

O cárcere da alma também limita ou afeta os nossos relacionamentos. Seja na família, na sociedade e até mesmo na igreja. A mágoa, por exemplo, além de ser uma prisão é autodestrutiva; ferimo-nos a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente.

O cárcere da alma além de ser emocional e relacional é também espiritual. O maior problema espiritual que o ser humano tem chama-se pecado. Muitos hoje em dia parecem não saber o que é pecado. Pecado é transgressão à Lei de Deus, é iniquidade, é desobediência a Deus e seus preceitos, é errar o alvo saindo dos Seus retos caminhos. (veja 1 João 3:4) Além de trazer a morte, o pecado também escraviza (Rom 6:23; João 8:34) e abre a porta para a ação demoníaca em nossas vidas. (Efésios 4:27).

Seja qual for o tipo de cárcere que nos encontremos, há uma boa notícia para nós: Deus pode e quer tirar a nossa alma do cárcere. Jesus veio ao mundo para isso: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8.36). Precisamos dar o primeiro passo de ir ao Senhor Jesus com fé e nos entregar verdadeiramente a Ele. Por isso disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mateus 11.28-30)

Esta entrega é apenas o primeiro passo. Através das ministrações da Palavra, vamos identificar os seis cárceres da alma e tratar a cada um deles a fim de vivermos a plena liberdade em Cristo Jesus!

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

2 comentários: